Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


No varejo: Canonical quer encontrar e corrigir 100 pequenos bugs de usabilidade antes da próxima versão do Ubuntu

A Canonical quer promover a melhoria da experiência de usuário no Ubuntu com uma iniciativa que busca, com apoio da comunidade, identificar e resolver 100 pequenas falhas de usabilidade a tempo do Ubuntu 9.10, que será lançado em outubro.

Além de falhas e obstáculos maiores nos desktops de código aberto, todos os dias vejo diversas referências a problemas de menor porte, possivelmente com soluções ao alcance da equipe de desenvolvedores que o projeto Ubuntu está alocando ao projeto, para resolver e enviar também aos projetos ‘upstream’.

Vou fazer minha lista de bugs “preferidos” e enviar para inclusão na longa lista já existente, com certeza!

Mais detalhes no Ars Technica, na página do projeto One Hundred Paper Cuts e neste artigo de David Siegel.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 2:35 pm

    Um bug chato do Ubuntu é que, quando você muda o proprietário e o grupo de uma pasta, a mudança não se reflete nos arquivos que estão dentro (mesmo apertando o botão “Alterar permissões à arquivos incluídos”) e também, quando você seleciona vários arquivos no Nautilus, você não pode mudar o proprietário e o grupo em todos os arquivos de uma só vez, só individualmente. Tentei tudo isso usando o Nautilus como root e não consegui.

    Comentei isso com um fanboy do Gnome, e ele me disse: “Tércio, você usa isso? Eu só uso o chown!” :D

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 2:49 pm

    Em meio aos insetos (bugs) há 4 aracnídios (duas aranhas, um escorpião e um carrapato) um quilópode (centopéia) e um lepidóptero (lagarta, pode ser de borboleta ou mariposa) :D

    Iuri (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 3:13 pm

    E esses não são insetos. Mas têm uma coisa em comum: são artrópodes.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 4:06 pm

    Aquela lista fora de ordem em “Abrir com outro aplicativo…” é de paralisar os músculos da face de tanto nervoso…

    Ricardo (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 5:02 pm

    Na verdade os lepidópteros são insetos. Alem disso é termo “bug” é usado indiscriminadamente para insetos ou outros “bichinhos” (só não sei se se aplica a vermes, como a minhoca)

    Frank (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 5:04 pm

    Pelo que eu sei, em inglês a palavra bug é genérica pra todos esses, como disse o Iuri, artrópodes. Para insetos especificamente a palavra é insect, aracnídeos é arachnid, quilópode (ou centopéia) é centipede e lepidóptero é lepidoptera.

    Segundo a página de desambiguação de Wikipédia em inglês, bug quer dizer “Any arthropod (excepting most crustaceans); includes insects, but also non-insects such as spiders and centipedes”

    Marco Antonio Rodrigues (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 5:05 pm

    Na minha opinião, o maior problema de usabilidade dos desktops linux hoje é… Bem, vou descrever um problema que aconteceu com minha esposa: Ela plugou um pendrive em meu computador com o KDE 4 instalado que o reconheceu de imediato. No entanto, ela não conseguiu salvar o documento que está estava editando no Open Office. Simplesmente o dispositivo montado não estava disponível no dialogo do “Salvar como” do Open Office. Bem, acredito que, o que qualquer usuário espera é que qualquer aplicativo que esteja rodando sobre um ambiente operacional utilize as caixas de dialogo desse sistema.
    Com a minha ajuda, ela conseguiu concluir a tarefa acessando o ponto de montagem diretamente. Porém, acredito eu, qualquer outro usuário sem um apoio não teria conseguido a não ser que ela salvasse o arquivo no disco e utilizasse o gerenciado de arquivos para transferir o arquivo para o dispositivo.
    Não sei como este problema pode ser resolvido em um ambiente tão heterogênio, mas uma camada intermediário que identificasse o ambiente utilizado e invocasse o dialogo correspondente desse ambiente resolveria o problema. Não sei se funcionaria. É apena uma sugestão.

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 5:56 pm

    Marco Antônio, eu acho que este problema pode ser da implementação do KDExopenoffice de sua distro. Em várias distros que uso/usei este problema não existe. Por várias vezes já pluguei meu pendrive depois que o openoffice estava aberto e ao usar o salvar como o ícone do pendrive aparecia entre as opções. Esse problema que vc está relatando aconteceu tb cmoigo a um bom tempo atrás quando eu estava usando o OpenSUSE com KDE3 e como você tb achei isso um absurdo. Em tempo, este problema de pendrive não aparecer em menu de programa acontece comigo sempre no Windows…rs

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 6:01 pm

    Ah, outra coisa: No Mandriva 2009.1 com KDE4 o openoffice está usando aqueles menus toscos do programa, a integração com o kde4 está deficiente. Existem pacotes que trazem essa integração (nos menus) entre o Openoffice e o KDE ou o Gnome, mas parece que o do KDE4 ainda não está pronto… pelo menos procurei pelo gerenciador de programas e não encontrei.

    Marco Antonio (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 6:49 pm

    Lauro César
    O que eu dei foi só um exemplo (no caso com o Open Office). Acontece com outros programas também. Por exemplo o Gimp ou qualquer programa feito em GTK. No Gnome, também, os programas do KDE não acionam os dialogos do Gnome. Acho essa integração fundamental: Qualquer aplicativo deve utilizar os dialogos do ambiente em que estão sendo executados sob pena de confundir o usuário final e não utilizar os recursos disponíveis nesse ambiente.
    Acredito, é só uma opinião, que o caminho seja uma melhor integração dos diversos ambientes (gerenciadores de janela). Por isso eu sugeri uma camada para abstrair isso. Claro que todos os sistemas teriam que ser alterados para usar essa nova API, mas com certeza resolveria esse problema.
    Soluções isoladas como a que você sugeriu para o Open Office só resolve o problema pontualmente (somente para o Open Office). Os outros programas continuam com a deficiência.
    Um abraço.

    Não é do Ubuntu, mas do gnome:
    OS MALDITOS DIÁLOGOS DE ABRIR E SALVAR ARQUIVOS

    jereba (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 12:21 am

    Pelo que eu andei lendo aqui, acho que a maioria dos BUG´s relatados aqui são ref. ao Gnome e/ou usuário.

    Wilson Giordani de Souza (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 10:24 am

    Lembrei-me das histórias do Homem-Aranha onde ele explicava para seus inimigos – que insistiam em chamá-lo de “inseto” – que a aranha é um aracnídeo.

    Mas a informação sobre o significado da palavra “bug” – na língua inglesa – é fundamental para entendermos a escolha da imagem.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 11:17 pm

    Design= Usabilidade+beleza+ergonomia…

    Se o Ubuntu seguir esta formúla, alcançará o Santo Graal do mundo Linux.

    Wallacy (usuário não registrado) em 18/06/2009 às 12:37 am

    Mudar os dialogos de arquivamento já é uma coisa…

    De qualquer forma: PONTO para Canonical… Mandou bem nessa!

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 18/06/2009 às 4:32 pm

    Já reportei 2 bugs, mas irei reportar mais 1 ou 2

Este post é antigo (2009-06-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.