Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Mais de 10 especialistas”: Novell anuncia aumento em seu apoio oficial ao openSUSE

Pouco mais de uma semana após a divulgação de que a comunidade openSUSE estava considerando tornar default o KDE, de forma independente e possivelmente contrária ao interesse da Novell no GNOME, surge uma nota da empresa informando da decisão de aumentar os seus recursos dedicados ao projeto openSUSE, de forma a abandonar a atitude de “quando tiver tempo livre, por favor trabalhe no openSUSE”, e passar a ter uma equipe de “mais de 10 experts” da Novell para trabalhar apenas em questões da comunidade openSUSE.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson Oliveira Cruz (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 2:52 pm

    Por mais que eu goste do OpenSuse, ri muito com a frase
    “quando tiver tempo livre, por favor trabalhe no openSUSE”. Resume muito bem o estilo de parceria Caracu que alguns projetos de software livre adotam.

    Antonio (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 3:45 pm

    @Adilson Oliveira Cruz

    Mas então o pessoal de lá é bom mesmo, porque se temos essa distro de qualidade apenas com o tempo livre… :)

    Claro que tem toda a comunidade por trás, mas uma ajuda a mais sempre é bem vinda. :D

    Tilt (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 5:10 pm

    Excelente notícia!
    Melhor distro com o o melhor gerenciador de janelas (KDE, óbvio).

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 5:51 pm

    Acredito que essa decisão tenha sido tomada antes do anúncio da possível mudança de DE do opensuse. Se isso acontecer, para a SUSE é melhor ainda, pois terão avaliadores bem próximos para uma possível volta às origens (KDE).

    Moop (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 6:50 pm

    No inicio deste ano a Novell demitiu muita gente que trabalhava no openSUSE (não sei se foi divulgado o número exato) por causa da “crise econômica” (ultimamente tudo é por causa da “crise econômica”, não sei como não usaram ela pra justificar a gripe suina…)
    http://www.osnews.com/story/21027/Novell_Lays_off_openSUSE_Workers
    …logo, essa equipe de “mais de 10 experts” deve servir apenas para retomar o ritmo de desenvolvimento do ano passado.

    trx64 (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 7:37 pm

    Bem-vindo, com certeza (apesar de não usar o OpenSUSE), mas é apenas uma reposição fraca do que foi removido. O OpenSUSE precisa de muito trabalho. Em um benchmarch recente feito pelo Phoronix, o OpenSUSE perdeu fácil para os concorrentes Ubuntu (o mais rápido, os tempos mudam…), Mandriva (distro sensacional) e Fedora (usei pouco, achei que faltava as funcionalidades “interessantes” que temos no Ubuntu e Mandriva).

    Haisen (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 8:16 pm

    @trx64

    Nos testes de desempenho realizados pelo Phoronix, as distribuições apresentaram resultados bastante parecidos. Em alguns testes o OpenSUSE foi o mais rápido e em outros o Ubuntu; ocorreu alguma diferença porque foi utilizada uma versão mais recente do kernel no Ubuntu.

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=distro_four_way&num=1

    Só o YAST já torna o OpenSUSE imbatível.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 14/08/2009 às 12:36 am

    “Só o YAST já torna o OpenSUSE imbatível.”

    Nao sei qual a graca que tem no YAST. Se eu quiser facilidade, sou muito mais o MCC do Mandriva.
    Na minha opiniao, o sistema de repositorios e gerenciamento de pacotes do OpenSuse é um dos mais chatos e confusos. Se bem que depois do zypper melhorou muito. Quando era so pelo Yast, era brabo!
    Mas na real, a mais simples e eficiente ferramenta de configuracao no linux continua sendo o VI.

    Abs!

    Neto (usuário não registrado) em 14/08/2009 às 10:15 am

    Com relação ao KDE, acho interessante que uma distro de peso adote-o como desktop padrão, uso GNOME, mas só estreitando a concorrência é que ele pode melhorar. Só fico um tanto chateado porque, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando exclusivamente nos “novos usuários”, e os velhos usuários, quando pensam em nós?
    Tudo é voltado para os “novos”, facilidades de exportação de perfil, reparticionanento, tudo para facilitar a vida de que vem do uindous, mas fazer coisas simples como uma interface gráfica para configurar a rede sem dores de cabeça, como ocorre no uindous mesmo, e que interessaria a novos e velhos usuários, nunca vejo ninguém fazer… Estuda-se demais como atrair usuário, mas pouco em como mante-los.
    Mas mudando de assunto, usei openSUSE por um tempo e gostei do YAST, facilita bastante a vida (de “novos” e “velhos”), só não gosto do gerenciamento de pacotes rpm, ainda prefiro o deb, acho superior.

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/08/2009 às 8:42 pm

    Estou usando o OpenSUSE 11.1 com KDE 4.3 e Firefox 3.5, que criei usando o Suse Studio. Até agora só um problema: O firefox não associa automáticamente as extensões dos arquivos aos aplicativos, e quando tento gravar a associação marcando o checkbox “memorizar a dcisão para este tipo de arquivo” , para alguns tipos de arquivos, ele simplesmente não memoriza (pps, ppt, pdf…) e outros sim (doc, xls,docx). Alguém sabe a solução para que o firefox busque a associação de arquivos do próprio KDE (o que deveria estar funcionando)?

    Um abraço!

Este post é antigo (2009-08-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.