Microsoft abre o código daquela ferramenta dela que violou a GPL há 1 mês
Você ainda lembra? Veja mais detalhes em “Vai demorar? Ainda não saiu o código-fonte do programa em que a Microsoft violou a GPL na semana retrasada“. A notícia original tem pouco mais de um mês.
Criada para permitir que usuários de netbook instalem o novo sistema operacional em seus dispositivos, a ferramenta havia sido retirada da loja online para reparos nas questões relativas à licença, mas já encontra-se novamente disponível para download na Microsoft Store e no site CodePlex.com.
Segundo o site Ars Technica, a Microsoft garante que a experiência do usuário será a mesma, mas a instalação envolverá etapas adicionais, pois será preciso instalar o .NET Framework e o IMAPI antes da instalação da ferramenta propriamente dita. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Vamos esperar para ver se é o mesmo software (Baixar o codigo fone e compilar). Eles devem ter desmembrado os componentes proprietários para evitar confusão.
Bem, que tal agora baixarmos os fontes, portarmos a ferramenta para GNU/Linux e criarmos um fork que permita a geração da imagem de qualquer distro ou SO para um pendrive?
Ué , e o mono não roda ?
André Machado, isso aqui não serve não? https://fedorahosted.org/liveusb-creator/
Touché
@Adilson dos Santos Dantas,
Já temos aplicativos para isso.
Existe o unetbootin que é multi-distro. Além disso, algumas distros já possuem sua própria ferramenta para isso, por exemplo, o Ubuntu.
O Windows é que tem problemas com isso, só no Seven eles acordaram que faz mais sentido usar um pendrive ou cartão de memória para instalar o Windows. O XP, tadinho, nunca teve um jeito de ser instalado a partir duma USB.
@André Machado
Unetbootin
http://unetbootin.sourceforge.net/
Pra dar um “kill -9″ no espirito de reinvenção de roda ;)
É claro que o Linux já tem e faz muito tempo pelo menos meia duzia de ferramentas que fazem isso. O ponto importante não é esse e sim que aquele argumento que a GPL não seria respeitada, que não tem força em um tribunal e por ai vai esta morto enterrado e depois que até a MS teve que liberar código roubado devido a licença ninguém vai mais questionar isso.
se tinha componentes proprietarios, adilson, eles nao podem mais esconder: a gpl diz que voce tem que abrir o codigo, custe o que custar. e qualquer um dos autores do codigo cuja microsoft violou a licença pode ir nos tribunais reclamar (onde a gpl tem força sim, vide gpl-violations.org). se a FSF tiver copyright sobre esse codigo (estou por fora..), seria algo MUITO interessante de se ver. :D
e, a gpl tb diz que depois de vc violar pela primeira vez, se vc esperar 30 dias sem violar, vc pode redistribuir o software (mas a violação anterior continua sendo ilegal), isto é, o software é re-licenciado pra vc (eh que se vc violar, vc perde sua licença). sera que foi por isso que a microsoft esperou um tempinho pra lançar sua versão com a licença corrigida?
mais um comentario, isso talvez seja o mais interessante de se passar o copyright para organizacoes como fsf: conhecendo o perfil dela, eles não vão deixar barato se a ms (ou qq outra) “esquecer” de cumprir a licença. e vc nao precisa se envolver pessoalmente com isso.
ganhar uma disputa dessas nos tribunais contra uma gigante com certeza iria aumentar o moral da gpl, e ajudar a dissipar esse mito de que “nos tribunais a gpl não vale”
Augusto, não forçou a barra perguntando se lembramos de uma notícia de um mês atrás, sendo que muitas vezes saem artigos aqui citando notícias da Info de mais de um ano?
Não…
@hamacker
Ter ferramenta pra instalar windows xp via pen até tem cara, mas não oficial da ms.
Parece que é com o BartPE…
“Segundo o site Ars Technica, a Microsoft garante que a experiência do usuário será a mesma, mas a instalação envolverá etapas adicionais, pois será preciso instalar o .NET Framework e o IMAPI antes da instalação da ferramenta propriamente dita.”
Para não fugir a regra do que é comum em software GPLv2, fizeram questão de deixar a instalação mais complicada…
Só faltou precisar do gcc e make!
henrique, instalar software gplv2 aqui eh uma coisa do tipo ir aplicacoes, ubuntu software center. olha, escolher. as vezes eu tenho necessidades especiais na hora de instalar algus softwares, mas faz muito tempo que eu so uso make pra compilar meus proprios programas.
agora se vc quer compilar, bom, o ubuntu aqui ja vem com gcc e make, o seu sistema nao vem?
“agora se vc quer compilar, bom, o ubuntu aqui ja vem com gcc e make, o seu sistema nao vem?”
E isso é ser fácil pra usuário comum?