Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais um: Governo do Vietnã divulga que vai migrar servidores e desktops para código aberto

Vale acompanhar com alguma cautela. Para um exemplo similar, lembro que em 2004 um órgão da Presidência da República aqui do Brasil também anunciou à imprensa que em 12 meses, 5 ministérios brasileiros (das Relações Exteriores, das Minas e Energia, da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia) migrariam todos os seus servidores e desktops para o código aberto.

Vai ser interessante acompanhar como um país com economia dinâmica como a do Vietnã colocará em prática sua decisão anunciada, e comparar com o que houve por aqui.

O Ministério de Informação e Comunicações do Vietnã emitiu uma determinação de que produtos livres e de código aberto tenham seu uso ampliado nas agências estatais, ministérios e governos das províncias e municípios. A determinação se refere tanto aos servidores quanto aos desktops, mas em proporções diferentes: 100% dos servidores devem rodar Linux até o final de junho, quando 100% dos técnicos responsáveis por eles já devem ter sido treinados, e ao menos 50% deles devem ser proficientes em seu uso.

Já nos desktops o prazo é maior, e o percentual é menor: 70% dos órgãos devem usar OpenOffice, Thunderbird e Firefox até o final de dezembro, e o compartilhamento de documentos nos respectivos formatos deve ser estimulado. (via linux.slashdot.org)

Saiba mais (linux.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 9:23 am

    Vamos ver quantos dias leva para aparecer uma notícia sobre a MS ter oferecido um caminhão de dinheiro pra reverter a decisão.

    Esse negócio é complexo. Trabalho atualmente em um órgão público e não é por falta de tentativa que eles estão tentando migrar pra plataforma livre. Mas a quantidade de softwares legados é imensa e a equipe é muito reduzida pra conseguirem portar tudo. Mas eles estão caminhando pra isso.

    John Doe (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 10:12 am

    Muito bom esse link Augusto. Lembro do discurso do Sérgio Amadeu em 2004 dizendo que os Ministérios seriam migrados em 12 meses. Ele só esqueceu de dizer que eram 12 meses Plutonianos.

    Espero que não estejam fazendo como alguns órgãos públicos no Brasil, que depois acabam aceitando doações gratuitas ou vendas com descontos generosos de windows e M$ Office e assim empurrar o problema de migração com a barriga para depois e depois.

    Migrar os servidores então é algo que eu nem sei como ainda se coloca como meta; já deveriam ter feito isso há anos.

    marck (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 2:08 pm

    seven-up???? isso ainda é existe????

    cardoso (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 2:37 pm

    Esqueci completamente o que ia falar. Maldito Augusto e sua seleção de imagens ilustrativas…

    Espero que não estejam fazendo como alguns órgãos públicos no Brasil, que depois acabam aceitando doações gratuitas ou vendas com descontos generosos de windows e M$ Office e assim empurrar o problema de migração com a barriga para depois e depois
    Manoel, muitos anunciam que vão migrar só pra pressionar a MS a dar o desconto.

    César Lemos (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 2:43 pm

    Seven-up é uma boa, mas não da gatinha com boquinha de cemitério…

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 5:41 pm

    Acredito que o governo do Vietnã não vai abandonar o software livre depois que descobrir suas vantagens: estabilidade, segurança…
    Na minha opinião, a comparação com o Brasil não vale, visto que a história dos dois países ser diferente.
    Lá houve guerra civil. Os interesses estrangeiros não devem ser assim tão fortes no ambiente público.

    Desculpem o comentário sobre as duas vietnamitas:
    A motorista tá precisando de um sutiã.
    E a carona é uma verdadeira dinamite!!!

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.