Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Netbooks com sistema operacional Moblin “devem ser anunciados em breve”

Em anúncio com certa dose de vapor (não se falou em fabricantes, nem em modelos, e nem mesmo sobre a natureza específica do sistema operacional que será instalado), mas com a confirmação de uma fonte oficial da Intel, surge a notícia de que os netbooks rodando Moblin oficialmente já estão pertinho, quase virando a esquina.

O que também deve significar que o Moblin está perto de uma primeira versão estável, pronta para ser distribuída aos usuários finais – o que é uma ótima notícia para quem quer mais alternativas baseadas em Linux nos dispositivos móveis.

Segue trecho da cobertura do iG Tecnologia:

Os primeiros netbooks equipados com o Moblin 2.0, um sistema operacional baseado no Linux e otimizado para netbooks, podem ser anunciados já nesta semana durante o Intel Developer’s Forum (IDF) 2009 em San Francisco, na Califórnia. Inicialmente criado pela Intel, atualmente o sistema é mantido pela Linux Foundation, órgão central de administração do Linux.

O site Liliputing cita declarações de Imad Sousou, Diretor do Intel Open Source Technology Centre, à ZDNet. O executivo não revela fabricantes ou modelos, nem esclarece se as máquinas rodarão o Moblin propriamente dito, ou alguma outra edição do Linux, como Fedora ou Ubuntu, com a tecnologia Moblin (particlarmente a nova interface gráfica) inclusa.

Um anúncio representaria, além de um produto, confirmação de que o Moblin está se aproximando de sua primeira versão “estável”, pronta para consumo pelo usuário final. A versão mais recente, lançada em meados de junho, ainda tinha recursos ausentes ou incompletos, como a falta de suporte a modems 3G e uma versão preliminar do navegador web, baseado no projeto Mozilla. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.