Microsoft não mudou, destaca líder da Linux Foundation
Os desenvolvedores devem ser cautelosos com as promessas da “nova Microsoft”, alertou o diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin. Em um post no seu blog, o entusiasta do código aberto criticou a postura da companhia durante a disputa legal com a fabricante de sistemas de navegação TomTom pelo uso de patentes.
A Microsoft acusou a TomTom, que usa o código fonte do Linux em seus produtos, de infringir uma série de patentes, entre elas uma relacionada ao uso do sistema de arquivos FAT.
As duas empresas chegaram a um acordo para resolver a questão das patentes, mas segundo Zemlin o que está por trás da ação é uma tentativa da Microsoft de criar “medo, incerteza e dúvidas” em torno do uso do Linux.
Zemlin destacou ainda que o caso foi uma amostra do poder dos esforços coordenados dos defensores do Linux e sustentou que a Microsoft voltou atrás assim que viu que a TomTom não estava sozinha na disputa.
“Esta não foi uma simples história de Davi contra Golias. Desta vez, Davi se alinhou com múltiplos atiradores da comunidade Linux”, defendeu ele.
O diretor da fundação convocou ainda os desenvolvedores a entrarem em uma “dieta de Microsoft” e eliminar o sistema FAT dos seus produtos, adotando alternativas livres.
A Microsoft afirmou que a TomTom pagará à empresa pelo uso de patentes de sistema de gerenciamento de arquivos, em um acordo de cinco anos de duração.
A TomTom confirmou que houve um acordo, mas preferiu não tecer mais comentários. Os termos financeiros também não foram revelados. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Ainda bem que não mudou e que continue como sempre foi.
Toma no coco do povo do Monolight, que outro dia me moderaram só porque falei que não era coisa boa.
Abandonem o Mono não é ser radical, é questão de não ser burro, com tantas alternativas ainda ficam nesta. Novell e Icaza nunca foram boa coisa.
Pronto.
Podem me apedrejar, mas falei a verdade.
Profeta, você está completamente certo.
Mono é a coisa mais sem sentido que existe.
Se é para usar um Java, eu uso o original.
.Net é mais uma amostra do comportamento de sempre da MS. Fazer uma versão que ela controle para uma tecnologia existente.
No caso duas, Java e Flash :).
Perae, o texto só cita o FAT, sendo que eram mais patentes. Se fosse só o FAT estava bom, já que é um sistema de arquivos furreba de simples (e ruim em vários aspectos, talvez não no uso em questão). Há outras patentes em jogo.
Se essas empresas pararem de usar FAT, como será a comunicação dos dispositivos com o windows? Dá pra instalar o suporte a um outro sistema de arquivos de modo totalmente transparente para o usuário? Se der, que o FAT seja abandonado logo!
Tem gente que acredita na Microsoft e ainda ajuda a divulgar o Mono.
Vai entender.
As demais patentes não tinham relação com o Linux, só as da FAT.
Linux, cada vez mais se marginalizando e se tornando uma minoria chata no desktop.
Usando a lógica da MS, o MIT pode processá-la pelo FAT usar o conceito de _arquivo_ (originado no CTSS). Sou o único que acha ridículo reclamar patentes do FAT?
Quero ver quando alguém (também conhecido como Xerox) aparecer para cobrar dela violação de patentes do uso de _janelas_.
Bison não viaja a Xerox abriu mão das patentes sobre o sistema de janelas há muito tempo.
Calma lá, então a Microsoft processou a TOMTOM por causa do Linux??? Poxa pensei que fosse por causa da FAT. E se as outras patentes não falam nada de Linux, porque essa choradeira toda??? Será que a FAT é uma tecnologia tão importante assim para o Linux???
Prefiro NTFS ou EXT, mesmo assim sou mais EXT.
A vantagem do FAT é que o windows reconhece automaticamente sem ter de instalar nada. A patente da MS é sobre o uso do FAT pra dispositivos móveis, nada a ver diretamente com Linux.
Tirando toda a histeria, a proposta da LF para abandonar a FAT é excelente, infelizmente não dará certo. A base instalada é MUITO grande. É que nem MP3. Virtualmente TODOS os formatos de codificação de áudio são melhores que o MP3, mas migrar dele quebraria a compatibilidade com… tudo.
A FAT teve seu tempo, o pessoal compara com Ext4, NTFS e outros killer FS como o Reiser, o que faz tanto sentido quanto comparar um PC de última geração com um IBM XT.
Com os pendrives passando de 32GB, a FAT já é inviável faz tempo. Calma que um dia ela morre.
Os sistemas de arquivo do tipo FAT12 e FAT16 são padrões ISO e ECMA. Somente o FAT de arquivos com nomes longos (mais de 8 caracteres) possui patentes da Microsoft.
Hoje em dia é possível acessar partições Ext2 e Ext3 a partir do Windows usando o driver Ext2 IFS. Só usa FAT32 quem quer.
Depois dessa, se eu estivesse trabalhando com Mono, largaria na hora. Esse é um péssimo indício. A Microsoft só não processa ninguém por causa do Mono porque eles o consideram insignificante, nem precisam se preocupar. Ele fica obsoleto em pouco tempo.
@João Marcus
Além disso o .net/silverlight ainda estão engatinhando. Primeiro você deixa tomarem gosto pela coisa, depois toma providências ;).
Empresa maligna! jamais vou comprar algo desses repugnantes salafrários LINUX OPEN SOURCE FOREVER !!!!!!!!!!!!!
se fode aí Microshit