Leitor digital com duas telas (e Android) quer entrar na briga contra o Kindle
Por enquanto é vapor. Do G1:
A empresa Spring Design revelou nesta segunda-feira (19) um leitor digital com duas telas sensíveis ao toque que, além de permitir a leitura de livros e jornais, apresenta suporte a fotos, vídeos e a navegação na internet. O Alex, como o aparelho é chamado, roda o sistema operacional Android, do Google, o que, segundo a empresa, simplifica a utilização do leitor.
O preço e a data de lançamento do Alex não foram divulgados pela Spring Design, que apenas informou que o aparelho chega ao mercado americano no final do ano. Em nota, a companhia disse que está procurando parceiros para lançar o produto. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-10-20
nossa.. que trambolho..
Gostei do aparelho, do sistema operacional e também do nome. ;D
E a utilidade? o_O
Uma única tela colorida gastaria menos bateria…
Aquela segunda tela é muita ostentação por nada. Sem contar q o leitor ficou gigantee.
Queria tanto um leitor de e-book simples, que SÓ funcionasse pra isso… E claro, com preço dentro da realidade… ;P
“Uma única tela colorida gastaria menos bateria…
Aquela segunda tela é muita ostentação por nada.”
Não, não gastaria. A tela maior, em preto e branco, é feita com a tecnologia do papel digital, que tem um consumo ínfimo. Essa tela é que seria para os ebooks, enquanto que a menor, colorida, seria para uso eventual, para fotos e vídeos. Um misto de leitor de ebooks e mp4. Dessa forma quando o aparelho for usado apenas para ebooks o consumo será muito baixo, o que não aconteceria se usasse apenas uma tela colorida convencional. Pode não pegar, mas a ideia não é tão má assim.
Não ponho fé nesses leitores dedicados não.
Assim que os tablets entrarem no mercado (alô Apple, alô ASUS ?) eles matam esses leitores. A única vantagem deles é o e-ink, que gasta bem menos bateria. Acredito que este diferencial afete apenas uma pequena parte dos consumidores. E o Kindle considero vergonhoso, a gente fica refém da Amazon. No way dude.
Bem se vê que não entendem nada de ebook reader.
Um leitor de ebook, por incrível que possa parecer, serve para ler livros, uma coisa que gasta bastante tempo. A tecnologia e-ink não possuí iluminação, não cansa os olhos, só gasta energia quando tem que trocar de página e uma carga de bateria dura semanas.
Telas de LCD são terríveis para ebooks readers, ofuscam os olhos e gastam muita energia, para ler livros não é necessário cor, não faz a menor diferença, para ler livros a tela deve ser confortável e durar a carga da bateria.
Já o Kindle não deixa ninguém refém da Amazon, o Kindle pode ser carregado via cabo USB e aceita múltiplos formatos de livros além do formato da Amazon (PDF por exemplo).
Se querem cores e firulas piscantes comprem um netbook, se querem ler um livro de mil páginas, comprem um leitor de ebook com tecnologia e-ink em preto e branco.
“A única vantagem deles é o e-ink, que gasta bem menos bateria.”
Mas a grande sacada dos leitores e justamente o e-ink, e não por conta da bateria, mas sim por conta da leitura que é muito mais confortável. Ler algumas matérias na tela do computador é uma coisa, mas um livro pesado é outra. Você pode até dizer que está acostumado, mas o fato de ser mais confortável e até recomendado, isso é inegável. Mas com certeza o preço precisa melhorar.
Esse ai e parecido com esse da Barnes & Noble, que estão chamando Kindle Killer.
http://www.barnesandnoble.com/nook/features/
e-paper/e-ink não precisa de energia para apresentar a imagem, somente para mudar o conteúdo. E, possui resolução comparável a uma impressão a laser (150dpi a mais de 300dpi).
Como nunca vi um, não posso dizer se isso e bom ou não.
Mais sobre ele aqui
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/10/20/lancado-nook-leitor-de-ebooks-da-barnes-noble-769376695.asp
Mas esse combo de duas telas, possuí só uma com e-paper, a outra e com LCD que precisa de iluminação interna e gasta bem mais energia do que se fosse só e-ink.
Nook
3.5 inch color touchscreen LCD