Mozilla doa U$100 mil para desenvolvimento de CODECs abertos
“A Fundação Mozilla anunciou a doação de U$100.000 para a Fundação Wikimedia, que vai coordenar a aplicação desses recursos no desenvolvimento dos codecs Ogg Vorbis e Theora.”
Enviado por Fábio Prudente (flsp70Θyahoo·com·br) – referência (sergipeinova.blogspot.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-02-03
Boa iniciativa, parabéns mozilla!!
Mozilla forever, muito boa, Parabens!!!
Falei no Noticias Linux, e vou repetir aqui:
A Wikimedia Foundation não mantém, não sustenta e não contribui com o desenvolvimento do formato OGG. Quem mantém este formato é a Xiph.Org Foundation (http://www.xiph.org).
Não tenho nada contra a Wikimedia, mas por que não entregar o dinheiro à Xiph.org? Esta história está muito estranha para mim…
Não tenho nada contra esse investimento, mas acho que esse dinheiro não deveria ser gasto em algum tipo de campanha para convencer os sites/portais/etc a usarem ogg (lobistas, marketeiros, etc.).
De que adianta ter os melhores codecs e não ter onde usá-los?
@Marcelo,
Eu creio que um CODECs bem testado, maduro e livre de patentes por si só já é uma bela propaganda. E a mozilla tem conhecimento disso pois o PNG foi muito bem aceito em detrimento do GIF.
@Tércio,
Eu também me fiz a mesma pergunta. Se a Xiph é quem mantém esses padrões, qual o papel da Wikimedia? Eu fui até o blog do Mozilla e não encontrei a resposta.
Marcelo, eu penso o contrário. Tem diversas entidades (FSF, W3C, CC, a própria Wikimedia Foundation) com várias iniciativas de promoção do Ogg. É bom que alguém invista no desenvolvimento também.
Augusto, pelo que sei, quem desenvolve o formato é a Xiph.org. A Wikimedia utiliza-o largamente, mas não conheço contribuições que ela tenha feito aos codecs (e containers :)
IMHO, se este dinheiro é para ajudar no desenvolvimento, que seja entregue à fundação que já o desenvolve, e não a outra que utiliza o formato, mas não desenvolva atividades como as que a Fundação Mozilla deseja.
Tércio, o que eu disse é que a Wikimedia Foundation promove o Ogg, e não que o desenvolve.
De qualquer modo, boa parte do desenvolvimento coordenado pelo Xiph.org e adotado para exibição de vídeo no Firefox vem de contribuições de desenvolvedores voluntários, e não vejo nada de errado ou de ineficiente em a Mozilla patrocinar um projeto de 6 meses, coordenado pela Wikimedia Foundation, para desenvolver ou melhorar um conjunto de características do código existente que interessem a ambas as organizações (serão incorporadas também ao Firefox e ao MediaWiki), tais como melhorias no encoder, “network seeking”, e bibliotecas tanto para uso no cliente quanto no servidor.
A colaboração não acontece apenas via códigos e programação, mas também financeiramente. Já que a Mozilla está ganhando muito dinheiro via Google, por que não ajudar outros projetos?
É uma boa iniciativa.