Mandriva ajuda a portar o K3b para o KDE4
“Retirado do blog oficial da Mandriva: “A Mandriva decidiu ajudar a portar o K3B, o principal aplicativo de gravação de CDs e DVDs do KDE, para QT4. Dois engenheiros da nossa equipe do KDE estão trabalhando em conjunto com Sebastian Trueg, o lider desse projeto, de modo que a nova versão possa ser liberada mais cedo – esperamos que seja até o lançamento da versão 2009 Spring. Os usuários de Linux poderão finalmente usar o K3b com todo o poder da plataforma KDE4, através do Solid, do Phonon e de todo o ambiente Plasma.”
Logo após há uma entrevista com Gustavo Boiko (um dos engenheiros da Mandriva que está na força-tarefa) e o autor do software, Sebastian Trueg. Nela, o autor confirma que “tentará concluir a maior parte do trabalho em abril”.”
Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br) – referência (blog.mandriva.com).
Ótima noticia
Estou esperando isso há tempos. Pensei em instalar o K3B mas tinha um caminhão de dependências do KDE 3.5 pra instalar e desisti.
Enquanto isso, vou usando o xcdroast ou linha de comando mesmo…
Mandriva, fedora, debian, suse…
Esta na hora do pessoal do Ubuntu dá uma forcinha também. :)
Abs!
Assim que é bom: Distribuições ajudando a melhorar os produtos que elas mesmos usam!
Não é de se espantar a Mandriva ajudar diretamente em projetos assim.
Sempre gostei da política de desenvolvimento deles, parabéns.
Ué, e não é exatamente este o papel das distribuições? Ou será que é só “distribuir”? :-) Muito boa a notícia. A Mandriva é uma empresa que trabalha ativamente no desenvolvimento do que é incluído na sua distribuição (principalmente em se tratando de KDE).
E ter kde4 sem ter k3b (ou k4b?) não dá. Quem sabe não só portem m programa, mas que adicionem novas funcionalidades a la KDE4. Algo como ferramentas amigáveis para a autoração de DVDs, VCDs, criação de CDs de fotos… Um programa que testei aqui – e que funcionou muito bem! – é o 2mandvd, escrito em Qt4 e com a aparência futurista para criação de DVDs. Ele é todo fácil de usar, e vc nem precisa recorrer à linha-de-comando. Baixei um vídeo do youtube via kget (.flv) e só adicionei ao projeto. Sem culpa nenhuma.
Seria uma boa dar uma olha da neste aplicativo e “puxar” algumas coisas para o K3b.
Site: http://www.kde-apps.org/content/show.php/2ManDVD?content=99450
Até que enfim.
Estava mais do que na hora de sair o k3b novo.
Agora só falta o kaffeine que ta parado do mesmo jeito.
Acho boa a iniciativa do pessoal da Mandriva. Espero que logo venham as outras aplicações que ainda estão em QT3 ( como o Quanta+ por exemplo )
Maravilha, juntamente com o kaffeine são as unicas aplicações que impedem a minha migração total pro KDE 4. Vamos torcer para que alguem dê uma forcinha pro kaffeine tambem. :)
“Esta na hora do pessoal do Ubuntu dá uma forcinha também.”
Não costumo defender a Canonical, mas não tem nada a ver a Canonical ajudar o K3B, eles trabalham em cima do GNOME, onde ajudam e criam projetos… Tomara que a Mandriva ajude a acelerar essa migração…
Eu vi por aí que o Kaffeine está sendo portado sim, o desenvolvimento está demorando mas está andando.
Eu pessoalmente estou usando o SMplayer (QT4), que é um excepcional frontend para o Mplayer. A única coisa que eu sinto falta nele é a navegação por menus do DVD, coisa que ainda falta completar o desenvolvimento por parte do pessoal do Mplayer. Tirando isso, eu não estou sentindo falta do Kaffeine. Pelo contrário, o SMplayer tem recursos ótimos, como baixar legendas do site Opensubtitles através de uma opção no menu dele. Fora que você pode definir livremente o tempo que ele avança ou retrocede pelos atalhos de teclado/mouse, coisa que é fixa no Kaffeine (exagerados 20s).
“Esta na hora do pessoal do Ubuntu dá uma forcinha também.”
O Ubuntu fez sua contribuição desenvolvendo o novo sistema de notificação.
Para mim, que uso o Mandriva, trabalhando com o quanta, se portarem o KDEWEBDEV para o KDE4, ficaria muito contente. Mas como é algo muito específico, acho que ficarei para o fim da fila.
De qualquer forma, é muito salutar a notícia sobre o K3B. Espero que não seja apenas “portabilidade”, mas também uma integração mais avançada com outros aplicativos para facilitar a vida do usuário.
Sempre gostei do Mandriva, pois é notório os os trabalhos em cada nova versão, e já mudei a cabeça de muitos usuários do Windows, usando o Mandriva como alternativa. Parabéns e espero pelo Spring 2009.1 o quanto antes…
Eu dei uma olhada no K3B no Mandriva 2009.1 (com KDE 4.2) e parece que apenas portaram o programa para a nova biblioteca. Tá igualzinho o do KDE3.
Não é por nada não, mas eu já estou usando k3b portado, mas no Slackware. Está bem “arroz com feijão”, pelo menos neste build, faz o que tem de fazer, queimar cd’s/dvd’s e ripar algumas coisas e só. Mas melhor que instalar praticamente o o kde3 inteiro apenas por causa dele.
“se portarem o KDEWEBDEV para o KDE4″
Aqui no slack tem 3 itens do webdev já portado, o verificador de links, o debbuger e o imagemapeditor, mas realmente, quanta faz falta até para mim.
Como usuário do mandriva gostei muito da notícia, e gostaria muito que o todas as aplicações do kde 3 funcionassem no 4.
Porque tem muita coisa boa que da uns pau no kde 4.
O Mandriva não é lá uma distribuição que tenha sido maravilhosa pra mim, mas parabéns pela iniciativa =) k3b é tudo de bom.
Muito do que se tem hoje em SL tem o dedo da Conectiva, hoje Mandriva. Eles mostram que continuam ativos. Parabéns!
Infelizmente é o tipo de aplicação que não vai render muitos pontos financeiros pra Mandriva, que enfrenta um período de dificuldades.
Já tentei usar o K3b pra Qt4, mas ainda está bem instável. Mudar o label do CD/DVD via edição direta por exemplo, dá crash na hora. Vai vir em boa hora a ajuda.
É como disseram acima, o port do k3b para KDE4 já existia… Eu também uso a versão em QT4 aqui no suse.. Porém ainda fica devendo para a versão para QT3. E sim, ela é igualzinha a versão QT3…
O problema é que as vezes da uns bugs.. não grava o DVD, etc.. etc..
A versão portada que existe por aí do k3b é uma antiga que o mandriva chegou a disponibilizar nos respositórios (ou nem foi a mandriva, nem lembro em que repositorio ficava) e que era todo bugado mas estava em QT4. Eu usei essa versao no 2009.0 RC se nao me engano e depois eles tiraram da versão final pq estava muito bugada. Essa força tarefa que eles estão fazendo agora deve ser pra portar de vez, umas vez que um cara sozinho e ocupado (o mantenedor do k3b) iria demorar anos pra fazer isso… Com certeza a versão que virá no Spring será n vezes melhor do que essa versao bugada q se encontra nuns repositorios por aí.
Acredito que toda distro que mereça respeito deve sim ajudar a melhorar os softwares que distribui. A Red Hat faz isso através do Fedora, isso qdo não faz além de melhorar ainda cria novas ferramentas, e assim que deve ser.
Esperando o 2009 Spring ansioso !!!