Linux em dispositivos móveis no Brasil: Moblin Day é nesta quinta em SP
Segue a íntegra do release divulgado pela Intel sobre o evento em que conheceremos melhor os desenvolvedores nacionais de softwares para as plataformas Moblin, baseadas em código aberto:
No dia 12 de fevereiro acontece em São Paulo o Moblin Day, um evento focado em soluções Moblin para o mercado de MIDs e plataformas portáteis em geral, com acesso à internet. Na ocasião, serão mostradas novidades para o segmento de dispositivos móveis e as tendências de mercado, com transmissão ao vivo através do site http://www.nextgenerationcenter.com.
Neste dia, também será revelado o grande vencedor do concurso “YourMove”, promovido pela Intel e parte do Moblin, um projeto de código aberto, baseado no Kernel Linux, que envolve desenvolvedores do mundo todo, patrocinado pela Intel e com a participação da comunidade open source e diversas empresas de hardware e software, como Ubuntu, Asianux, Xandros, Linpus, Novell, gOS, Mandriva, Pixart, S2C, Turoblinux e WindRiver. O vencedor ganhará uma viagem com acompanhante para qualquer evento de software livre no mundo, à sua escolha, incluindo duas passagens de ida e volta e sete diárias para acomodações em hotel, conforme o regulamento.
As apresentações ocorrerão na parte da manhã e das dez aplicações finalistas, quatro serão apresentadas com detalhes por seus autores:
1. MoboTV – MoboTV visa levar toda a emoção da TV e mais a interatividade da Web até os MIDs. Através de uma conexão WiFi, o usuário pode desfrutar da programação de centenas de canais online de maneira rápida e eficiente.
2. PodMobile – Gerenciador e player de podcast para dispositivos móveis. Além das funções normais de um gerenciador, ele conta com a função de nota vocal, que permite ao usuário que tem uma nova idéia enquanto escuta o podcast, basta apertar um botão para gravá-la.
3. MoTranslater – Tradutor de textos baseado na web. Quando ativo, traduz automaticamente textos da área de transferência, com o diferencial de criar um cache com as traduções realizadas, armazenando o próprio dicionário para consultas off-line.
4. Moblin-mapper – Aplicação para visualização, armazenamento e localização de mapas que podem ser obtidos de diferentes serviços, como OpenStreetMap, Google Maps e Yahoo Maps. Perminte também a localização por GPS para MIDs que tenham suporte ao mesmo.
Haverá também palestras durante todo o dia, com destaque para o keynote de Luciano Ramalho, programador e presidente da Associação Python Brasil, encerrando o evento.
Saiba mais (intel.com.br).
Eu nunca vi um Moblin solto na rua . Tá mais fácil ver duende que isso por aí :D
Alguem sabe onde compro um Moblin?
Este moblin é fantasia da INTEL, isto como muitos produtos, já nasceu morto.
Os MIDs não são bem fantasia da Intel… o que aconteceu é que eles criaram um processador para sistemas embarcados para tentar substituir os ARM e dominar tudo com a horrível arquitetura IA-32 (x86). Gastaram um monte de dinheiro, e quando o produto ficou pronto eles perceberam que o negócio gasta energia demais para ser usado em celulares, e é ruim demais para ser usado em um computador pessoal… daí inventaram o MID.
No dia em que a Intel criar uma arquitetura melhor que ARM, veremos bois com asas voando no céu.