Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nero Linux 4 com novos recursos e gravação em Blu-ray

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“A Nero, tradicional fabricante de um dos mais populares softwares de gravação de CDs e DVDs para plataforma Windows, acaba de lançar o Nero Linux 4, a mais recente versão de seu aplicativo para Linux. A versão 4 inclui um novo aplicativo, o Nero Linux Express 4, desenvolvido para atender às necessidades de usuários Linux com diferentes níveis de conhecimento. Com isso, a Nero expandiu seu portfolio Linux com o Nero Linux 4 Essentials, oferecendo soluções também para parceiros OEM.

Após a instalação, tanto o Nero Linux 4 quanto o Nero Linux Express 4 podem ser executados individualmente, segundo a preferência do usuário. Por um lado, para iniciantes, a interface fácil de usar e baseada em assistentes (na versão Express) guia o usuário pelos passos necessários para realizar a gravação. Por outro lado, o Nero Linux 4 oferece suporte avançado a áudio e dados, bem como opções, ferramentas e configurações para cópia e gravação de CDs e DVDs.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Me deem UMA justificativa para trocar o K3B pelo Nero.

    Att,
    Renato

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:12 pm

    @yamane

    Ora, pra ter disponível toda a gama de belos penduricalhos que o Nero instala.

    Uma pergunta: Quando compro um gravador de CD/DVD, “ganho” junto uma cópia do nero, que posso usar de forma gratuita, no CD de instalação. Pq diabos eu tenho q pagar por uma cópia do nero para Linux? Não que seja caro, pois o nero – ao menos para windows – é um ótimo software, e se eu necessitasse de seus recursos compraria na boa. Mas é engraçado não haver uma cópia do nero linux no cd que vem com os gravador…

    Welington (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:15 pm

    Tem muito tempo que não uso um gravador de mídia ótica. Depois que os discos USB cairam de preço eu passei a usar aqueles tipos de mídia uma vez por ano apenas para consolidar meus backups e guardá-los por mais tempo. E para esta rara finalidade o Brasero do gnome tem me suprido muito bem.

    Mas e uma atitude louvável o lançamento do Nero 4 pra Linux visto que isto incentiva outra iniciativas como esta a aparecerem e desta forma abrir mais os olhos da mídia e dos novos usuários para o Linux em Desktop.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:15 pm

    @yamane: gtk

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:28 pm

    E por que não ter essa opção tb? Talvez as empresas que vendam notebooks e computadores com linux pré-instalado tenham interesse em colocar o Nero, que é um software de gravação conhecido pelos usuários de Windows. Eu gosto do Brasero do Gnome, acho ele simples, funcional e fácil de usar, mas pode ter alguém que prefira outro!

    Que bom que tem mais uma opção de software de gravação.

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:39 pm

    @yamane Pergunte para quem tem algum Vaio com gravador de BD’s. ;)

    Ola tenchi, antes pela estratégia de disseminação eles distribuíam o Nero quase de graça em conjunto com os fabricantes de drives de cd.
    Hoje, não existe mais.

    pimentel007 (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:53 pm

    Já que existe um versão do Nero há tanto tempo,porque não está disponível nos repositórios de softwares não livres das grandes distribuições? será que isso partiria dos responsáveis pelo software ou dos responsáveis pelas grandes distribuições linux,alguém sabe responder,pois sinceramente eu não sei,o pessoal do Debian eu sei que são conservadores,mas outras distros não.

    beto (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 1:57 pm

    Eu também praticamente não uso mais Discos ópticos. Pendrives estão tão baratos e são tão mais práticos que não justifica mais esperar 10min para gravar um DVD.

    pimentel007 (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 2:01 pm

    AH,tá,já respoderam,agora que eu vi,o software é pago,quando resolverem distribuir gratuitamente para o usuário final,a hipótese de ser tê-lo via repositórios seria ótima,não que eu sinta falta dele,pra tudo uso o K3b que é um ótimo software,mas sempre vai ter o pessoal que veio do Windows e vem procurar Nero no linux e faz um drama porque não querem outro,mas a longo prazo,esse negócio de vender o Nero pra quem usa linux não vai dar certo,já que os gratuitos dão um banho de competência.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 3:18 pm

    Eu já usei o Nero Linux cr4ck3d, numa época que bani todas as aplicações QT do meu desktop. E gostava. Mas isso foi em 2006, mais ou menos. o_O

    Lauro César (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 3:20 pm

    Sempre é interessante ter mais uma opção de software no Linux, mas eu não uso o Nero nem no Windows, acho-o muito pesado, com usabilidade ruim e cheo de penduricalhos desnecessário para quem quer apenas usar um software para gravar um CD ou DVD, no Windows uso o CDBurnerXP e considero ele muito melhor para o tipo de uso a que se destina.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 3:33 pm

    k3b rules

    miranda (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 3:45 pm

    Uso e aprovo, é um excelente software. Custa R$ 45,00 (isso mesmo, em REAIS) e é extremamente louvavel ter o Nero para Linux. Quem venham muitos mais aplicativos “Windows only” para o Linux.

    O negócio e saber se o Nero vai ter o Encoder de h264 AVCHD. Se for, ponto pra ele, ai podemos partir para benchmarks e codificações de BD de vídeos em Linux.

    Interessante, se não trazem softwares do Windows para o Linux o povo reclama, se trazem, reclamam também.

    wallysou (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 5:36 pm

    Me deem UMA justificativa para trocar o K3B pelo Nero. [2]

    Juliano Martins (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 6:53 pm

    Moçada, não tem que dar justificativa alguma, pois não faz diferença pra eles se você usa ou não. Uma coisa que nem todo mundo entende:

    Quando falamos de coisas grandes, corporações mesmo, o cara não vai baixar o K3B (que é lindo, top, etc, etc – eu só uso ele) ou nada parecido! Ele vai é comprar para TER alguem para por a culpa e para ter suporte.

    É o mesmo conceito de “comprar” um Red Hat ao invéz de baixar uma distribuição gratís meu! Os caras querem suporte.

    Sou defensor do software livre há muitos anos, mas entendo que os softwares proprietários, produzidos por empresas como o Nero, que trazem códigos e codecs proprietários e consequentemente pagos, desde que, acrescentem fucionalidades que ampliem as ferramentas disponibilizando novas facilidades e aplicações, é válido. Pagará quem precisa daquela ferramenta. O Linux devido ao fato de ter sido negligenciado longos anos pelas empresas de software proprietário, acabou desenvolvendo aplicativos semelhantes com excelente qualidade.
    Mas de certo, que caso vários aplicativos desenvolvidos para windows venham a ser portados para linux, continuarão a ser proprietários e pagos, mesmo respeitando a licença GPL. Mas os códigos de terceiros e proprietários continuarão fechados e pagos.
    Mas os usará, quem deles necessitar até em caráter profissional, com ganhos de performance por rodar numa plataforma estável e que oferece melhor uso do hardware.
    Acredito, que estes softwares teriam um desempenho melhor no linux do que no windows e isso seria bom para o linux, visto que o que conta é a produtividade.

    Jjones (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:10 pm

    O k3b não queima arquivos acima de 4gb ( não estou mencionando imagens), o nero linux faz isso.

    Smaug (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 10:43 pm

    Me deem UMA justificativa para trocar o Brasero pelo Nero.

    Lucas Perillo (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 11:30 pm

    Me deem UMA justificativa para trocar o Brasero pelo Nero.

    Eu também uso o Brasero para minhas gravações! E como só uso o básico mesmo (gravar CDs ou copia-los), o Brasero já está passando de bom para mim. Se algum dia precisar de tarefas mais avançadas, eu uso esse tal K3B de que tanto falam. (Quanto ao Nero, não compro nem odendo [risos])

    Raimundo (usuário não registrado) em 19/09/2009 às 11:17 am

    Eu uso o Nero e gosto bastante, acho uma iniciativa louvável termos cada vez mais opção, independente se é paga ou não, proprietária ou não. Tudo isso é uma questão de escolha.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 19/09/2009 às 12:17 pm

    Eu cheguei a enfrentar uns bugs chatos no Brasero (quando ele tinha outro nome, que jé esqueci), tempos atrás. Mas hoje ele não tem dado problemas.

    Eu me virei na época com growisofs e wodim, mas se fosse uma pessoa “normal” não iria conseguir fazer tudo na raça no shell, e iria pular fora do Linux. Por isso não desprezo o Nero para Linux, pode ajudar algumas pessoas.

    André Machado (usuário não registrado) em 19/09/2009 às 6:21 pm

    O Nero era bom até a versão 5, onde fazia exatamente o que se propunha a fazer: gravar cds; A partir da versão 6, a Ahead tentou enfiar tudo que conseguiram imaginar no programa e ele se transformou em um elefante branco: lento, grande e pesado.

    Lembro-me que, quando foi lançado, vi comentários, acho que no Viva o Linux, que o Nero Linux nada mais era do que uma interface gráfica para as ferramentas livres já existentes; não sei se isso era ou ainda é verdade.

    Embora seja louvável que cada vez mais empresas estejam lançando versões de seus softwares para GNU/Linux, acho que o Nero – incluindo a versão para Windows – é, hoje, totalmente dispensável, pois temos ferramentas livres/gratuitas mais leves que fazem a mesma coisa, porém melhor.

    Cbolovo (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 9:59 am

    Ô povo chorão! Se não tem pra Linux é ruim, se tem é ruim porque não vem no CD OEM. Os caras, com a maior boa vontade, disponibilizam o software para um S.O. com menos de 1% do mercado e ainda tem gente reclamando….

Este post é antigo (2009-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.