Microsoft patenteou o comando sudo? (não!)
Leitores de uma variedade de sites de notícias de tecnologia (e o BR-Linux não está entre eles) receberam na semana passada a “notícia” de que a Microsoft havia patenteado o comando ‘sudo’.
Todos eles se basearam em uma única fonte: uma análise do site Groklaw sobre a patente número 7617530 dos EUA que, segundo a notícia original, se referia ao funcionamento do comando sudo e criava “o monopólio de algo que é usado desde 1980 e que não foi inventado pela Microsoft”. Claro que isso vinha acompanhado de várias opiniões e comentários.
Pessoalmente publico de vez em quando notícias vindas do Groklaw, mas as análises de lá às vezes são exageradas. E parece ser o caso mais uma vez – como aliás me pareceu desde a semana passada, quando recusei várias indicações desta mesma notícia, enviadas pelos leitores.
Não vejo nada de positivo nas patentes de software, mas também não vejo nada a ganhar em dizer que se refere ao sudo uma patente de “um mecanismo pelo qual um aplicativo ou o sistema operacional detecta que uma ação precisa ser realizada com privilégios superiores e oferece ao usuário uma lista de potenciais usuários, que têm o nível adequado de privilégios para realizar a tarefa.”
Mais detalhes, em português, no Gizmodo. (via gizmodo.com.br)
A descrição lembra o comando, mas não é exclusiva.
Aí o sudo faz algo que lembra isso?
Aqui ele nunca “detectou que uma ação precisa de privilégios superiores e me ofereceu alternativas” de usuários com estes privilégios – ele se limita a me dar privilégios de outros usuários específicos quando eu o chamo explicitamente, e eu que me vire para saber que preciso de privilégios adicionais, e quais os usuários que tem eles.
Será que é algo pessoal contra mim?
O ótimo PolicyKit esta ameaçado então?
E o artigo diz que a Microsoft é inocente neste caso. Só o ato de registrar uma patente já é um crime hediondo.
Devemos queimar as patentes e tudo que a regulamenta, por onde começar?
Vou patentear o ‘ls’. Quero ver se fulano listar arquivos sem pagar royalties pra mim. hehehe
Como a Celi disse, isso não tem nada a ver com o sudo, é exatamente o comportamento do UAC do Vista e 7.
UAC, RunAS…
“mecanismo pelo qual um aplicativo ou o sistema operacional detecta que uma ação precisa ser realizada com privilégios superiores”
Nossa, que ridículo, vou patentear a tecla de atalho “ctrl + A + space”. Quem sabe um dia alguém precise usa-la. Como o mundo é insignificante, meu Deus!
@Bruno P. Gonçalves
Você não pode patentear este atalho, pois já patenteei, mesmo que você tenha tido a idéia antes ;) Procura outra valeu? hahahahaha
UAC?
http://doom.wikia.com/wiki/UAC
Essa seria o tipo das patentes que a microsoft alegar ter sobre linux????
Agora entendo a baixa qualidade de alguns comentários no BR-Linux… o povo não lê a notícia (nem o título).
Seria problema no layout? Design? Fontes pequenas? Preguiça!? Querer comentar primeiro que os outros? Vai saber…
Mas na patente pode ser lido claramente referencias a manuais do sudo e de como o gksu funciona.
A patente é uma ameaça sim, principalmente ao policykit e o gksu!
“malditos comedores de carniça”