Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Maemo 5: Análise – e centenas de screenshots – do sistema do Nokia N900

O tablet/celular N900 foi anunciado há pouco tempo pela Nokia, e desperta curiosidade pela nova versão do Maemo, distribuição de Linux cujas versões anteriores animaram os tablets prévios da empresa nórdica.

Esta análise ilustrada do Mobile Review focaliza o Maemo em detalhes, com atenção aos recursos do ambiente e de cada um dos aplicativos pré-instalados.

Continuo querendo 2 ou 3 destes aparelhinhos, mas aguardo pra saber quando chegarão oficialmente ao Brasil e a que preço.

Saiba mais (mobile-review.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Francisco (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 4:35 pm

    Essa imagem é do N810 Wimax Edition, que roda Maemo 4.1 Diablo.
    Para ver qual é o N900, entre em http://maemo.nokia.com

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 4:41 pm

    Nunca usei, mas os vídeos são de empolgar qualquer um:
    http://www.youtube.com/watch?v=Au_uRmoy8Fs

    João (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 5:04 pm

    O Futuro já é do Android. Dificilmente outras empresas lançarão celulares baseados no Maemo. A Nokia ficou parada por muito tempo e viu sua participação no mercado despencar de uns 2 anos para cá. Symbian já está morto. Windows Mobile não deve decolar mais, nem com o lançamento da sua versão 7. Android ainda é o único que pode competir com o Iphone.

    Abs,

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 5:10 pm

    Aposto no maemo. E no android também e no iphone também. São todos muito bons. E o futuro não é e sim será! hahahahaha.

    euein (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 8:37 pm

    O Android e o Maemo visam mercados diferentes. O Android visa o mesmo mercado do Symbian, celulares mais lowend. O Maemo é para celulares highend. Convenhamos, o N900 tem o mesmo poder computacional de um netbook top de linha.

    Beto (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 8:48 pm

    Pelo que entendi o N900 não é celular, está mais para um handheld.

    Beto, o N900 é um celular também.

    Tóin (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 9:49 pm

    Putz, com esse videozão… é esse que eu quero! (Enquanto não fizerem propaganda de um mais bonito.)

    João (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 8:34 am

    @euein

    Então se o o Maemo é para celulares highend, qual seria os seus reais competidores? Não existe? Se não existe ele é considerado o melhor celular do mundo? Acho que não. Os novos aparelhos baseados com o Android já tem configuração igual ou superior do N900, então esse negócio que é para celuares highend não cola. Já ouviu falar em algum fabricante de celular que vai lançar algum modelo baseado no Maemo(sem ser a Nokia)? Também não. Realmente os fabricantes não querem desenvolver celulares em tantas plataformas aumentando os seus custos de produção (Android, Maemo, Symbiam, Windows Mobile, LiMo, etc.). Hoje você só vê novos lançamentos baseados no Android ou no Windows Mobile. Não adianta, Maemo não vai pegar. Torço para o Android ser o celular mais promissor e deixar a Microsoft fora deste mercado.

    Sds,

    Curioso (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 10:01 am

    Maemo = Linux – Totalmente livre que tem o patrocínio da Nokia que é dona do QT4.

    Androide = usa parte do Linux – Totalmente livre, mas na mão da poderosa Google que é a Microsoft da internet.

    Realmente acho que tem espaço para os dois, mas o Maemo = Nokia = QT4 realmente tem feito uma ótima combinação e sem dúvida o N900 vem para brigar entre os melhores.

    Já o Androide que já esta no mercado a quase 1 ano, não mostrou ainda toda esta força.

    thiagopriest em 6/10/2009 às 10:24 am

    Eu ainda vou comprar o meu tbm!

    Vinicius (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 10:26 am

    O Maemo só é utilizado pela Nokia. Não há nem rumores que outros fabricantes vão lançar celulares com o Maemo. O Android já tem vários celulares no mundo, com previsão de diversos outros lançamentos ainda em 2009. Grandes fabricantes tem apostado quase que todas as fichas no Android, como é o caso da Motorola. HTC também tem contribuido bastante. Samsung, LG , Acer, Dell e vários outros fabricantes já tem modelos que ainda serão lançados. Estas empresas não querem lançar celulares com Maemo. O mesmo caso é o WebOS utilizado somente pela Palm. Iphone não conta, porque somente a Apple vai lançar celulares baseados no Iphone OS. O Symbian ninguém utiliza mais (somente a Nokia). O Windows Mobile tem a interface mais feia do mundo. A loja de aplicativos Android Market já é bem grande.Com o patrocínio da Google acredito que o Android esteja redodinho daqui um ano. Se tornará o sistema dominante já em 2011 ou 2012.

    Abs,

    euein (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 1:11 pm

    @João, Até agora não vi nenhum celular com configuração semelhante à do N900. Mesmo o iPhone possui configuração bastante inferior.

    Droid (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 1:52 pm

    O problema do Maemo é que só a Nokia faz aparelhos baseados nele. Android realmente é mais promissor.

    João (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 2:36 pm

    @euein. O Iphone 3GS já tem configuração muito parecida com o N900. O pessoal da Apple ainda tem que melhorar a câmera dele, que ainda é muito fraquinha.

    Abs

    euein (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 3:19 pm

    Realmente, o 3GS também tem um Cortex-A8. Não estava sabendo.

    Diogo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 3:27 pm

    Symbian morto? Você não pode estar falando sério! Symbian domina o mercado e o S60v5 está ganhando muitos adeptos, como Samsung s Sony Ericsson. A Nokia pretende dominar definitivamente o mercado de S.O. de celulares, e ela tem meios pra isso, o Maemo é muito mais trabalhado e poderoso que o Android, roda OpenGL por naturesa, vem com firefox, interface gráfica é maravilhosa! Enfim, o único capaz de superar o symbian! A Nokia não dormiu no ponto, se alguém tinha que superar o Symbian, que seja um S.O. dela mesmo!

    Diogo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 3:30 pm

    Outra coisa…
    “Só a Nokia usa”
    O que isso significa? Que o maior fabricante de celulares (e cãmeras digitais) usa! Isso já basta pra dominar o mercado.

    John (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 3:49 pm

    Da uma olhada na Netapplications e ve que o Symbian e a Nokia que já foram reis nesta área e estão cada vez perdendo mais usuários.
    http://marketshare.hitslink.com/

    Hoje o Iphone já domina o mercado de mobile na Internet(com apenas 3 anos). Cade os lançamentos de outros celulares com Maemo(sem ser a Nokia)?

    Hoje ficar aguardando até 1 ano para o lançamento de celulares na plataforma Maemo, significa somente ampliação da vantagen do Iphone e Android. Da uma olhada nestas estatisticas http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-10/4AC74AB9.html. O Symbian já não é mais o rei.

    Neste quesito prefiro o Android em relação a todos os outros SO, já tem o apoio de vários fabricantes e não somente da Nokia no caso da Maemo, ou WebOS no caso da Palm.

    Sds,

    Diogo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 5:48 pm

    É natutal que o symbian tenha perdido cotas, afial, num passado não muito distante, só tinha ele e o péssimo windows mobile! Hoje a gama é muito grande. Mas quem conhece, sabe que o s60v5 é espetacular, seu amadurecimento lhe dá grande vantagem. A Nokia já tava preparando o terreno pra entrar com o maemo a muito tempo, faz tempo que eles colocam dinheiro na fundação mozilla e estão financiando o port do firefox para o qt. Outro detalhe é que no beta labs da Nokia, temos aplicatios compatíveis com os 2 s.o. Quem sabe não haverá uma certa compatibilidade entre o maemo e a api do s60.

    elton (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 7:05 pm

    Maemo é GTK e não QT!!
    http://en.wikipedia.org/wiki/Maemo
    http://en.wikipedia.org/wiki/Hildon

    euein (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 7:36 pm

    Já o Symbian vai ser Qt na próxima versão. Eles vão trocar a API de GUI atual do Symbian pelo Qt.

    Diogo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 8:02 pm

    Maemo pode ser GTK, mas a Nokia não comprou o OT em vão. Apoiar desenvolvimento de aplicativos usando o QT e principalmente o Firefox.
    Podem fazer o alarde que for em cima dos browsers com webkit, mas sempre que aparece um bom browser com o Geko, vira o melhor rapidinho! Nos dispositivos móveis não é diferente, pro S60 tem o Skyfire e agora vem o Fennec no N900! Geko é eterno!

    Marcos (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 11:17 pm

    “O Iphone 3GS já tem configuração muito parecida com o N900. O pessoal da Apple ainda tem que melhorar a câmera dele, que ainda é muito fraquinha.”
    Camera, bluetooth capado, precisa de autorização da Apple pra vender produto, só integra com produtos da fabricante, …

    Diogo (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 11:51 pm

    O iPhone agora que mehorou um pouquinho, precisa de muito hardware pra fazer pouca coisa, o S.O. é muito pesado se comparado ao Symbian, o 5800 com mais de 200mhz a menos roda igual ao 3GS, o N97 mesmo sem gpu dedicada, não perde pro iPhone, só falta um pouco mais de desenvolvimento pra plataforma Ngage. Já o N900.. Bom, procurem no youtube por N900 games, dá pra ver que o Maemo tá rodando tão leve quanto o Symbian e aproveita muitomais o hardware poderoso do N900.
    Pra mim, os S.Os. modernos de celular estão dispostos assim:
    Windows Mobile <<<<< Iphone OS <<< Android << Symbian < Maemo

    Vini (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 7:53 am

    Segue a ordem do que eu acho mais promissores:

    WebOS <<<<< Symbian <<<<Windows Mobile <<< Maemo << IphoneOS < Android. Sem o apoio dos fabricantes, Maemo, Symbian e WebOs não tem como competir com o Android. Embora o IPhoneOS só seja utilizado pela Apple, ela tem uma grande vantagem a Marca. Conheço gente que diz que os produtos da Apple são os melhores. Não acho. Mas opiniao é opinião.

    O Windows Mobile apesar de ser um produto ruim ainda tem o apoio de vários fabricantes, que insistem em colocar um sistema tal antigo e feio nos seus celulares.

    Sds,

    Rafael (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 1:33 pm

    O N900 não é isso tudo, com um processador de 600MHZ e 256 MB de RAM, na verdade já será lançado defasado, perto dos 800 MHZ do Samsung OmniaPRO e do processador Qualcomm de 1 GHz do HTC HD 2 com 448 MB de RAM, lí na net que vazaram as especificações do Xperia X3 ehauehaue parece piada né? Nem lançou o X2, já tem o X3, o Xperia X3 terá o processador Qualcomm de 1 Ghz! Na minha opinião, o que mais importa atualmente é o escolha do sistema! Windows Mobile, Android, Maemo ou Symbian? O Windows mobile tem a vantagem de já está a um bom tempo no mercado, o Google Android é uma grande promessa, do Maemo ainda não sei o que dizer, enquanto isso o Symbian parece que realmente vem perdendo cada vez mais espaço!

    Rafael (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 1:53 pm

    Humm… o pessoal desse fórum tá muito desatualizado… o N97 não é melhor que o Iphone 3GS nunca! Ainda tenho a audácia de dizer que o N97 perde pra o Omnia e o Xperia X1! O celular é uma fraude, processador desafadíssimo com Symbian, sem aceleração gráfica? ehauehauehe não pago nem 800 reais nesse celular! A Nokia mais uma vez deu um tipo no pé, a questão é que antes as pessoas iam muito pela marca, a Nokia sempre foi consagrada, mas ultimamente as coisas estão mudando, o mercado tá cada vez mais exigente, mas parece que a Nokia parou no tempo!

    Rafael (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 1:54 pm

    Humm… o pessoal desse fórum tá muito desatualizado… o N97 não é melhor que o Iphone 3GS nunca! Ainda tenho a audácia de dizer que o N97 perde pra o Omnia e o Xperia X1! O celular é uma fraude, processador desafadíssimo com Symbian, sem aceleração gráfica? ehauehauehe não pago nem 800 reais nesse celular! A Nokia mais uma vez deu um tipo no pé, a questão é que antes as pessoas iam muito pela marca, a Nokia sempre foi consagrada, mas ultimamente as coisas estão mudando, o mercado tá cada vez mais exigente, e parece que a Nokia parou no tempo!

Este post é antigo (2009-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.