Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux mais rápido e mais leve com as dicas da Linux Format

O TuxRadar publicou na íntegra um recente artigo da ótima revista inglesa Linux Format, apresentando uma grande coleção de dicas para aumentar o desempenho do PC rodando Linux e uma série de aplicativos comuns. Algumas são mais eficazes do que outras, mas vale a leitura de modo geral.

Enviado por Gabriel Duarte (gabrieldΘimpa·br):

“Foram-se os dias em que você poderia fazer um copo de chá e bebê-lo no tempo em que seu computador levava para dar boot (com uma notável diferença). Nesta base, você poderia pensar que suas máquinas com Linux estão desempenhando sua melhor velocidade, certo? Tristemente, isso nem sempre é o caso.” [referência: tuxradar.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Faltou só falar dos utilitários “rcconf/ntsysv/yast2″, e o desabilitar de serviços sem utilidade para a finalidade do PC/Server a ser otimizado =)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 6:26 pm

    Gostei muito do artigo, já está nos meus favoritos pra quando chegar em casa dar aquele grau no meu pc :D

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 6:27 pm

    Só pra constar, ainda dá pra melhorar e muito os parâmetros do hdparm do que os que foram citados no artigo.

    apt (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 9:41 am

    A dica do apt-fast apesar de funcionar aponta para um script que claramente tem alguns erros. Fico imaginando o estrago que ficar copiando essas receitas de bolo por aí sem verdadeiramente compreendê-las não possa causar. Me causou espanto o autor do artigo não ter notado isso e simplesmente ter repassado a informação aos seus leitores.

    aptitude (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 10:58 am

    apt, o autor apenas democratiza a informação. Se alguém que escreve errado, não sabe fazer contas e tem uma péssima interpretação de texto resolve se passar por “cirurgião”, se enveredando pelas entranhas do sistema, e acontece algo errado, a culpa é exclusivamente de quem se mete a fazer isso, e não do autor.
    Especialmente porque não consigo acreditar que algum sysadm sério e que tenha responsabilidades sobre máquinas e serviços vá aplicar isso sem ter o conhecimento. Caso contrário, não é um profissional sério.
    E para as máquinas caseiras, bem, são as máquinas caseiras. Direito do dono de destruí-la do melhor modo que encontrar, se assim o desejar.

    synaptic (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 11:23 am

    Só eu que não entendi como tornar as opções do hdparm permanentes utilizando “System > Administration > Services” e o gksudo?

    varilon (usuário não registrado) em 8/11/2009 às 11:40 am

    Que evolução do linux!!! As ferramentas de instalação até comentam em blogs!

    wooohooooooo!

    uyuyuyu@9uyoiuoiu.com (usuário não registrado) em 9/11/2009 às 12:28 am

    já fiz 80% destas mudanças e o resultado final não foi lá essas coisas. O melhor mesmo é usar o debian que é muito mais rápido.

Este post é antigo (2009-11-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.