Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Navegador Camino, para Macs, chega à versão 2.0

Após praticamente um ano e meio de silêncio, a equipe de desenvolvimento do Camino, um navegador para o Mac OS X anunciou o lançamento do Camino 2.0. O navegador é baseado no Gecko, o mesmo “motor” usado no Firefox. Nesta versão, as principais mudanças são referentes a interface e experiência do usuário, embora também haja modificações importantes no “coração” da aplicação.

Para o usuário, as principais mudanças são a capacidade de reorganizar as abas com arrastar-e-soltar, suporte ao Keychain para armazenamento de senhas, bloqueio automático de incômodos como janelas pop-up e animações Flash, proteção contra “Phishing” através da integração com o Google Safe Browsing e o “Tab Overview”, u ma espécie de “Exposé para abas” que permite ver de uma só vez o conteúdo de todas as abas abertas.

Por debaixo dos panos, o Camino agora usa o engine HTML Gecko 1.98, o que o torna tecnicamente compatível com o Firefox 3.0. Se por um lado isso é uma boa notícia (já que o browser é mais moderno), também é ruim dado o fato de que o Firefox já está na versão 3.5, com um engine recheado de recursos não presentes no Camino, como o interpretador JavaScript mais rápido.

A decisão entre usar o Camino ou o Firefox depende do que o usuário espera de seu navegador. Se é importante que ele pareça “feito para o Mac” desde o começo, o Camino é a melhor opção. (…)(via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Chrys (usuário não registrado) em 25/11/2009 às 8:18 pm

    Se é a mesma enginer do Firefox, então é quase uma distribuição do Firefox, só com menos recursos.

    Sinceramente espero a hora que o pessoal da mozilla passe a usar o webkit ou mesmo der a opção de permitir o uso de webkit, a diferença entre o webkit e o gecko são gritantes, como é o caso do Midori e do Firefox, a renderização das páginas no Midori chega a ser bem mais suave que o Firefox, contudo o Firefox tem uma arquitetura muito mais extensível que o Midori.

    Pena que acredito que a mozilla não está muito afim de usar uma outra enginer, já que é uma reprogramação descartável.

Este post é antigo (2009-11-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.