Mandriva 2010 terá suporte ao Moblin v2, ao chip Poulsbo e mais
Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):
Como havia dito, o Fedora foi a primeira distribuição a adicionar suporte ao Moblin, através de sua versão 12 alpha. Entretanto, o foco do Fedora é restringir os limites de redistribuição ao software livre puro, e por isso a distro não oferece suporte ao Poulsbo, jáque os drivers são fechados. O Fedora 12 final deverá ser lançado no dia 10 de novembro, enquanto o Mandriva no dia 3 do mesmo mês.
O Poulsbo é um chip associado, composto de um “combo” de ponte norte e sul, que trabalha em conjunto com a série Z dos processadores Atom, da plataforma Menlow. Mesmo sendo focado para dispositivos embarcados, o Menlow está sendo usado em alguns netbooks também, para frustração das pessoas que queiram testar o Moblin.
A nova versão do Mandriva pode ser uma boa opção para qualquer um que tenha um CompuLabs FitPC2 ou outro netbook baseado na plataforma Menlow, como alguns modelos da Dell.
Fontes:
http://moblinzone.com/blog/712/37/Mandriva_folds_in_Moblin_tech
http://www.osnews.com/comments/22350
Veja mais novidades do Mandriva em:
http://linuxcrunch.com/content/20-features-mandriva-2010 ”
Recomendo fortemente a leitura deste último artigo, que cita 20 novidades desta versão 2010.” [referência: guiadohardware.net]
É possível instalar programas corriqueiros do Linux no Moblin? Alguém sabe? Tipo, Firefox, BrOffice.org…
Procurei alguma informação sobre isso agora a pouco e não encontrei.
Mas já vão lançar outro Fedora… Legal esse site linuxcrunch. E como isso funciona, a pessoa instala o Mandriva no netbook dela e dae instala o Moblin e o sistema é modificado? Ou vai ter uma versão “Mandriva para netbooks”?
Quando testei o Moblin aqui, achei que ficou muito lento. Testei na realidade em um notebook (Itautec W7635). Mas fora isso o Mandriva está realmente muito bom. Muito mesmo. Tanto que nem me imagino utilizando outra distro.
Software proprietário misturado à software livre e todo mundo fica feliz.
AH, feliz são os ignorantes…
O módulo do chipset Poulsbo realmente ainda é proprietário mas já está em andamento o desenvolvimento de uma versão livre, conforme
http://en.wikipedia.org/wiki/Poulsbo_(chipset)
“Although several netbooks using the Poulsbo chipset are shipped with some distribution of Linux (notably the Sony Vaio P and Dell Inspiron Mini 12, among others), Poulsbo’s graphics core GMA 500 is currently not well supported by Intel for the Linux platform.
A proprietary driver was shipped with Dell’s adaptation of Ubuntu 8.04.1 Netbook Remix, which provides 2D hardware acceleration (although users reported serious stability issues[4]) under Linux kernel 2.6.24. A work in progress free driver is currently available, however the proprietary driver does not work with current Linux kernels and current versions of X.[5] Work is under way to provide at least 2D support in current Linux kernels,[6] although this will still rely on proprietary binary code for the 3D part of the driver. The current[7] status of this driver runs on Fedora 10 and allows for 2D. 3D acceleration, however, is still broken.”
O Moblin é software livre
http://moblin.org/documentation/moblin-overview/faq
Is Moblin really open source or are there any hidden proprietary
pieces?
Everything released on moblin.org is open source. There are no
hidden proprietary pieces. However, third parties may make distributions based on Moblin and they can add proprietary software (for example, audio and video codecs).
Zhu Sha Zang
“Software proprietário misturado à software livre e todo mundo fica feliz.
AH, feliz são os ignorantes…”
Não entendi o que você quis dizer.
Nessa linha de pensamento então, usuários de windows devem usar apenas softwares proprietários?
É isso?
Alguém saberia dizer como está o Mandriva com a questão do 3G, se o suporte é tão bom quanto o Ubuntu?
sim esta tao bom ou melhor que o ubuntu inclusive des de a versao 2008.1 ele ja funciona bem
@ricardomoc, é lento como toda distribuição “inteira” que apenas porta um ambiebte gráfico simplificado, você verá o Mandriva + Moblin extremamente rápido se for feita uma customização da distro pra um hardware específico, aí sim, fica uma bala!
Agora só não sei se com essa atitude, a Mandriva pretende continuar com o Mandriva Mini, que é muito bom também.
A própria Intel não recomenda mais o Poulsbo como plataforma para os OEMs e parou o desenvolvimento deste chipset.
@ Webmarlin e jhonatam, o Mandriva reconheceu normalmente o meu modem Huawei E226. O problema é que ele atribui os DNSs 10.11.12.13 e 10.11.12.14 automaticamente. Dai eu tenho que alterar o resolv.conf para um outro DNS, e ele funciona. Mas eu tenho que fazer isso manualmente a cada vez que conecto.
Não sei se no Ubuntu isso ocorre com a Tim. Não tenho aqui instalado para testá-lo.
No Windows o modem conecta e navega normalmente, sem ter que mudar nada de DNS.
@Felipe Raposo, de uma passada no http://www.mandrivabrasil.org, existe um modo de o DNS ficar automatizado e sem dar problema na conexão 3G.
Não lembro o comando, mas altera-se o “/etc/ppp/options” e pronto não se apresenta mas o problema!
Acho que essa alteração nas opções do ppp é a que descrevi aqui: http://br-linux.org/2009/claro-3g-no-ubuntu-904-solucao-para-o-conecta-e-nao-navega/
Com a alteração, deixa de haver um problema de temporização do início da conexão, o que permite inclusive que os dados sobre servidor DNS sejam adequadamente transmitidos (embora na prática eu tenha tido melhor desempenho usando o OpenDNS do que o servidor DNS da operadora…)
Funciona em diversos modems e operadoras, e de fato não foi mais necessário para mim a partir do Ubuntu 9.04, apenas.
@Felipe Raposo
No Ubuntu tem um discador gráfico que só precisei dar um nome a conexão, botar o número de discagem e clicar em conectar. Ainda tem uma opção para conectar automaticamente ao logar no sistema. Só preciso abrir o Firefox e sair navegando.
O meu é Tim também
Hmmm… valeu pela dica.
Mas mesmo assim, concordam que não é a solução ideal? Para um usuário leigo, é complicado ter que explicar essas coisas.
Obrigado pela ajuda.
Concordo sim, é uma solução péssima. A única vantagem dela é que funciona ;-) Mas não há desculpa para entregar ao usuário final não-técnico algo desse gênero e achar que o problema dele está resolvido.
De qualquer modo, a partir do Ubuntu 9.04 eu não precisei mais recorrer a este salamaleque, e só uso a configuração gerada automaticamente pra mim pelas ferramentas de reconhecimento automatizado, como deveria ser.
Oxalá seja assim no Mandriva 2010
Aliás, vou testar e abrir bug-report, se não funcionar.
Bom… por enquanto vou ficando no Ubuntu. Não que a solução não seja nenhum bicho de 7 cabeças, mas já tenho muita coisa pra me ocupar. Não gostaria de ser do tipo que, quando a minha mulher perguntar: “E aí, o que vc leva tanto tempo fazendo no computador?” responderia o seguinte: “Estou configurando a conexão para poder ler meus emails!”