Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais detalhes sobre o provável aumento da aposta da Nokia no Maemo

A Nokia não nega e nem confirma, e um analista ouvido pela Reuters comentou que “o Maemo é claramente mais flexível que o Symbian, de modo que serve como melhor opção para aparelhos avançados que usam diversas tecnologias de tela e software de interface com o usuário em rápida evolução”, sem surpreender ninguém.

Veja também: Vídeo: N900 com Maemo 5 cada vez mais oficial, mas não vai ser baratinho.

Uso o Symbian diariamente, simpatizo com o Maemo, e estou curioso para ver como o mercado vai compará-lo com os ambientes da Apple, da Palm e da família Android, entre outros.

Segue trecho da cobertura da Reuters, via iG Tecnologia:

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, demonstrará seu primeiro aparelho acionado pelo Maemo, uma versão do Linux, na semana que vem, como parte do evento anual Nokia World, em Stuttgart, Alemanha, disseram as fontes.

Mas analistas afirmaram que é provável que não seja possível determinar antes do ano que vem se a Nokia será capaz de atingir seus objetivos.

(…) “Parece que o Maemo, ou pelo menos alguma forma derivativa do Linux, desempenhará papel importante entre os produtos de topo de linha da Nokia no próximo ano ou dois”, disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.

O sistema operacional Symbian, da Nokia, aciona metade dos aparelhos vendidos no mercado de celulares inteligentes, um volume superior ao total somado de seus rivais Apple, Research in Motion e Google. Mas os analistas afirmam que produtos baseados no Linux podem oferecer importantes vantagens. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 3:33 pm

    O Maemo atingiu uma certa popularidade no Brasil no semestre passado quando o Nokia N800 (que é um tablet, um computador de mão e não um celular/smartphone) caiu de R$799,00 para R$399,00 no varejo brasileiro.

    Muitos linuxers o compraram enxergando nele uma alternativa barata de PDA e com o trunfo de vir com o Linux. Eu tenho um N800 e outros amigos linuxers o tem também e até agora só temos coisas positivas para falar.

    É de saltar aos olhos o que pode fazer um dispositivo com baixo poder de processamento, armazenamento e de pequeno tamanho quando se adiciona a ele um sistema operacional feature-rich e moderno como o Linux.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 3:43 pm

    Possibilidade tem muitas, mas tem que ter um bom suporte de desenvolvedores de aplicativos, senão fica só na possibilidade.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 5:05 pm

    Bom lembrar que a empresa do monkey boy andou se aproximando da Nokia. Por enquanto só acordinho de Office e a fins, parece. Mas sabe como é, depois do primeiro beijo, já fica tudo mais fácil.

    Se as contas da Nokia apertarem, acionistas nervosos podem gritar por ofertinhas do pessoal da plataforma virus-friendly.

    Andriê (usuário não registrado) em 30/08/2009 às 11:50 am

    Pra mim o Maemo disparado a melhor plataforma móvel da atualidade. Nao vejo a hora da Nokia lançar a próxima versao do table com 3g. Vou comprar pra toda familia!

    Concordo que o fator que pode levar o Maempo a ser um sucesso é a oferta de sotwares. Sem isso, ele não vai ter futuro.

    luiz (usuário não registrado) em 30/08/2009 às 7:20 pm

    É o Linux dominando os dispositivos móveis, já tem android e maemo e depois o mundo.

    Thiago Bellini (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:02 am

    Parece ser legal…

    Mas ainda prefiro o meu G1 Android rooteado =D

Este post é antigo (2009-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.