Mozilla se inspira em Chrome e Office para reformular interface do Firefox 4.0
(…) A principal mudança visível nas interfaces divulgadas pelo designer ligado à Mozilla Stephen Horlander é o “App Button”, um botão alaranjado no canto superior esquerdo apenas na versão para Windows que substituirá outros comandos e menus oferecidos atualmente. (…) O designer admite que o “App Button” foi um conceito que a Mozilla “emprestou” da Microsoft. Segundo ele, a novidade “é similar à abordagem de um único menu do Windows 7 em aplicações nativas, (como) Paint e Wordpad, e no Microsoft Office”.
O Firefox 4.0 também dará aos usuários a opção de mover as abas do navegador para o topo da apresentação do aplicativo, visual que outros browsers, o Chrome do Google notoriamente, adotaram.(…) Segundo o cronograma da Mozilla, a primeira versão de testes do Firefox 4.0 deverá ser divulgada em junho de 2010 e sua versão deverá chegar ao mercado no último trimestre do ano. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Com o Firefox e o Openoffice tendendo a ficarem mais parecidos com os aplicativos windows, acredito que essa é a tendencia para os ambientes gráficos no Linux também…
Eles ‘venceram’ novamente… :(
Esse ‘Ranço’ de copiar tudo e abrir mão da criatividade é que mata.
O Firefox está pegando as interfaces mais aceitas e integrando no produto, deixando ele muito bom.
A gente ia perder muita coisa boa, muita evolução, se não houvesse essas ‘cópias’.
Valeu Mozilla. Boa idéia (mesmo)!
Ué, e quem disse que atualmente os programas no Linux não estão agindo por conta própria, mas só copiando? A interface do Office nem invenção da Microsoft foi. Já existia bem antes. Ela só adicionou uns degradês e fez com que todo mundo achasse a cereja do bolo.
Pelo que vi nas imagens (a versão para windows), a decoração normal das janelas não aparecerá no firefox 4.0. As aplicações será capazes de controlar seu posicionamento, dimensão, ações, etc., por conta própria. Isso é ruim pq tira o controle do gerenciador de janelas para dar ao aplicativo.
No Windows isto já é bastante comum, mas no Linux os gerenciadores de janelas ainda tem uma certa birra com este tipo de aplicação. Na minha opinião o que deveria haver é o oferecimento destes recursos pelos ambientes gráficos de forma a permitir que as aplicações assim possam agir mas que não precisem controlar tudo.
Enquanto há aplicativos no Linux que fazem isso bem, como o xine-player, o chrome, etc., ainda há programas como o SongBird que não se dão bem com tarefas como redimensionamento e posicionamento de suas janelas na tela.
Ah sim, mais uma vez a mozilla deixa a interface da versão para Unix em segundo plano, atrás da versão para Windows e Mac, que certamente é causado pela maior fatia de usuários Windows e Mac no bolo de usuários Firefox.
Ah sim, Qt já suporta Widgets transparentes ou semi-translúcidos, como no Aero, e se não me engano algumas engines do Gtk+ tbm suportam.
Não sou especialista em design, mas acho que em todas as áreas existe a questão das tendências.
Isso é bem nítido nos automóveis, que independente da marca acabam sempre ficando com linhas muito parecidas.
Na minha opinião a Mozilla age corretamente modificando o visual do Firefox, que já está bem manjado.
O que me agrada no chrome é a interface realmente.
O “pesquisar” do chrome perde feio para o do FF.
No mais, depende dos plugins, se vc os usa, e quais usa.
Mas, tomara que a próxima interface do FF seja bem prática e minimalista.
O designer admite que o “App Button” foi um conceito que a Mozilla “emprestou” da Microsoft. Segundo ele, a novidade “é similar à abordagem de um único menu do Windows 7 em aplicações nativas, (como) Paint e Wordpad, e no Microsoft Office
Será que não é hora fazer um fork do Firefox ?
Fujam todos, o Firefox se juntou ao eixo do mal!
…
Hugo do Prado, nós que vencemos. Vencemos por ter uma equipe preocupada com o desenvolvimento de um interface melhorada, independente de ideologias.
O Opera 10.5 (alpha), lançado esta semana, é igualzinho a esse mockup da Mozilla.
Particularmente não me importo em copiar algo que funcionou e teve aceitação, isso é sinergia.
Agora, que falta inovação em muito projeto livre, está faltando sim. Quantos recursos exclusivos e inovadores o OpenOffice lançou nas últimas versões? E o Firefox?
Realmente, este artigo poderia estar na categoria “bino” também…
Feliz Natal a todos !
O.O.
Pura tendência. Os usuários do linux sofrem muito com essas ideologias, pois nunca vejo os usuários do windows reclamarem de uma aplicação ter copiado o OSX, muito pelo contrario ficam deslumbrados…
No mais, isto está na moda, mas tenho que concordar, o Opera 10.50 ficou lindo no Windows 7…
Abraços e um feliz natal a todos.
Já que não pode vence-los, junte-se…
http://img200.imageshack.us/img200/4395/snapshot1fa.png
Só o botao, que por limitações, não dá pra botar lá em cima…. então coloquei do lado da barra de endereço/busca.
Pra mim tanto faz…particularmente só indico dois problemas no atual FF 3.5: travadinha na digitação de um endereço (demora para pesquisar no histórico de acessos) e se der problema em uma aba, somente ela ser fechada. E uma sugestão: poder adicionar mais barras de favoritos.
Como programador e construtor de interfaces Swing/Java eu detesto menus, sinceramente abomino menus popup e principalmente esses baseados em botões, prefiro deixar o programa mais simples e minimalista possível sem usar qualquer menu irritante que seja aceito.
Além de que prefiro não deixar nenhum botão oculto, deixando o que for possível na mesma interface, de forma que até minha possa usar, quanto menos detalhes e direto melhor será.
Eu acho essa barra superior do gerenciador de janelas um disperdicio. Eu acredito que esta deveria ser a tendencia dos próprios kde e gnome !