Microsoft e Red Hat firmam acordo para virtualizações de servidor
Destaquei um trecho: “A Red Hat também assegurou à comunidade de código aberto que sua aliança com a Microsoft cobre apenas o suporte técnico coordenado, usando somente validações do servidor, e não inclui nenhuma patente ou direitos de licença de código aberto (…)”
Segue trecho do iG Tecnologia:
“Administradores de TI que possuem infra-estruturas heterogêneas certamente entendem o problema de ter que lidar com múltiplos suportes técnicos independentes”, disse Steven Brasen, principal analista da Enterprise Management Associates ao site IT Pro. “Com esse anúncio, a Red Hat e a Microsoft garantem a seus clientes que resolverão seus problemas, não importando se o problema é relacionado ao sistema operacional ou à implementação da virtualização”, lembra o analista.
Nessa aliança a Red Hat vai validar usuários do Windows Server 2003, 2008 e Windows 2008 R2 para sua plataforma Red Hat Enterprise Linux. Já a Microsoft deve certificar usuários do Red Hat Enterprise 5.2, 5.3 e 5.4 para Windows Server 2008 Hyper-V, Microsoft Hyper Server 2008, Windows Server 2008 R2 Hyper V e Microsoft Hyper Server 2008 R2, de acordo com o site da Forbes.
A Red Hat também assegurou à comunidade de código aberto que sua aliança com a Microsoft cobre apenas o suporte técnico coordenado, usando somente validações do servidor, e não inclui nenhuma patente ou direitos de licença de código aberto, segundo o site The Register. O acordo também não possui cláusulas financeiras, exceto para as taxas de certificações padrão e para testes de validação necessários. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Cliente:
- Bom dia, estou tentanto instalar o Red Hat Enterprise 5.2 virtualizado no Microsoft Hyper Server 2008 R2. Depois do processo de instalação terminar normalmente, durante o boot, uma mensagem de erro é exibida: “Grub error 17″
Suporte:
- É uma cilada Bino!
a ignorancia de uns !
a ignorancia de uns ! (2)
Enquanto isso fora do mundo corporativo a tiração de reta vai de vento em popa. “desculpe senhoooorr não podemos estar dando suporte a mac, só windows” ou o clássico “senhorrrr se não instalar o discadooor não vamos poder estar dando suporte a seu problema, não não damos suporte a roteadoorrr”
A última foi quando liguei, uma vez, comunicando que um caminhão desceu a rua arrancando todos os cabos telefônicos. A anta não queria abrir chamado pq meu modem era roteado. JURO!
Queria muito um acordo desses Telemar/Dlink.
“Queria muito um acordo desses Telemar/Dlink.”
Já estou imaginando a criatura falando: Um momento senhor, vou estar transferindo a sua ligação para o setor responsável pelo suporte a modens roteados… aguarde mais um pouco por favor… tu tu tu…
heiaheuiahieae
essa do cardoso foi massa
haheihaeuihaie
Essa do Cardoso tinha de ser anotada em um número.
e agora?
Isso não deixa a redhat oficialmente EVIL tb?
A queridinha do papai nunca leva castigo, por mais que fique se engraçando com qualquer um por ai…
O.o
dasj,
Observe a diferença entre este “acordo” e o “acordo” da Novell. A RedHat apenas garante com isso que seu sistema seja homologado para rodar no Hyper-V, o que garante a ela que não haverá desculpa de algum gerente que não pode instalar Linux pois não é homologado.
Não tem nada de EVIL nisso, a interoperabilidade, mesmo com a MS é desejável. A comunidade não tem nem deveria ter problemas com isso. O que não seria razoável é ela ter que assinar algum acordo de patentes para isso, coisa que ela não fez.
Em resumo, ganhamos todos pois não há mais a desculpa oficial que não pode usar uma VM Linux porque não tem suporte. Só isso.
Flávio (estou máquina pública, por isso não fiz logon)
Aprende aí como se faz Novel…
O pior de tudo foi… O computador (Computador para Todos) será?
Minha esposa toda feliz com o computador oferecido aos professores por um preço abaixo da tabela… Mais nem tão baixo assim… (Então ela ligou para Telemar(Velox) ultrapassado)) porque não estava conseguindo conectar a internet, então a atendente respondeu-Senhora só damos suporte a computadores com o OS Windows. Nossa que absurdo… O que o Governo acha que o professor vai fazer sem internet ?, Ha talvez seja pra jogar PACIÊNCIA… Era pra existir uma lei que obrigassem as telecons e afins a dar suporte também a outros OS
Ha ha ha…
Eu,
Se for por essa linha de pensamento e se o cara dizer…. “Dã, mais se eu for processador por o Linux infringir patentes, bla bla bla”…
Se você for para o lado pratico, se a questão é garantir dar garantias para o Cliente, também não existe nenhum problema com o acordo da Novell.
Ou melhor, não existe nenhum problema. O que existe é a turma do mimimi traiu o movimento, podem procurar posts meu naquela epoca! Eu cantei essa “nota”, até falei que a RedHat iria fazer um acordo, já que fazer acordos com a lider mundial em software é algo tão obvio quanto acordar, só que iriam tirar a parte das patentes (que até então, para quem não lembra estava na mídia na época um monte de bobeiras sobre infringir patentes, e que depois parou)…
A Red Hat foi esperta, esperou a poiera dos FUDs sobre patentes baixar, usando a Novell como bode espiatório, e depois fez um acordo similar (sim bem similar) só que deixando de lado tal questão de patentes, já que depois do acordo MS-Novell a MS “parou” de bater nessa tecla.
O pessoal do Samba foi dar uma espiada em Redmont… E bem, podem ter certeza que agora em diante é o que mais vai acontecer, depois do “choque”, muitos vão perceber que interoperabilidade é uma via de mão dupla, não adianta agente chorar para a MS fazer softwares interoperaveis se não fizermos nossa parte para integrar nossas tecnologias com a deles, que já estão consolidadas no mercado.
Por falar em Novell, quem lembra do Linux Driver Project? Quando a Novell estava pagando para um dos seus funcionários trabalhar em tempo integral só com o desenvolvimento de drivers livres “de grátis” para as empresas? Já que tava todo mundo de mimimi com a Novell muitas outras empresas nem aderiram o projeto.
Bem que a RedHat que é a santa do mundo Linux poderia fazer o mesmo, era (e é) um projeto promissor que usa o melhor dos dois mundos, o know how de uma empresa na area e o grande numero de empresas que necessitam de portar seus softwares para nix porém se torna muito caro para elas.
Eita, ficou todo confuso meu texto…
Suporte da F-Secure: “Desculpe-me senhor o Debian GNU/Linux 4.0(stable) não é homologado, precisa ser instalada a versão 3.0″
“(…) do acordo MS-Novell a MS “parou” de bater nessa tecla.”
Então no final das contas ela, Novell, ajudou a gente e a RedHat?
Independente da reposta, ambas são empresas que precisam de capital, e quanto mais melhor! O sistema é assim. Não vou ficar acusando empresas de serem traidoras do “movimento livre”. E nem deixarei de gostar do OpenSuSE (que aliás é Open e não SLED ou SLES). Certo que me deixa com certa pulga atrás da orelha, mas sempre achei o Mandriva uma concorrente à altura, e o Ubuntu é super rox.
Deve ser por isso que o Projeto Debian é tão radical, porque uma curva pode levar a um destino totalmente diferente.
Uma coisa é certa, não gosto do Windows.
empresas são apenas empresas, nem boas nem más, visam o lucro e a valorização de suas ações.
A ironia disto é que, esse é o chamado “mercado aberto”, ou “livre iniciativa” ou ainda “abertura de capital” etc, etc.
Alex Góes Fuhrmann,
E pra que fazer uma pergunta se tanto faz qual é a resposta?
De qualquer forma a resposta é: A Red Hat ajudou, ajuda e provavelmente vai ajudar ainda mais no futuro.
Afinal, Linux é o negocio dela, assim como é o da Novell, da Mandriva, e por ai vai.
Como existe o fator ‘open’ no meio, uma aproveita o que a outra faz de bom, e por ai vai….