Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais sobre o SUSE Studio: Que tal um Linux Self Service?

“Que tal um Linux Self Service? Essa é a proposta do Suse Studio. Por enquanto o projeto está numa fase fechada, disponível apenas para convidados. É possível cadastrar seu e-mail e receber um aviso assim que estiverem aceitando novos usuários.

Mas se não quiser se cadastrar ou não quiser aguardar a aceitação e já quiser ter uma noção das possibilidades, pode experimentar o pioneiro(Linux Desktop) nesse processo, pois uma versão de Linux para sistema embarcados chamada FreeWRT já proporcionava essa possibilidade. Embora com opções menores de customização. O Custom Nimblex, uma pequena distribuição baseada em Slackware que te permite “saborear” sua própria distribuição Linux. Faça um teste e monte sua distro para entender a idéia, no final, caso queira é só baixar e utiliza-la em seu computador. (…)”

Enviado por Kevin-Moc (kevinmineirinho-tdbΘyahoo·com·br) – referência (querousarlinux.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Juliano R. (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 4:56 pm

    O inicio de um grande negócio!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 6:30 pm

    Assim que se tornar publico vou fazer uma e lançar aqui no Br-Linux a ISO pra galera :D

    LKRaider (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 7:21 pm

    [/sarcasm]

    Acho muito legal a idéia. Preciso de algo pequeno, com um gerenciador leve e as ferramentas do sistema. Pra que baixar um DVD inteiro, se posso criar essa personalização e baixar só os pacotes necessários ??? Não acho que a ferramenta sirva para “criar distros” e sim para casos específicos…

    Xis (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 9:33 pm

    Só lembrando que existem diversas distribuições que você carrega uma ISO com o básico (gcc, binutils, bash, vi e talvez mais alguns pacotes), e você pode customizar a distribuição a quente, apenas com o que vai precisar. Arch e Debian (netinst) são bons exemplos.

    Uma ISO pode ser útil caso você efetue diversas instalações com o mesmo perfil. Hoje costuma-se copiar uma imagem de uma instalação.

    O Fedora já possui ferramenta semelhante (se é que entendi direito a proposta). Com o Revisor você pode gerar a sua distro baseada em Fedora customizando os aspectos que julgar necessários; tudo em uma interface gráfica e bastante intuitiva.
    Para saber mais: http://www.techotopia.com/index.php/Create_Your_Own_Fedora_Distribution_with_Revisor

    laurocesar (usuário não registrado) em 6/02/2009 às 4:09 pm

    Lonely, pelo que entendi, um diferencial desse sistema do OpenSuse é que a ferramenta é online, vc não baixa nada até concluir sua customização, só depois de acabar de “montar” sua iso pela internet é que vc baixa ela. O Revisor faz a mesma coisa, a diferença é que é uma ferramenta local. Ah, é verdade, o Revisor pode baixar os pacotes da internet e montar a iso mas ele baixa primeiro depois monta a iso em seu computador. Não sei qual seriam as vantagens e desvantagens de cada processo, mas nunca tive muita sorte usando o Revisor (sempre ocorreram erros e desisti).

    um abraço.

    Oscar (usuário não registrado) em 6/02/2009 às 5:30 pm

    Slax tambem ja possui isso ha tempos.
    http://www.slax.org/build.php
    Pra que tanto alvoroco?
    Como ja disseram, ate o Fedora ja fez isso, nao é novidade alguma porem é válido divulgar esse projeto.

    Wallacy (usuário não registrado) em 6/02/2009 às 6:21 pm

    Uai… Offline o openSUSE também faz isso a muito tempo(Com o kiwi)….

    É tão difícil entender a diferença entre online e offline? Além do mais, por ser baseado no openSUSE build service, abre o leque de possibilidades para muito mais coisas que simplesmente personalizar uma distro, como também o fato de conseguir manter repositórios específicos para aquela personalização para sistemas ppc, x86 e x86_84.

    Além do mais o SUSE studio possui muito mais opções de personalização em uma interface muito mais amigável.

Este post é antigo (2009-02-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.