Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla Jetpack: OSNews analisa o novo jeito fácil de desenvolver extensões para o navegador

O Jetpack foi anunciado recentemente pela Mozilla, com a intenção de oferecer um mecanismo por intermédio do qual as pessoas que dominam algumas das tecnologias mais comuns do desenvolvimento web (especialmente HTML, CSS e Javascript) possam criar extensões e agregar funcionalidades ao navegador. (via jetpack.mozillalabs.com)

E este artigo do final da semana passada no OSNews analisa a idéia, pelos enfoques da facilidade e da importância, além de questionar o desempenho da forma de implementação escolhida.

Pessoalmente, sempre achei íngreme demais a curva de aprendizado para desenvolvimento de extensões do Firefox, e me limitava a implementar na forma de bookmarklets em Javascript as funcionalidades adicionais que me interessavam. A idéia do Jetpack me interessa bastante, portanto – e saber que dessa vez dá de testar sem ter de reabrir o navegador é um ponto extra.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Há anos espero ansioso essa possibilidade de não precisar reiniciar o navegador a cada instalação ou atualização de extensão.

    Alguém sabe quando estarão disponíveis para os usuários finais tal solução e se as extensões existentes serão compatíveis?

    Uma idéia interessante ao meu ver seria a criação de um “padrão” aberto de extensões para que uma extensão possa ser compatível com mais de um navegador. Por exemplo, o Konqueror e o Internet Explorer suportam extensões (acho q no caso do konqueror é em c++), mas temos pouquíssimas extensões para estes navegadores. No caso do konqueror somente as que vem por padrão mesmo. E acho o konqueror um ótimo navegador, pois muitas coisas em javascript funcionam mais rápido q no firefoca.

    Lógico que este não precisaria ser um “padrão iso”, mas um padrão entre os desenvolvedores somente, podendo haver extensões específicas para cada navegador.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 1:25 pm

    O Konqueror acho que está meio deixado de lado no processo de migração para o KDE 4 .

    A tendência é que seja possível implementar extensões usando diversas linguagens. Essa opinião é baseada no que leio no blog do “ASeigo”, fazem um esforço para que diversas partes do sistema possam ser extendidas por múltiplas linguagens. Python, Ruby e Javascript se destacam.

    dasj (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 8:06 pm

    O firefox com algumas extensões ja come fácil 100mb de memoria…
    imagine agora com um interpretador de HTML, javascript rodando junto…
    E adicione a isso o mar de extensões mal programadas comedoras de memoria.
    È o mal da “facilidade” de código. Quanto masi facil, mais programados inexperientes.

    Eles vão ter que fazer uma espécia de seleção parecido com a applestore senão vai virar bagunça.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 2/06/2009 às 11:04 pm

    Eu voltei a usar o konqueror e sou feliz. :)

Este post é antigo (2009-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.