Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft lança sua própria fundação open source – Miguel de Icaza participa

O InternetNews comenta, com algum ceticismo (afinal, o anúncio veio na mesma semana da acusação de uma tentativa frustrada de atacar o Linux via patentes de software) sobre o anúncio de uma nova fundação criada pela Microsoft para, alegadamente, colocar desenvolvedores dos modelos fechado e aberto para colaborar.

Miguel de Icaza, não-surpreendentemente, vai participar.

Saiba mais (blog.internetnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo_NYC (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 3:08 pm

    (Piscada)…

    Serio? Miguel de Icaza vai participar?
    Estou surpreso (piscada)…

    :)

    Ate quando?

    danilo (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 3:28 pm

    (Piscada)…

    Serio? Miguel de Icaza vai participar?
    Estou surpreso (piscada)…

    :)

    Ate quando? [2]

    Ricardo (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 3:29 pm

    Protejam-se… vai rolar pancadaria!

    Allan (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 3:35 pm

    Miguel de Icaza, só ele mesmo para participar…

    Até quando? [3]

    tobias (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 3:41 pm

    Não sei porque o pânico, o Icaza não faz m%$&* nenhuma de importante, ninguém usa um software apoiado ou produzido por esse banana, deixa ele se reunir com quem quiser, eu não tô nem aí. Só não usar nada que ele faz.

    O CodePlex é antiguinho já.

    UM colega meu que é Entusiasta/Programador DotNET tinha me mostrado(claro que fazendo propaganda de ser a maior “comunidade opensource do mundo, e aquela balela enlatada Windows que eles mesmos acreditam…), e tem o Porta25, que é o site de “noticias opensource e microsoft” deles

    http://porta25.technetbrasil.com.br/

    bozo (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 4:13 pm

    uia. a microsoft tá sem ter o que fazer. será que tá vendendo tanto windows vista assim? rsrssr

    Frank (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 4:17 pm

    @Ironmaniaco

    O mais interessante desse porta25 é o número de comentários nos posts deles. Pelo jeito a parada tá bombando!!!! ha ha ha ha…

    O Miguel de Icaza se duvidar da ate o toba pro Ballmer

    @Frank

    O mais interessante desse porta25 é o número de comentários nos posts deles. Pelo jeito a parada tá bombando!!!! ha ha ha ha…

    —-

    Né:
    “Roberto Prado é gerente de estratégias da Microsoft.Dedica-se a estudar open source e elaborar estratégias ligadas ao tema” – Porta25

    se pagam o cara apenas pra alimentar o site, e ler meia dúzia de RSS, é dinheiro jogado fora, vide número de comentários como o Frank disse…hehehehheeh

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 4:49 pm

    Viva ao código aberto :)

    Marketing é tudo!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 4:57 pm

    Se a Microsoft lança um software fechado, todos eles são porcos imundos e capitalistas. Se lançam uma comunidade de desenvolvimento aberto e o Icaza participa, dá nisso.

    A comunidade Linux é meio contraditória, hein?

    elias amaral (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:09 pm

    lucas limm, eles não deixam de ser o que são por causa de atitudes pontuais. não interessa se eles desenvolvem código fechado ou aberto, desde que o façam de forma ética.

    (a microsoft faltou com a ética em diversos momentos em sua história; o caso mais recente parece ser o do ooxml, lembra? várias pessoas de vários orgaos reguladores acusaram de fraude, corrupção, especificação viciada e incompleta; e eles passaram o ooxml em fast track mesmo assim. em fast track! de forma semelhante a urgencia que o governo tenta impor ao marco regulatorio do pre-sal, pra passar no rolo compressor :[)

    Allan (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:09 pm

    @ Lucas Timm

    Discordo, a comunidade defende o desenvolvimento aberto, dinamico e acessivel para todos, essa tentativa da Microsoft no ponto de vista não só meu mas de muitos apenas visa aproveitar-se deste mundo open source.

    A comunidade defende a liberdade e compartilhamento de ideias!

    Se estou errado eu não sei mas acredito nisso.

    abs!

    Ricardo_NYC (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:12 pm

    Tb discordo do Timm…

    Foi a Microsoft que fez aquela estranha alianca de patentes com a Novell (empregadora oficial do Miguel Icaza).
    Depois dessa alianca outras vieram.

    E ninguem sabe ate hoje o que abrange tal alianca.

    Por isso, por precaucao, evito usar produtos da Novell, incluindo mono, moonlight, banshee etc.

    Isso eh coerencia.

    @Lucas Timm

    A comunidade Linux é meio contraditória, hein?

    —-

    Até porque a Microsoft não é nada confusa também, querendo partir para uma estratégia “Google”(atirando pra tudo que é lado)…

    Renato (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:19 pm

    como diz o pai de um amigo meu:

    “deixa o cara curtir a emoção dele”

    Adriano (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:22 pm

    A comunidade Linux é meio contraditória, hein?

    Engraçado ver uma notícia sobre a microsoft criando sua própria comunidade opensource, e, nos comentários, ver alguém chamando a comunidade linux de contraditória.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:23 pm

    @Lucas Timm: se a maioria das pessoas aqui não vê a MS com bons olhos, é por causa de atitudes como a da TomTom, em que processou uma empresa por usar um recurso do Linux (o kernel), e outras ações que visam impedir que softwares livres tomem o mercado dela (o acordo com a Novell e o link que o Augusto colocou no meio da notícia).

    Não é toda empresa de SP que é ruim. A MS tem essa imagem aqui por merecer :D

    Ironmaníaco, esta fundação codeplex não é o mesmo que o site codeplex, embora compartilhe bastante coisa com ele.

    Esta diferença consta na FAQ da empresa, e também no artigo da InternetNews que eu indiquei como referência na notícia.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:28 pm

    Claro , a microsoft adora o opensource tanto que o ataca com patentes e contratos sujos ,paga funcionarios da best buy pra falar mal do linux ,faz projetos estilo religião como o “platform evangelism” , pressiona o tio nicholas a usar o windows xp nos netbooks para crianças e outras coisas mais como fazer contratos secretos com vendedoras de pcs para não incluirem linux nas vendas de computadores.

    Tem outras coisas mais e mais….

    Ah chega, o lucas timm deve tá ganhando alguma coisa pra ficar o tempo todo defendendo a microsoft!

    self_liar (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 5:31 pm

    Ah e o windows 7 nao respeita DE NOVO o dual boot do indivíduo .

    Já repararam que a Microsoft NUNCA FALA o termo “software livre/free software” ? Na cartilha dela só se fala em “open source” ! E os termos são confusos e parecidos mas não são exatamente a mesma coisa

    http://www.slackbook.org/html/introduction-opensource.html

    http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html

    Porque ela não quer pregar a liberdade a ninguém, tanto que continua usando e abusando de lock-in baseado em formatos de arquivos e protocolos proprietários e fechados ou divulgados mas patenteados. Quando fala em interoperabilidade é sempre somente no sentido a favor de seus produtos, nunca o inverso.

    Ela quer pegar carona na onda do software livre e desvirtuar tudo para open source, e mesmo assim no estilo “você pode ver o código disto porque você vai precisar mesmo comprar nossos produtos para compilar ou executar o código”. É basicamente um freeware mas com o código-fonte aberto porque não tem mesmo valor comercial e realimenta a venda dos demais produtos proprietários dela.

    devnull (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 7:10 pm

    > O Miguel de Icaza se duvidar da ate o toba pro Ballmer

    Comentário mais sensato que já teve aqui até agora…

    E sem perder no truco :)

    kayo (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 7:47 pm

    Pessoal, quem é Miguel Icaza? Eu realmente não o conheço.

    Sobre esse caso, bom, vocês podem falar o que quiser, mas, se realmente, o código for aberto, não tem para onde correr, a coisa vai estar ali, do mesmo jeito que está nos tarballs do linux.

    Se vocês perceberem, só alguns comentários aqui estão colocando em dúvida o quão ‘livre’ é essa iniciativa, o restante só está tentando relembrar o que a microsoft fez, ou o que vai fazer.

    O Codeplex, pessoal, não é grande, basta você entrar, mas tem bastante projeto, basta você entrar la também. Ninguém pode dizer que o cadastro deve ser dificil ou burocratico, já que, quase todos vocês aqui estão no MSN enquanto estão lendo essa mensagem.

    Lembrem-se do comentário do Linus sobre o código que a MS levou para apresentarem ao Kernel, ele não se importou em saber de onde vinha, só que o código era livre, e está com uma licença adequada, e assim, o responsável iria analisar para ver se era interessante colocar isso no Kernel.

    Uma coisa é você não gostar de uma coisa, e então não usar, comprar, coisas assim. Outra é você agredir isso. Parece até inveja.

    O sonho do Miguelito sempre foi trabalhar na Microsoft. Talvez quando sair da filial, digo, parceira da MS, a Novell, sua vaga esteja garantida nesta nova fundação.

    furiab0y (usuário não registrado) em 11/09/2009 às 8:07 pm

    Até tu, Brutus, meu filho?

    É uma cilada Bino !!

    @Augusto Campos

    Desculpe então pela minha “leitura dinâmica” =)

    @ Manoel Pinho
    > a Microsoft NUNCA FALA o termo “software livre/free software”

    E eles tem 2 licencas “homologadas” pelo opensource. org, e talvez o caráter “Viral” da GPL, não interesse tanto a MS.

    Dodo (usuário não registrado) em 12/09/2009 às 12:07 am

    @ elias amaral

    …de forma semelhante a urgencia que o governo tenta impor ao marco regulatorio do pre-sal, pra passar no rolo compressor

    Melhor deixar o pré-sal nas regras atuais, p/ os estrangeiros faturarem mais, né?

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 12/09/2009 às 1:23 am

    Se vão protestar, façam direito! Parem até mesmo de utilizar o Gnome!! Boicote ao Gnome!!! xDDDDDD

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/09/2009 às 4:01 am

    Mas o interesse da Microsoft no Código Aberto é o código. A Microsoft não está interessada em “Software Livre” e sim em código aberto, porque é quase um produto bruto que vale para todos, um commodity. Do mesmo modo que a Apple.

    É bom ler posts de pessoas da antiga, que sabem o que falam, tipo Manoel Pinho, sempre com informações esclarecedoras. Mas do outro lado é triste como os novos usuários Linux não sabem da metade da história do sistema, seus personagens. A grande maioria, demonstra pelo que escreve, que não sabe nem mesmo a diferença entre código aberto (Open Source) e Software Livre.

    Relembrando como o Manoel Pinho já disse…o Miguel de Icas( Mexicano ), ia trabalhar na MS antes de envolver com o software livre, mas teve o visto americano negado na época.

    Não se lembram também das façanhas estilo Dick Vigarista da MS contra o Linux. E a MS não vai mudar de estilo nunca. Nasceu de falcatruas e vai viver assim até ser extinta por excesso de dívidas processuais. E ela faz essas jogadas sujas justamente porque sabe que o Linux está virando o jogo, sem precisar sabotar ninguém, planejar armadilhas e etc.

    Todo mundo deve ter esqueçido, que antes do lançamento do Vista, o Bill Gates apareceu em campanha pública alardeando doações a intitutos de pesquiza do câncer….bem na véspera do inicia das vendas em lojas…..o cara é marketeiro safado.
    O Ballmer foi adestrado e faz tudo igual ou pior, talvez por isso ele seja hoje o chefe da quadrilha……

    Corrigindo : Miguel de Icaza e pesquisa, desculpem

    ejedelmal (usuário não registrado) em 12/09/2009 às 8:29 am

    Quanto pagam para ser fanboy da MSFT? Eu estou precisando muito de dinheiro.

Este post é antigo (2009-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.