Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla contempla um futuro sem sua parceria com o Google

Mitchell Baker, da Mozilla, diz que o navegador Chrome está fazendo a fundação por trás do Firefox repensar sua dependência de receitas vindas do Google, cujo contrato existente expira em 2011 e pode não ser renovado.

Segundo ela, “provavelmente há outros mecanismos de busca que nos pagariam mais dinheiro”. Nomes como Yahoo e MSN Search vem à mente, mas Baker diz que mecanismos menores também são considerados, e que uma empresa (não mencionada) já a procurou oferecendo um cheque em branco pela oportunidade de substituir a parceria com o Google. (via tech.slashdot.org)

Saiba mais (tech.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cuil, com certeza!

    mas subistituir o mecanismo poderia não agradar a maioria dos usuários

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 2:51 pm

    O Cuil pra mim é muito ruim. Com relação ao mecanismo de busca Live e Yahoo pra mim são muito bons (alguns casos melhores que o proprio google). Contudo o google que alguns recursos que acho indispensaveis que os outros nao possuem, como por exemplo os comando DEFINE, FILETYPE, SITE e outros

    André Machado (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 2:52 pm

    Nomes como Yahoo e MSN Search vem à mente…

    Se a Mozilla fizer qualquer tipo de parceria com o MSN, eu – e muitos outros usuários – deixarei de usar o Firefox tão logo isso aconteça.

    Ian Liu Rodrigues (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:06 pm

    Meu Deus, qualquer coisa menos msn. Lamentável.

    Marco (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:19 pm

    Se isso acontecer.. adeus Firefox, bem vindo Chrome =D

    José Luís (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:20 pm

    Entendo que a Mozilla é uma empresa e necessita de receitas para continuar operando. Tambem entendo que o firefox é um dos melhores navegdores da atualidade. Se é o google que vai oferecer essas receitas ou não isso não tem muita importância porque vou continuar usando o Firefox até que apareça outro melhor sem nenhum problema. Até porque posso usar o buscador que eu quiser. O que não pode é recusar uma boa oferta simplesmente por ser feita pela MS ou outra qualquer. A melhor oferta, não só em valores monetários, mas no contexto geral, deverá ser analisada e aceita. Isso é o que eu penso.

    Linus (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:25 pm

    O Google coloca anúncio seguindo o nosso perfil de navegação e ninguém reclama, o Google quer olhar o que você esta fazendo e ninguém reclama, o Google não libera os códigos de seus aplicativos e ninguém reclama, o Google distribuiu as melhorias do Android para programadores escolhidos a dedo e ninguem reclama, o Google quer dominar o mundo e ninguém reclama, o Google cortou o lanche dos funcionários e ninguém reclama, o Google está ficando mau e ninguém reclama, o Google agora quer ter o navegador deles e ninguém reclama. O mundo só olha as maldades da Microsoft.
    Lamentável.

    PS: Não é provocação. Mas que o Google quer dominar o mundo e ninguém se incomoda é verdade.

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:27 pm

    Acho que provavelmente essa parceria va ser renovada, pois são duas empresas com visão estratégica, e ambas ganham com essa parceria.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 3:58 pm

    @Linus

    As pessoas se incomodam sim, o tempo de armazenamento dos e-mail’s excluidos, foi reduzido exatamente por isso.

    O Android tem código aberto
    o Chrome tem codigo aberto e já tem inclusive um fork
    o Gtalk usa um protocolo de voz de código aberto.
    o G.Docs suporta o padrão ISO ODF

    Outra coisa, monopolio nunca é bom, mas convenhamos que mudar de mecanismo de busca é muito mais fácil que trocar de Sistema Operacional, se vc não gosta do mecanismo de busca, usa outro, já o S.O. exige adptação bem maior. Não sei se isso pode mudar no futuro, mas o Google que conheço hoje e a Microsoft que conheço hoje, com certeza eu preferiria um dominio do Google.

    Se para trocar o mecanismo de busca padrão do Chrome se tornar tão dificil quanto remover o internet explorer do Windows eu prometo q te apoio. :)

    Linus (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 4:10 pm

    Kevin-Moc,

    MAs deixa de usar o IE é bem fácil, não é a toa que o FIREFOX vem crescendo assustadoramente, também não tenhio simpatia pela MICROSOFT, mas o problema é que o Google ninguém fala nada e com certeza vai ser um monopolio bem pior, até pelo controle das informações que eles possuem. E todo mundo reclama de código aberto, porque eles não publicam os código relevantes, o dia que ele liberar os codigos do buscador, e de outros aplicativos relevantes podemos dizer que o Google é um empresa boa. IBM, Google, Oracle, MS são tudo farinha do mesmo saco. Agora o mundo livre só se incomoda com a MS, so ela nao libera código, só ela faz coisas ruins. Eu acho que ela nao vale nada, mas tem muitos lobos em pele de cordeiro aproveitando do Software Livre.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 4:28 pm

    O Linus não é o Tolvards, mas tenho de concordar com ele, empresa é tudo igual, só muda o endereço e algumas estrategias, a do Google é boa, td mundo acredita que ele não é do mal, mas porque diabos alguem tem de dizer que não é do mal se não está com más intenções?

    Mas vou continuar usando as coisas do Google :p

    kayo (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 4:48 pm

    Mas eu pago pra ver todo mundo abandonando o Firefox só pelo fato de ter o MSN como busca, hahahaha. Vocês são definitivamente engraçados.

    Leonardo Saraiva (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 5:01 pm

    Paga mais que a MS pra Mozilla? Eu até paro de usar meu MacOSX se pagar bem. (;

    Victor (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 5:15 pm

    Até onde eu sei o método de busca do firefox pode ser completamente configurado, dá pra mudar o default em cinco segundos depois de instalado. Não entendo o porquê de tanta discussão… Dá até para fazer um fork, como o Iceweaslel, que já venha com o google search como default.

    Everaldo (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 7:46 pm

    E desde quando quem libera o código fonte é bom e quem não libera é “evil”??? Somente se for para os fanáticos fundamentalistas.

    A grande diferença entre Microsoft e Google pode ser muito bem vista em suas políticas. A Microsoft provou sua prática execrável na guerra dos browsers (entre IE e Netscape) e nas suas práticas largamente contestadas pela União Européia. O Google nem chegou perto disso.

    Já sobre o FF, se usar qualquer site de busca como padrão de instalação, não to nem aí, em 10 segundos trocarei para o Google e pronto!!! Afinal, a Mozilla é uma empresa e depende de recursos financeiros para se manter (assim como dependem os participantes dessa lista).

    Enquanto o FF for o melhor estarei usando-o, não por ser Open Source, Software Livre, etc, mas por ser o melhor e satisfazer minhas necessidades.

    Em resumo, uso-o por ser o melhor “e prefiro ser livre”, livre inclusive de qualquer ideologia que possa me limitar e cercear minha liberdade!!!

    Dom Quixote (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 8:19 pm

    Os níveis de satisfação e perfeição dos Search Engines são relativos.
    Uso muito pouco o google-search, pois salienta-se o método de relatar os resultados e sua indexação hierárquica.

    > + 100 search engines de A a Z:
    http://websearch.about.com/library/searchengine/blsearchenginesatoz.htm

    info.com
    http://info.com/searchw?qkw=%22search+engine%22&sourceid=Mozilla-search

    André Machado (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 8:35 pm

    Gente, não é pelo Firefox usar o MSN mas, sim, pelo que isso representa: a MS já “venceu” o Netscape com o IE; Se o motor de busca padrão do Firefox for da Microsoft, mesmo com a possibilidade de mudar-se-lhe, a Microsoft estará assinalando sua vitória definitivamente. Em nome da Liberdade, devemos boicotar o Firefox se isso vier a acontecer.

    alberto (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 8:47 pm

    Se a MS (ou qq outra) tiver uma parceria mais vantajosa com certeza a Mozilla precisa aceitar! O Google já tem parceria com o Safari e Opera e um pouco de diversidade é ótimo.

    alberto (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 8:50 pm

    Apenas pra contar, o Yahoo já tem parceria ($$$) com a Mozilla e era a busca padrão na Ásia até a versão 2.0.0.x.

    Dom Quixote (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 9:17 pm

    +
    What is a Search Engine Plugin?

    A search engine plugin allows you to access a search engine directly from your browser. In Mozilla Firefox and Internet Explorer 7 you use the search bar at the top right. Microsoft appears to prefer the term Search Provider but there is no difference in function. There are also tools to add search capability to right click menus and other locations.

    What is the Mycroft Project?
    OpenSearch

    The Mycroft project provides a collection of Sherlock & OpenSearch Search Engine Plugins (17498 at the last count) for your web browser. Sherlock is supported by [Firefox Icon] Mozilla Firefox and [Mozilla Icon] Mozilla SeaMonkey and other browsers based on the Mozilla core.
    [OpenSearch Icon] OpenSearch is supported by [Firefox Icon] Mozilla Firefox 2 and [IE7 Icon] Internet Explorer 7.

    link:
    http://mycroft.mozdev.org/

    Dom Quixote (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 9:22 pm

    Pergunts e Respostas sobre OpenSearch:

    http://www.opensearch.org/Documentation/Frequently_asked_questions#Why_use_OpenSearch.3F

    o

    Telmo (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 10:28 pm

    Hmmm… e eu fico aq

    Telmo (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 10:34 pm

    (Continuando o post anterior que saiu truncado)

    Hmmm… e eu fico aqui pensando… e se a microsoft resolver pegar um Linux, colocar numa caixinha bonitinha e tornar realidade aquela piada de todo primeiro de abril, do ms-linux (tinha até um site) ?? Como é que fica o mercado ??? Qual seria a reação da galera ??? Se com a simples possibilidade (hipotética) de um contrato Mozilla – microsoft já dá um barulho destes…

    Telmo

    Faz um bom tempo que a Microsoft vende Linux, Telmo, e nem precisa se preocupar em colocar em caixinhas. E não é figura de linguagem, ela vende mesmo o SUSE Linux Enterprise, da Novell, para clientes como Dell e Wal-Mart. Acho que o mercado consumidor dela recebeu bem.

    Mas não acho que isso mude em qualquer aspecto o interesse em discutir as discussões do projeto Firefox.

    Eden (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 11:09 pm

    Vários comentários falando como se fosse apenas uma perda para a mozilla se perder o contrato com google. Eu acho exatamente o contrário. Não subestimem a popularidade do Firefox. Deixar de ter google no firefox é muito ruim pro google. Concordo com quem disse que essa parceria não vai acabar.

    lindrix (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 11:51 pm

    Novas parcerias são possíveis, depende do que a Mozilla oferecer de legal para as empresas interessadas, como a parceria entre ela e o google para o uso de seu mecanismo de busca. A “festa” do chrome pode ser que não continue muito, pois mesmo agora no ranking está pau a pau com o opera, o firefox segue com 20% dos usuários.

    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/12032009-44.shl

    É muito provável que eles vão conseguir novas parceiras, e até renovar a atual com o google, se o chrome não sofrer uma mudança logo….

    Qualquer coisa, a possibilidade mais extrema é de um esquema passar a ser adotado, como a sun, red hat e novel fazem com seus programas: Comercializar uma versão “completa” de um brownser feito com o código do firefox, voltado para certas necessidades, de forma a financiar o firefox de código aberto. Coisa mesmo de último caso…

    Poderia colocar o wikia search como padrão :)

    http://search.wikia.com/

    Google, Apple, … quando algum deles tiver mais de 50% do mercado de SO agente se preocupa.

    Se a MS fizer acordo com a Mozilla nessa área de pesquisa sem problemas e esperem que eles assinem o cheque e tirem a maior grana dessa empresa. Desde que não se coloque sw fechado e tecnologias fechadas ou controladas pela MS no Firefox, sem problemas. É claro que eu mudaria os defaults para não usar nada mecanismos da MS e faria campanha para outros mudarem também.

    Se MS quiser me pagar para que eu coloque algum SO dela no meu MSI Wind, sem problemas, desde que eu não seja obrigado a usá-lo.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 14/03/2009 às 9:40 am

    Vocês são muito chatos, se a Mozilla colocar o MSN ou Yahoo e vocês não gostam é só mudar para o Google de novo! :P

    Grobsch (usuário não registrado) em 14/03/2009 às 9:51 am

    Opera neles!!!! Eu uso o Google search a cada meia hora e não uso nenhum outro… hehehe… Então entre Opera com Google e Firefox com MSN/Yahoo, nem tem o que pensar, nmas não porque é MS x Google, e sim porque eu já me acostumei a usar… mas continuarei mantendo os dois navegadores, e mais outra meia dúzia, nos repositórios…

    “O Google coloca anúncio seguindo o nosso perfil de navegação e ninguém reclama,…”
    Qual mal há nisso? O importante é que ela não joga sujo com os concorrentes. Querer ganhar dinheiro não é pecado, lembre-se disso!

    joaoninguem (usuário não registrado) em 14/03/2009 às 3:49 pm

    A Mozilla está falando isso só para deixar a Google com medo e levá-los a renovar o contrato em 2011. Só que pelo que eu saiba a Google não falou que iria deixar de renovar, nem nada do tipo. É só um receio da Mozilla.

    O que vai acontecer provavelmente é que o contrato vai continuar sendo renovado, e tudo vai continuar da forma como está. Não esquentem a cabeça.

    esbrolbus (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 11:53 am

    tendo internet eu uso qualquer buscador… ai ai…

    Bruno (usuário não registrado) em 15/03/2009 às 1:02 pm

    Não entendo vocês, sinceramente.
    Mozilla é uma fundação e precisa de recursos para seguir em frente.
    Fechou parceria com o Google e com Yahoo por precisar de investimento.
    Se o Google não renovar e a Microsoft aceitar fazer investimento vou para de usar só porque o buscador default será o da Microsoft?
    Eu não iria parar de usar nunca e quem parar é muito besta mesmo.
    Porque se a Mozilla não precisasse de investimentos o browser iria na hora de instalar de perguntar qual buscador iria querer como default.
    Se a Mozilla estivesse cheia da grana concerteza não iria pedir investimentos de ninguem.
    Agora se ela precisa e quer fechar uma parceria com Google ou Microsoft ou outra empresa qualquer da área da informática, com quem ela fechar parceria é problema dela.
    Com a Microsoft eu duvido e muito que seja possivel um acordo desses.
    Com o Cuil eu acho muito impossivel também ainda mais que eles não tem muita grana para sair investindo, o uso desse buscador está beirando a zero.
    Se os boatos que windows 7 terá que vir com outros browsers alem do IE instalados ou com possibilidades de instalar com cd ou coisas do tipo. A Microsoft poderia sim dar um investimento , mas como eu disse acho muito improvavel.
    E quem deixar de usar o browser por uma parceria dessas vai estar sendo muito besta porque sabe que se a fundação precisa de investimentos ela vai buscar quem possa fazer isso.
    Mas repito de novo, uma parceria Mozilla e Microsoft é muito improvavel ou bem dizer impossivel.

Este post é antigo (2009-03-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.