Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux para Idosos

Enviado por Igor Sbampato Mol Bessa (igorΘyrado·com):

“A ideologia de liberdade presente no mundo da informática, movida pelos movimentos favoráveis ao software livre, no qual o Linux se inclui, facilitam o tão sonhado processo de inclusão digital para idosos.

O website Discount Age, que trabalha com descontos para idosos em compra de produtos, ciente das dificuldades que seu público-alvo enfrenta ao utilizar computadores, condição necessária para acessar o referido site e fazer compras, teve a ideia de construir um computador simples de usar, voltado para estes idosos. Em parceria com a empresa Wessex Computers, o computador foi desenvolvido com o nome de SimplicITy, sendo vendido na média de 299 (R$862) e 526 libras (R$1514). A fim de que o sistema fosse o mais simples possível de se usar, a interface de interação, denominada de Square One, possui somente seis opções, que levam o usuário diretamente aos recursos mais fundamentais de um computador moderno, como acesso à e-mails e websites, utilizando o Linux, sistema operacional livre, como plataforma.” [referência: yrado.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hell (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 5:35 pm

    É incrível como os idosos são tão idosos, você pode até desenvolver um programa que tenha e use apenas um botão e uma caixa de texto e outra de visualização para tudo do sistema e ainda sim a maioria dos idosos continuará dizendo que o sistema precisa ser mais simples.

    Recentemente eu fiz um sistema em PHP para inclusão e deleção de imagens de um banner na empresa onde trabalho, o sistema só tinha apenas dois botões (idéia da funcionária de lá, pois antes eu fizera apenas com um botão que tanto excluia quando adicionava), uma área onde selecionava visualizando as imagens, um campo para adição de imagens (com opção de de acionar a categoria e um outro texto qualquer) e uma área de visualização do banner funcionando em tempo real.

    Dá para acreditar que pediram um manual altamente descritivo e explicando passo a passo como se usa detalhadamente o sistema.

    Atualmente venho trabalhando em um sistema que usa uma nova abordagem, no caso uma imagem vale mais que mil palavras, por enquanto estou desenvolvendo, mas terminando poderei avaliar se compensa ou não tal abordagem de forma mais simplificada.

    William Armstrong BSSN (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 7:46 pm

    Use o MobLin 2.1 super prático e fácil de usar.

    www . moblin . org

    Bremm (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 9:38 pm

    Isso não é um caso isolado que deveria ser tratado por idade. É um preconceito dizer nas entrelinhas que “todo idoso é inepto para informática”. O que falta é meramente treinamento. Dirigir um automóvel ou motocicleta é mais complexo do que mandar-se e-mails, pois a quantidade de cálculos matemáticos mentais durante uma operação aparentemente simples como o balizamento (estacionamento) é monstruosa. A diferença reside no método de aprendizagem, porque por mais complexa que seja a atividade, repetindo-a “n” vezes fará com que ela seja facilmente lembrada.

    É por isso que as pessoas normalmente reclamam das mudanças nas interfaces gráficas a cada nova versão. E pasmem, existe ainda um problema similar nos automóveis, pois as únicas coisas realmente padronizadas são a posição dos pedais e volante, por questões óbvias de segurança.

    Welington (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 10:34 pm

    Brem,

    Você disse tudo. Estamos vivendo numa sociedade hipócrita que prega a igauldade de direitos e abomina a discriminação, mas para isso ela cria leis e conceitos altamente preconceituosos.

    Atualmente temos leis para proteger a mulher, para proteger os índios, para proteger os afrodecendentes, homosexuais, crianças e até animais. Mas Cidadoes como eu, que não se enquadra em nenhuma dessas categorias sou defendido por que lei!?

    Espero que algum dia uma mente genial me responda: “Ué.. você é defendido pelas leis do país” e ao dizer isso o cara se toque que esta mesma lei que vale pra mim vale para todos, logo não precisaria dessa lixarada que que chamam de lei de proteção ao XXXX inventada para agradar uns e outros.

Este post é antigo (2009-11-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.