Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mer: indo além do Maemo

O Mer surgiu recentemente a partir do ambiente Maemo, desenvolvido pela Nokia e empregado em seus tablets (como o N800 e o N810), mas foi bem além do que motivou seu surgimento.

Criado por desenvolvedores independentes, mas com apoio e suporte da Nokia, a idéia original do Mer era fazer uma versão alternativa (backport) do Maemo 5.0, mas que rodasse nas geraçÕes anteriores de tablets da empresa (como o N800 e o N810, de novo).

Só que o projeto começou tão bem, que agora já é possível rodar o Mer nestes tablets, e também em BeagleBoards e até mesmo em PCs convencionais – onde possivelmente poderá interessar a possuidores de netbooks mais modestos.

O Mer está sendo desenvolvido nos moldes de uma distribuição desktop, e suas imagens correntes disponibilizadas para instalação ainda são voltadas a testes e desenvolvedores, e não a usuários finais. O artigo do LWN dado na referência abaixo está disponível para assinantes, mas estará aberto ao público em geral na próxima semana. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/03/2009 às 3:04 pm

    :-/ Eu to falando que a Nokia está querendo conquistar o mundo, tá ai mais uma prova :p

    Samuel (usuário não registrado) em 12/03/2009 às 11:33 pm

    Cada dia fico mais feliz de ter comprado meu Nokia N800. Com essa notícia, é mais uma alternativa de uso do mesmo. Eita aparelhinho versátil!

    Eduardo Pereira (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 12:47 am

    Fico feliz com a Nokia cada vez mais pisando no mundo livre, eu sempre gostei dessa empresa agora to gostando cada vez mais. Nokia venha para o mundo VOIP Livre com força tb :D

Este post é antigo (2009-03-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.