Mais detalhes sobre o provável aumento da aposta da Nokia no Maemo
A Nokia não nega e nem confirma, e um analista ouvido pela Reuters comentou que “o Maemo é claramente mais flexível que o Symbian, de modo que serve como melhor opção para aparelhos avançados que usam diversas tecnologias de tela e software de interface com o usuário em rápida evolução”, sem surpreender ninguém.
Veja também: Vídeo: N900 com Maemo 5 cada vez mais oficial, mas não vai ser baratinho.
Uso o Symbian diariamente, simpatizo com o Maemo, e estou curioso para ver como o mercado vai compará-lo com os ambientes da Apple, da Palm e da família Android, entre outros.
Segue trecho da cobertura da Reuters, via iG Tecnologia:
Mas analistas afirmaram que é provável que não seja possível determinar antes do ano que vem se a Nokia será capaz de atingir seus objetivos.
(…) “Parece que o Maemo, ou pelo menos alguma forma derivativa do Linux, desempenhará papel importante entre os produtos de topo de linha da Nokia no próximo ano ou dois”, disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.
O sistema operacional Symbian, da Nokia, aciona metade dos aparelhos vendidos no mercado de celulares inteligentes, um volume superior ao total somado de seus rivais Apple, Research in Motion e Google. Mas os analistas afirmam que produtos baseados no Linux podem oferecer importantes vantagens. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
O Maemo atingiu uma certa popularidade no Brasil no semestre passado quando o Nokia N800 (que é um tablet, um computador de mão e não um celular/smartphone) caiu de R$799,00 para R$399,00 no varejo brasileiro.
Muitos linuxers o compraram enxergando nele uma alternativa barata de PDA e com o trunfo de vir com o Linux. Eu tenho um N800 e outros amigos linuxers o tem também e até agora só temos coisas positivas para falar.
É de saltar aos olhos o que pode fazer um dispositivo com baixo poder de processamento, armazenamento e de pequeno tamanho quando se adiciona a ele um sistema operacional feature-rich e moderno como o Linux.
Possibilidade tem muitas, mas tem que ter um bom suporte de desenvolvedores de aplicativos, senão fica só na possibilidade.
Bom lembrar que a empresa do monkey boy andou se aproximando da Nokia. Por enquanto só acordinho de Office e a fins, parece. Mas sabe como é, depois do primeiro beijo, já fica tudo mais fácil.
Se as contas da Nokia apertarem, acionistas nervosos podem gritar por ofertinhas do pessoal da plataforma virus-friendly.
Pra mim o Maemo disparado a melhor plataforma móvel da atualidade. Nao vejo a hora da Nokia lançar a próxima versao do table com 3g. Vou comprar pra toda familia!
Concordo que o fator que pode levar o Maempo a ser um sucesso é a oferta de sotwares. Sem isso, ele não vai ter futuro.
É o Linux dominando os dispositivos móveis, já tem android e maemo e depois o mundo.
Parece ser legal…
Mas ainda prefiro o meu G1 Android rooteado =D