Moblin também quer rodar aplicativos do Android
Lembra quando noticiamos, há poucas semanas, que o Ubuntu pretende rodar aplicativos do Android? Aparentemente o Android está a caminho de ganhar pontos extras como plataforma-alvo para desenvolvimento de aplicativos, já que agora o Moblin também anunciou a mesma intenção – mas ainda não sabemos se é um desenvolvimento em separado, ou o reuso do mesmo esforço já anunciado anteriormente pela Canonical.
Android e Moblin são ambos baseados no Linux, mas cada um adota seu próprio conjunto de bibliotecas e APIs. Com a compatibilidade, não precisará haver impedimento técnico a que usuários de netbooks com o Moblin usem os aplicativos já disponíveis para smartphones Android no Android Market.
E o iG Tecnologia destaca: “Os desenvolvedores também ganham, já que poderão se preocupar em desenvolver para apenas uma plataforma (Android) e atingir consumidores em ambas as categorias, smartphones e netbooks.”
Estou começando a achar que o Moblin vai pegar. Eu achava que não.
Normal conseguir rodar aplicações do Android, que também usa um kernel Linux.
marcosalex, infelizmente não é tão simples. Aplicações android necessitam de uma máquina virtual chamada Dalvik para rodar. Sinceramente, isso é hipe. O Android não é nem nunca foi criado para outra coisa que não smartphones. Ele tem uma série de limitações internas e de interface que fazem muito sentido no ambiente para o qual se propõe mas não em dispositivos maiores. Sérias modificações precisam ser feitas para que o Androide se torne uma ambiente viável para ne[o]tbooks e o Google não tem interesse nisso, até onde me consta.
@adilson,
Não vejo muito problema nas limitações do ambiente do Android. A questão é que os aplicativos rodariam somente em uma plataforma , Android, e agora tem chance de rodar nessa e mais uma(ou algumas).
Quer dizer que pra rodar nas outras distros, o Dalvik tinha de ser portado?
Ehhhhh eu nao acho que o Android seja um sistema apropriado para netbooks, acredito que somente o Moblin, Jodicloud e outros ambientes tem que ser feitos para esse novo tipo de computadores. Entao rodar o Android deve ser interesasnte mas por causa do hype envolvido no projeto por ser criado pelo Google mas nao acho que deva fazer tanto sucesso assim inicialmente.
Em todo o caso acho que seria mais interessante torna-lo mais compativel com programas do Windows para PCs normais, eh o que as pessoas querem. Android para a grande maioria eh coisa de filme japones :P