Mudança de planos: Fedora 11 pode não dispor de Delta RPMs
Lembra quando noticiamos, no início de março, que o Fedora 11 passaria a ter Delta RPMs em suas atualizações? O recurso, usado com sucesso pelo SUSE há vários anos, resulta em downloads menores nas atualizações, trazendo apenas o que mudou em relação ao pacote original.
Mas alguma coisa mudou nos planos e, embora o software em si pareça estar funcionando bem nas versões de desenvolvimento, o blog de Paul Frields (lídero do Fedora) informa que é provável que a estrutura interna de suporte a atualizações do Fedora não vá suportar os Delta RPMs a tempo do lançamento do Fedora 11 Leonidas. (via lwn.net)
Saiba mais (lwn.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-05-05
Vejo esta características uma das mais importantes para o Fedora 11. Neste caso compensaria muito mais segurar o lançamento até a estabilização do que mitigar isto para a próxima versão.
dessa vez não entendi a foto
Esse recuso também seria importante para o Debian/Ubuntu (principalmente no Debian Testing e Unstable, que possuem muitas atualizações)
Acho que a foto é um cara andando de costas. Talvez a notícia fale de outras coisas andando de costas :).
Nem. acho q se esta ainda com problemas deve ser adiado mesmo.
…
O problema deve ser muito mais gerencial e de carga de trabaho do que técnico.
Este recurso presente no OpenSUSE é muito útil, diminui bastante o tamanho dos pacotes.
Este recurso está disponível desde o Fedora 7, só não vem habilitado por padrão e nem vai vir nesta versão :(
Há algum tempo postei um artigo aqui mesmo sobre como habilitar ele. Para as versões atuais, bastaria trocar o “7″ por “10″ por exemplo.
O link para o arquivo, para quem interessar:
http://www.picoloto.com.br/linux/usando_yum_presto_no_fedora.php
Esse recuso também seria importante para o Debian/Ubuntu (principalmente no Debian Testing e Unstable, que possuem muitas atualizações) [2]
É uma notícia ruim, mas seria pior se eles lançassem o fedora 11 com problemas em seus delta pkgs aí o bixo ia pegar heheehhe