Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine de julho: gestão de TI tem solução?

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“Já está à venda no site (e em breve nas melhores bancas) a edição de julho da Linux Magazine, que apresenta ferramentas e técnicas para eliminar de vez a bagunça dos departamentos de TI.

SOLUÇÃO COMPLETÍSSIMA: O competente GLPI mantém organizados todos os aspectos dos ativos de TI, desde componentes dos desktops até os contratos de compra dos servidores. Ele vale a pena!

REDE CLARA: Se o Nagios é o olho que monitora tudo na rede, que tal usar o NagVis para visualizar a rede de forma simples, bonita e, acima de tudo, eficaz?

SAMBA + AD + SHELL: O Samba já contém facilidades para “conversar” com o Microsoft AD. Veja como o Shell Script pode entrar nesse papo para facilitar ainda mais o gerenciamento de ambos.

E nas demais seções:

REDES: CONTROLE DE TRÁFEGO
Se seu roteador já utiliza Linux, acrescente o WebHTB para monitorar e gerenciar com precisão a banda de rede usada por cada cliente. Não tem erro.

SEGURANÇA: Prevenção de Intrusão – mitos e realidade (artigo liberado)
Em segurança, não basta instalar o IPS e achar que a rede está segura. Entenda os fundamentos da atuação dos IPSs e IDSs para se proteger ao máximo.

TÚNEIS E MAIS TÚNEIS: Nosso especialista em segurança Kurt Seifried demonstra como e por que criar túneis exóticos sobre ICMP, DNS e até HTTP.

OPENSOLARIS (artigo liberado): No terceiro artigo da série, entenda como instalar, cconfigurar e usar periféricos como impressoras, scanners e câmeras digitais no OpenSolaris.

GNU, LINUX e GNU/Linux (artigo liberado): Essa questão de (re)nome é avaliada por Alexandre Oliva, que afirma que a única justificativa para utilizar apenas o nome “Linux” é que “sempre fizemos assim”.

JAVA NO LINUX: Você conhece as diferentes JVMs, JREs e JDKs de código aberto disponíveis? Será que você está mesmo usando a mais adequada para o seu caso?

PYTHON + C# + .NET: A linguagem Boo oferece o melhor de três mundos. Vale a pena conhecê-la!

ENTREVISTA: MICROSOFT E AS INICIATIVAS DE INTEROPERABILIDADE (artigo liberado): Entenda como a Microsoft vem agindo na tentativa de promover a interoperabilidade com o Software Livre.

MADDOG: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Precisamos de mais engenheiros de software com qualidade.

AUGUSTO CAMPOS (artigo liberado): Com a chegada dos scripts aos celulares, desenvolver para essas plataformas se torna muito mais fácil e convidativo.

ALEXANDRE BORGES: Grids computacionais são uma solução muito promissora para diversas exigências dentro das empresas.

CHARLY: O balanceador de carga HAProxy não apenas distribui a carga entre os servidores, como também afugenta o medo de grandes arquivos de configuração.

ZACK BROWN: Um compilador dentro do kernel? Será que vinga?

PABLO: As novidades do kernel 2.6.30.

CEZAR TAURION: A INTERNET DAS COISAS
No futuro, podemos ter dispositivos e softwares interligados em todo o planeta, de forma a alterar profundamente o modo como o mundo se comporta.

EDITORIAL: Os padrões abertos finalmente estão conquistando o mercado móvel (artigo liberado)

Está faltando algum assunto na Linux Magazine? Fale conosco em cartas@linuxmagazine.com.br e sugira, critique, opine! Nós queremos ouvir você.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lewis (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 6:16 pm

    Muito acertivo o editorial.

    Conan (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 8:34 pm

    É a revista Caras do universo open source!!!

Este post é antigo (2009-07-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.