Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linguagem C Foi a que mais cresceu em popularidade em 2008

“Segundo o índice de popularidade das linguagens da TIOBE a linguagem de programação que mais cresceu em popularidade no ano de 2008 foi a Linguagem C.

Segundo a lista publicada neste mês, a linguagem C teve o maior crescimento do ano, chegando a 2%, seguida pela linguagem C++, com 1,4% de crescimento.

Veja mais informações sobre quem cresceu, quem diminuiu no blog DosesDiárias

Enviado por Fabio A. Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) – referência (dosesdiarias.seucaminho.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 4:33 pm

    “Ao contrário, a linguagem Java, foi a que mais caiu em popularidade, com perdas de -1,83%, seguida de perto do Visual Basic, -1,8%”

    [flame]
    Ué… Visual Basic ainda tem popularidade para perder? Ou eles tem cheque especial para garantir que possam cair mais depois de atingir zero?
    [/flame]

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 4:44 pm

    Possíveis influências do QT e Symbian?

    Abraços.

    DexterEX (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 5:02 pm

    A dona do VB tem cheat de dinheiro infinito.

    Monge (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 5:29 pm

    Acredito que o aumento da popularidade da linguagem C se deva ao crescente mercado de sistemas embarcados – onde ela reina absoluta.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 5:54 pm

    “Eu desconfio que não apenas C e C++ continuam forte mas que também terão uma nova expansão nessa onda de dispositivos ultra portáteis.

    Houve um tempo em que a alegação “dane-se, os computadores estão ficando mais rápidos e com mais memória” possivelmente justificaria a escolha por linguagens de programação mais caras (computacionalmente falando). No entanto, os dispositivos móveis, baratos, minúsculos e restritos começaram a ganhar força, e neste ponto as linguagens extremamente eficientes, como C e C++, novamente se tornaram atrativas.

    Veja o Asus Eee, por exemplo. Quando surgiu ele resgatou uma configuração de hardware que era padrão de cinco anos atrás. Há poucos dias foi lançado o primeiro notebook realmente abaixo dos 100 dólares; uma empresa chinesa lançou uma máquina MIPS de 400MHz, 128M de RAM e 1GB de armazenamento–configuração de uns 10 anos atrás. E a tendência é essa, embutir poder computacional (restrito) em dispositivos cada vez menores/especializados.”

    Fiz este comentário em setembro do ano passado, e já previa este novo apelo de C e C++.

    Linguagens eficientes sempre serão atrativas, por mais que muitos achem que a solução para cobrir ineficiência da linguagem é investir em hardware.
    O hardware evolui, fica menor e mais barato, mas os programas, na mesma proporção, diversificam sua aplicação. Se daqui cinco anos todos os notebooks de 7″ tiverem super poder de processamento, nesta mesma época pessoas estarão transformando relógios de pulso em verdadeiros computadores; ou então fazendo com que esses notebooks de 7″ tenham muito mais autonomia de bateria em decorrência da melhor eficiência de processamento.

    Pode-se justificar o relaxamento com eficiência quando o escopo é pequeno, por exemplo, aplicações não críticas que serão usadas por um número pequeno de pessoas dentro de uma empresa. Porém, otimizar trechos do GNU, Linux, Firefox, OpenOffice.org, ou qualquer outro aplicativo de grande público, significa muito; o produto do esforço de otimização é multiplicado pelo número de usuários.

    A pior ideia é achar que Java/C# servem para tudo.
    E olhe que essa ideia é muito difundida para os novos programadores,inclusive em cursos sobre programação (como aqui na minha escola).
    Quem quiser saber mais sobre C++ veja lá Aprenda C++ malvadamente

    VonNaturAstreVe (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 1:02 am

    Hi,blz?

    Falem bem ou falem mal,mais a linguagem C e uma linguagem excelente para programar,é realmente merece emcabeçar a lista ^^

    []‘s

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 3:18 am

    Java é feito em C. O mundo é feito em C rsrsrs… mas eu prefiro Java :P

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 4:19 pm

    “A dona do VB tem cheat de dinheiro infinito.” aahuahuahuhuauha

    agora, C é a lingua franca do unix.. a popularidade do C sobe, se a popularidade do linux, gnu, etc subir..

    e o unix não foi escrito em c por causa da performance. aliás, ele foi criticado por c, na época, ser considerado uma linguagem *lenta* pra um sistema operacional. além disso, o pessoal do unix usava algoritmos de força bruta pra tudo, a não ser que houvesse prova de que eles não eram suficientes… eles não estavam preocupados com fazer o sistema o mais rápido possível – queriam fazer o sistema o mais *simples* possível..

    eu lembro que um cara chegou na lista do git criticando o uso de C, que tinha que ser em C++, que os inner loops estavam escritos de forma absurda.. foi esculachado; muita gente lá considerava C++ uma linguagem complexa demais (exemplo: a+b pode significar qualquer coisa em c++)

    o esr escreveu um livro sobre o unix, ele dá mais detalhes sobre essa história.. http://catb.org/~esr/writings/taoup/html/

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 4:20 pm

    sobre a história do unix e c, não sobre o git :P

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.