“Mais de 10 especialistas”: Novell anuncia aumento em seu apoio oficial ao openSUSE
Pouco mais de uma semana após a divulgação de que a comunidade openSUSE estava considerando tornar default o KDE, de forma independente e possivelmente contrária ao interesse da Novell no GNOME, surge uma nota da empresa informando da decisão de aumentar os seus recursos dedicados ao projeto openSUSE, de forma a abandonar a atitude de “quando tiver tempo livre, por favor trabalhe no openSUSE”, e passar a ter uma equipe de “mais de 10 experts” da Novell para trabalhar apenas em questões da comunidade openSUSE.
Saiba mais (lwn.net).
Por mais que eu goste do OpenSuse, ri muito com a frase
“quando tiver tempo livre, por favor trabalhe no openSUSE”. Resume muito bem o estilo de parceria Caracu que alguns projetos de software livre adotam.
@Adilson Oliveira Cruz
Mas então o pessoal de lá é bom mesmo, porque se temos essa distro de qualidade apenas com o tempo livre… :)
Claro que tem toda a comunidade por trás, mas uma ajuda a mais sempre é bem vinda. :D
Excelente notícia!
Melhor distro com o o melhor gerenciador de janelas (KDE, óbvio).
Acredito que essa decisão tenha sido tomada antes do anúncio da possível mudança de DE do opensuse. Se isso acontecer, para a SUSE é melhor ainda, pois terão avaliadores bem próximos para uma possível volta às origens (KDE).
No inicio deste ano a Novell demitiu muita gente que trabalhava no openSUSE (não sei se foi divulgado o número exato) por causa da “crise econômica” (ultimamente tudo é por causa da “crise econômica”, não sei como não usaram ela pra justificar a gripe suina…)
http://www.osnews.com/story/21027/Novell_Lays_off_openSUSE_Workers
…logo, essa equipe de “mais de 10 experts” deve servir apenas para retomar o ritmo de desenvolvimento do ano passado.
Bem-vindo, com certeza (apesar de não usar o OpenSUSE), mas é apenas uma reposição fraca do que foi removido. O OpenSUSE precisa de muito trabalho. Em um benchmarch recente feito pelo Phoronix, o OpenSUSE perdeu fácil para os concorrentes Ubuntu (o mais rápido, os tempos mudam…), Mandriva (distro sensacional) e Fedora (usei pouco, achei que faltava as funcionalidades “interessantes” que temos no Ubuntu e Mandriva).
@trx64
Nos testes de desempenho realizados pelo Phoronix, as distribuições apresentaram resultados bastante parecidos. Em alguns testes o OpenSUSE foi o mais rápido e em outros o Ubuntu; ocorreu alguma diferença porque foi utilizada uma versão mais recente do kernel no Ubuntu.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=distro_four_way&num=1
Só o YAST já torna o OpenSUSE imbatível.
“Só o YAST já torna o OpenSUSE imbatível.”
Nao sei qual a graca que tem no YAST. Se eu quiser facilidade, sou muito mais o MCC do Mandriva.
Na minha opiniao, o sistema de repositorios e gerenciamento de pacotes do OpenSuse é um dos mais chatos e confusos. Se bem que depois do zypper melhorou muito. Quando era so pelo Yast, era brabo!
Mas na real, a mais simples e eficiente ferramenta de configuracao no linux continua sendo o VI.
Abs!
Com relação ao KDE, acho interessante que uma distro de peso adote-o como desktop padrão, uso GNOME, mas só estreitando a concorrência é que ele pode melhorar. Só fico um tanto chateado porque, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando exclusivamente nos “novos usuários”, e os velhos usuários, quando pensam em nós?
Tudo é voltado para os “novos”, facilidades de exportação de perfil, reparticionanento, tudo para facilitar a vida de que vem do uindous, mas fazer coisas simples como uma interface gráfica para configurar a rede sem dores de cabeça, como ocorre no uindous mesmo, e que interessaria a novos e velhos usuários, nunca vejo ninguém fazer… Estuda-se demais como atrair usuário, mas pouco em como mante-los.
Mas mudando de assunto, usei openSUSE por um tempo e gostei do YAST, facilita bastante a vida (de “novos” e “velhos”), só não gosto do gerenciamento de pacotes rpm, ainda prefiro o deb, acho superior.
Estou usando o OpenSUSE 11.1 com KDE 4.3 e Firefox 3.5, que criei usando o Suse Studio. Até agora só um problema: O firefox não associa automáticamente as extensões dos arquivos aos aplicativos, e quando tento gravar a associação marcando o checkbox “memorizar a dcisão para este tipo de arquivo” , para alguns tipos de arquivos, ele simplesmente não memoriza (pps, ppt, pdf…) e outros sim (doc, xls,docx). Alguém sabe a solução para que o firefox busque a associação de arquivos do próprio KDE (o que deveria estar funcionando)?
Um abraço!