Linux em hardware modesto: TinyCore 2.0
Da cobertura do iG Tecnologia:
“A distribuição Linux TinyCore, uma das menores da atualidade, chegou à versão 2.0 nesta semana. Na lista de mudanças estão novas versões de aplicativos já existentes e atualizações de scripts e ferramentas de configuração que provêem funcionalidade básica.
![Giant abacus.jpg - fonte: Giant abacus.jpg (imagem JPEG, 350x424 pixels) (http://www.ladybird toys.co.uk/files/Giant%20abacus.jpg)](http://img.efetividade.net/img/xtra/Giant-abacus.jpg)
Mas a mudança mais interessante é uma “versão alternativa” do TinyCore, batizada de Micro Core. Para quem não conhece, a TinyCore faz jus ao nome, colocando um sistema operacional Linux básico com interface gráfica e ferramentas de rede em apenas 11 MB. Eliminando a interface gráfica, o MicroCore consegue ser ainda menor, apenas 7 MB.
Claro que não dá para colocar muita coisa em 11 MB, mas é aí que está o “pulo do gato”: com um sistema de módulos, e vários deles já disponíveis na internet, é possível adicionar mais recursos ao TinyCore e moldá-lo para ser exatamente o que você precisa. Quer navegar na internet com o Firefox? Existe um módulo para isso. Precisa de ferramentas de rede para trabalhar? idem.
Mesmo “incrementado” o TinyCore continua pequeno, e cabe até mesmo naquele velho pendrive de 128 MB encostado no fundo da gaveta. (…)”
De tantos Linux que vem surgindo sempre com a mesma conversinha de “voltado para usuários iniciantes” e com “interfaces customizadas” estava mesmo faltando um que preenchesse a lacuna dos micro-linux. Alguém se lembra do DSL?
O tinycore, pelo menos a versao 1.2, eh um grande conceito. Da para remasterizar “a seco” ate de dentro do Windows. Mas eh aquela historia:
Quantos bons produtos foram descartados por conta de “especilistas” na midia “especializada” os terem desqualificado.
A questao eh:
Se voce tem computadores com poucos recursos e precisa personaliza-los para cada usuario, TyniCore eh a resposta.
PS:
Pretendo testar a versao 2.0 que, surpresa, eh possivel de ser baixada por conecçao dial-up (a unica).
Ops!!!!
Eu queria dizer “conexao”.
Madrugada, vespera de feriado, sabe como eh
:).
Vale um cuidado maior ao se pensar no tinycore como distro para pcs antigos. Já que, segundo o fundador do projeto, não é este o foco do projeto. Continua valendo uma lida na documentação, fórum ou mesmo entrevistas dadas a diversos sites sobre o conceito e filosofia da distro.
Ao que é indicado pelo fundador, o tinycore pretende se desenvolver de um conceito que permita ao usuário um controle total detalhado e de garantida integridade de sessão sobre o sistema operacional. Dispondo de uma utilização limpa e simplificada a cada uso.
Em grosso resumo, assemelhando-se a um sistema recém instalado a cada sessão iniciada.
Ref.:
TinyCore Conceitos
DistroWatch – Entrevista com o fundador
Guia do Hardware – Entrevista com o fundador