Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Meia promessa: Pro Teste cobra da Infraero cumprimento de oferta de internet grátis e ilimitada nos aeroportos

Quem de vocês for viajar no período natalino e perceber que a “Internet gratuita” oferecida pela Infraero só permite acesso a sites .gov.br, ao menos não será surpreendido – e eventualmente terá bolado alguns experimentos tecnológicos para tentar ampliar a utilidade deste acesso enquanto aguarda a chamada do seu vôo…

A associação Pro Teste de defesa do consumidor enviou um ofício para a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), na última sexta-feira (18/12), cobrando uma promessa de oferta de acesso gratuito à Internet, sem restrições de sites, em todas as áreas dos aeroportos brasileiros, inclusive nas salas de embarque.

“Para a Associação, não se justifica o passageiro já pagar uma das mais altas taxas de embarque para uso dos aeroportos – em torno de 20 reais, e ainda ter que desembolsar 25 reais por dia para poder se conectar do aeroporto em computadores portáteis via rede wireless, enquanto aguarda o horário do voo”, afirma a Pro Teste em seu site.

De acordo com a Pro Teste, a internet sem fio provida pela Infraero, prometida para o fim de 2008 e só oferecida de fato em julho de 2009, não permite acessar sites noticiosos, de bancos ou e-mails. (…) Hoje ao abrir o computador portátil no aeroporto, o usuário é direcionado a uma página de autenticação, na qual tem que se identificar e só tem acesso gratuito a sites do governo, com extensão .gov.br.

(…) Em resposta ao ofício enviado pela Pro Teste, a Infraero declarou que “já tornou pública a decisão de, inicialmente, disponibilizar apenas os sites .gov por motivos técnicos, jurídicos, comerciais e de segurança”, no primeiro semestre do ano. “A melhoria da qualidade da rede foi feita em todos os aeroportos nos quais o serviço foi anunciado como parte do negócio empresa, que é prover infraestrutura aeroportuária”, acrescentou o órgão, em um comunicado.

A Pro Teste ainda cobra um prazo para que a Infraero libere o acesso gratuito a outros sites. “Entendemos que milhares de pessoas que transitam nos aeroportos necessitam de acesso à internet, sem restrições”, conclui. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brasil… Meu Brasil brasileiro… Meu país trambiqueiro.

    Para MIM é mais do que óbvio que o acesso gratuito ainda não foi disponibilizado devido a pressão da Vex, Telefônica e afins, que faturam MUITO com isso!

    Ravachol (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 11:29 am

    No Brasil, quando se cumpre promessas, são só pela metade mesmo. Somos enganados de todos os lados e não fazemos nada. Apatia sobra por aqui, infelizmente.

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 1:39 pm

    Bom, levei um susto na rodoviária de Florianólis, tinha internet gratuita, livre e rápida.

    “Brasil… Meu Brasil brasileiro… Meu país de … ” vira-latas !

    Maicon, tem razão. Estou na rodoviária de Floripa neste momento, e aqui há mesmo uma rede pública, aberta e com acesso a tudo (inclusive permitindo uso de proxy e SOCKS, no meu caso). Parabéns aos responsáveis!

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 8:50 pm

    So tenho uma coisa a dizer sobre isso: Ainda bem que tenho um OpenVPN rodando na porta 53 UDP *wink* *wink*

    Bremm (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 10:57 pm

    Vai ver a Infraero não quer gente pendurada na rede deles baixando torrent. hahaha

    Agora, convenhamos: acessar página de banco por wireless em rede pública, por mais seguro que possa parecer, não é. Ainda por cima em público, onde conta muito a engenharia social.

    André Caldas (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 2:31 pm

    Agora, convenhamos: acessar página de banco por wireless em rede pública, por mais seguro que possa parecer, não é. Ainda por cima em público, onde conta muito a engenharia social.

    Eu fico muito incomodado quando tentam “me proteger” de mim mesmo. A responsabilidade por educar o usuário do banco é… do banco!! E não da Infraero. Eu acessaria o banco através do meu laptop numa boa e ia achar uma droga se fosse barrado para minha própria segurança.

    Agora, sendo realista, eu concordo que poderia dar muita mer…!! :-)

    As pessoas acessam e-mail/banco em computadores públicos, e que ainda por cima rodam windows!!! Com esse conhecimento sobre segurança não tem como o acesso ao banco pela internet ser seguro.

    André Caldas.

    Marcelo Toledo (usuário não registrado) em 28/12/2009 às 10:35 am

    Eu sou diretor da Vex e registrei minha opinião em um post no meu blog: Grátis custa caro

Este post é antigo (2009-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.