Linux personalizado em 15 minutos com o SUSE Studio
Leia também: Distribuições à la carte: Novell anuncia o SUSE Studio 1.0.
Enviado por Cristiano Rohling (cristiano·rohlingΘgmail·com):
No SUSE Studio qualquer internauta pode em poucos minutos criar uma “distro” baseada no SUSE Linux. Não são necessários grandes conhecimentos técnicos: basta apenas seguir a sequência de passos apresentada pelo site e o sucesso é certo.
Por onde eu começo? – Acesse o http://www.susestudio.com. Na página inicial, você será saudado por um simpático robozinho, e se tiver tempo e disposição, poderá até mesmo assistir a um screencast explicativo sobre o serviço. (…)” [referência: geeknologia.wordpress.com]
Tem algum serviço semelhante para o UBUNTU ou MINT?
[]´s
Muito Bom MESMO.. E seria muito legal se tivesse pra Ubuntu e Mint. Mas acho que não têm,
somente suse. Muito bom o serviço
Criei uma Iso personalizada com a base do OpenSUSE 11.1 e mais KDE 4.3, Openoffice 2.1 e Firefox 3.5 e estou muito satisfeito. Ficou ótimo!
O Slax também disponibiliza downloads personalizados através do seu Build Slax.
Ubuntu e Mint não têm nada nesse sentido, porém, com um pouco de conhecimento, é possível personalizar o Ubuntu usando o Ubuntu Minimal CD e a ferramenta apt-get.
No caso o nivel de personalização do SUSE studio é maior que o do Slax.
No SuSE studio, a ideia é criar “outra distro” baseado no SUSE.
Você pode trocar o nome da distro (ele muda todas as referencias), papel de parede, slash, usuarios e senhas padrões (interessante para live-cds), configurar que como vai funcionar o acesso a rede, abrir portas no firewall, definir time zone e idiomas padrões, trocar a logo da distro, adicionar suas proprias eulas, pré configurar o mysql, escolher qual usuário vai logar no sistema, e ainda pode adicionar scripts para alterar a distro logo apos o build ou mesmo scripts que vão rodar na inicialização com o sistema.
Uma das características mais interessante do suse studio é a de poder carregar seus próprios pacotes para dentro do build.
Em fim, se você deseja uma simples personalização dos pacotes, basta seguir um template e pronto se não você pode refinar sua distro em diversos níveis antes mesmo de decidir se vai criar um live-cd, uma imagem de disco, uma maquina virtual, etc…