Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux personalizado em 15 minutos com o SUSE Studio

Leia também: Distribuições à la carte: Novell anuncia o SUSE Studio 1.0.

Enviado por Cristiano Rohling (cristiano·rohlingΘgmail·com):

“Que tal criar um Linux customizado para suas necessidades de forma rápida e sem suar quase nada? Esta é a proposta do SUSE Studio, um impressionante serviço web cuja versão final foi lançada pela Novell no último dia 28 de julho.

No SUSE Studio qualquer internauta pode em poucos minutos criar uma “distro” baseada no SUSE Linux. Não são necessários grandes conhecimentos técnicos: basta apenas seguir a sequência de passos apresentada pelo site e o sucesso é certo.

Por onde eu começo? – Acesse o http://www.susestudio.com. Na página inicial, você será saudado por um simpático robozinho, e se tiver tempo e disposição, poderá até mesmo assistir a um screencast explicativo sobre o serviço. (…)” [referência: geeknologia.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    liunz (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 10:05 am

    Tem algum serviço semelhante para o UBUNTU ou MINT?

    []´s

    Gabriel (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 11:28 am

    Muito Bom MESMO.. E seria muito legal se tivesse pra Ubuntu e Mint. Mas acho que não têm,

    zina (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 12:44 pm

    somente suse. Muito bom o serviço

    Lauro César (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 2:39 pm

    Criei uma Iso personalizada com a base do OpenSUSE 11.1 e mais KDE 4.3, Openoffice 2.1 e Firefox 3.5 e estou muito satisfeito. Ficou ótimo!

    Frank (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 7:25 pm

    O Slax também disponibiliza downloads personalizados através do seu Build Slax.

    Ubuntu e Mint não têm nada nesse sentido, porém, com um pouco de conhecimento, é possível personalizar o Ubuntu usando o Ubuntu Minimal CD e a ferramenta apt-get.

    Wallacy (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 1:27 pm

    No caso o nivel de personalização do SUSE studio é maior que o do Slax.

    No SuSE studio, a ideia é criar “outra distro” baseado no SUSE.

    Você pode trocar o nome da distro (ele muda todas as referencias), papel de parede, slash, usuarios e senhas padrões (interessante para live-cds), configurar que como vai funcionar o acesso a rede, abrir portas no firewall, definir time zone e idiomas padrões, trocar a logo da distro, adicionar suas proprias eulas, pré configurar o mysql, escolher qual usuário vai logar no sistema, e ainda pode adicionar scripts para alterar a distro logo apos o build ou mesmo scripts que vão rodar na inicialização com o sistema.

    Uma das características mais interessante do suse studio é a de poder carregar seus próprios pacotes para dentro do build.

    Em fim, se você deseja uma simples personalização dos pacotes, basta seguir um template e pronto se não você pode refinar sua distro em diversos níveis antes mesmo de decidir se vai criar um live-cd, uma imagem de disco, uma maquina virtual, etc…

Este post é antigo (2009-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.