Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Motorola aposta tudo em celular com Android”

Segue trecho inicial de matéria da Reuters publicada na Info. O trecho posterior, que eu não reproduzi, inclui uma frase interessante, de um analista de mercado, que não surpreende, mas mostra a posição difícil em que vê a empresa: “analistas afirmam que o risco continua a ser o de que os novos modelos não sejam únicos o bastante para seduzir os consumidores, especialmente porque outros fornecedores também vendem celulares equipados com o Android. “Os primeiros modelos não apresentarão diferenciação significativa e podem decepcionar as pessoas que aguardam os lançamentos”, disse Phil Cusick, da Macquarie Research.”

A Motorola precisa emplacar os novos celulares que colocará no mercado na semana que vem, para convencer Wall Street de que ainda tem lugar no setor mundial de telefonia móvel.

Entretanto, suas chances parecem precárias.

Depois de anos de perdas de mercado, a Motorola decidiu apostar tudo no software Android, do Google, para celulares, na esperança de que uma parceria com o gigante da web possa ajudá-la a reconquistar os consumidores.

As ações da Motorola que um dia liderou o mercado mundial de celulares e hoje caiu ao quarto posto registraram alta de 11% no começo da semana, devido à esperança de que os novos modelos de celulares despertem entusiasmo suficiente para recuperar a fama de seu logotipo em forma de asa de morcego. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pelo que sei, aqui no Brasil não têm nenhum celular com Android. Então se lançarem logo, vão ser os únicos (por enquanto).

    Podem até copiar a loja da Apple para facilitar a busca por aplicações, mas deixem o sistema solto para se instalar o que se quiser. Nada de ditaduras!

    Por enquanto, estou esperando o Nokia N900 chegar e baixar de preço. Quanto mais concorrentes, melhor para que a segunda parte do desejo se concretize ;)

    beto (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 6:56 pm

    Acho que a motorola ja vai tarde. Embora seus aparelhos sejam muito bonitos e bem acabados, todos eles possuem sérios problemas com a duração da bateria, além de possuir um software confuso. Isso sem esquecer do a1200, que me arrependo amargamente de ter comprado…

    @Beto, uma das coisas que vc está criticando possivelmente vai ser resolvida com o Android. Quanto a duração da bateria, chuto que deva piorar (nem tudo é perfeito).

    Eu sempre tive Nokia (exceto por um decepcionante LG), mas não estou fechado com nada, então se a Motorola chegar com um bom equipamento, por um preço competitivo, não terei preconceitos em analisar e comprar, se for o caso.

    Já esperei um celular com Android, mudei e estou esperando um com Maemo, espero que as ofertas me deixem na dúvida de novo, eu quero mesmo é ter opções!

    JotaEle (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 9:03 pm

    Acho que todos os fabricantes de telefones celulares tem dentro de suas linhas de produtos, os bons e os ruins. A Motorola não é diferente, pois eu possuo um Z6 e o acho muito bom, inclusive com relação a duração da bateria. Este meu aparelho sofreu um acidente muito intrigante e até hoje funciona bem, passou por 2 ciclos de lavagem no bolso de uma calça em uma máquina de lavar roupas. A bateria morreu de uma vez e duas teclas deixaram de funcionar, mas nada que uma limpeza nos contatos não resolvesse. No entanto, tive 2 aparelhos da Sony Ericsson que apresentaram defeito em pouco tempo e tive outros dois que funcionaram perfeitamente o tempo todo.
    Tenho preferência por aparelhos com teclado deslizante ou em formato barra, independente do fabricante, mas sempre avalio bem os aparelhos antes de comprá-los.

    Bremm (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 9:07 pm

    Meu primeiro celular (em 1997) foi Motorola (ou “tijorola” como era conhecido o DPC650E, graças a bateria medonha que servia nele e era a mesma do PT550). Depois tive um Nokia 5120, um 6120 (parecido com o 5120), e então caí na asneira de comprar o “celular do Guga” (Motorola V120, e de tão ruim, quando o roubaram a polícia o recuperou e me devolveu). Tá certo que ambos os Motorola foram uma pechincha, mas hoje em dia jamais compraria essa marca de novo. Na lista de celulares “malditos” ainda tem o V3 o ROKR, que além de sérios problemas de autonomia, ainda acabam por terem o “flat” que liga a tela ao telefone danificado pelo abre-e-fecha, parando de funcionar depois de alguns meses de uso. Hoje eu tenho um Nokia 6300, que substituiu um Nokia 3100 (que já era substituto de um C60, outro péssimo modelo de uma marca que atualmente não recomendaria ao meu pior inimigo: Siemens/Benq). Ainda tive um Samsung Slim, que era um telefone muito bom (apesar de frágil). Sobre LG não tenho experiência própria, mas os (poucos) que andei vendo por aí eram fonte de queixas. Ericsson também tive, mas por pouco tempo (outra porcaria, ao contrário da fama das centrais telefônicas que eram de uma robustez invejável na época).

    Motorola, nunca mais. Nem com Linux, Android ou seja lá o que for.

    miranda (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 9:50 pm

    Olha….não tenho do que reclamar do ROKR W5, 4 dias de autonomia, excelente qualidade de som (melhor do que os Siemens, LG, Nokia, Sansung que jã tive).
    Tive Motorola desde os tempos dos “tijolão” e nunca tive problemas. Torço pelo sucesso dessa empresa.

    zina (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 12:39 am

    pra mim.. motorola e lg NUNCA MAIS.

    renato (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 11:21 am

    a Motorola subiu no telhado faz tempo. Vamos ver o que acontece.

    beto (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 11:48 am

    Acho que em breve veremos uma invasão de celulares chineses de baixo custo rodando android. Acho que os atuais MP9 vão virar MP20 daqui apouco ! rsrsrsrsr…

    Barba (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 3:38 pm

    @beto

    Qual foi o seu problema com o A1200? Eu tenho um e estou satisfeito, é lógico que ele é um pouco antigo (2005) e não tem WiFi nem GPS, fora isso não tenho do que reclamar. O tempo de duração da bateria dele eu considero satisfatório (dura 3 dias com pouco uso e 1,5 dias com muito uso).

    Meu irmão tem um G2 com Android e confesso que me decepcionei. Não sei se o problema é o hardware mas achei o sistema absurdamente lento e consumidor de bateria…

Este post é antigo (2009-09-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.