Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Laptops continuam a tomar mercado dos computadores de mesa

Não havia um único computador de mesa entre os 10 mais vendidos da lista de PCs e hardware da Amazon.com, no final de semana anterior ao Natal. Na lista, sete laptops apareciam.

Foi mais um sinal de que o antigo domínio dos computadores de mesa está desaparecendo, conforme os avanços nos sistemas de comunicação sem fio e a queda nos preços fazem dos laptops a opção preferencial para milhões de usuários no mundo. (…) Os laptops atingiram um marco no terceiro trimestre de 2008, quando pela primeira vez registraram vendas superiores às dos computadores de mesa, de acordo com o grupo de pesquisa iSuppli.

Com nível de preço inicial de US$ 300 para alguns modelos básicos, os laptops devem reforçar sua posição em 2009. A projeção é que respondam por cerca de 55% dos embarques totais de computadores, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.

Muitas das empresas que aguardam ansiosamente pela era do laptop estão em Taiwan, que responde pela fabricação de cerca de 80% dos laptops vendidos no mundo. Entre elas estão as duas maiores produtoras terceirizadas do mundo, a Quanta e a Compal Electronics, e duas das marcas de laptop mais agressivas, a Acer e a Asustek.

Enquanto essas empresas registram alta em sua participação de mercado, as duas maiores fabricantes mundiais de computadores, Hewlett-Packard e Dell, estão perdendo participação.(via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 1:06 pm

    O bom é aproveitar os preços dos computadores de mesa antes que eles deixem de ser fabricados.

    Abraços.

    hell (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 1:32 pm

    Os mainframes ainda são fabricados, quanto mais os pc de mesa, o mais provável é que tenha mais um nicho específico assim como ocorre com os mainframes.

    Agora vcs já repararam como o linux perdeu espaço entre os notebooks e os netbooks.

    Quando do surgimento do eee tinha um monte de micrinhos que vc comprava com linux. Hoje eu fiz uma pesquisa e mesmo os netbooks estão vindo quase todos com XP… :(

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 3:03 pm

    Esses dias atrás vi um cena estranha num setor da empresa onde trabalho: todos os computadores eram laptops. Porém, eles usavam um suporte que deixava ele praticamente esticado na vertical, para o monitor ficar mais alto e mais ergonômico. Obviamente, era impossível usar o teclado e o touchpad, então ligaram um teclado e um mouse em cada um. Daí me pergunto: qual a vantagem (nesta situação) de se ter um laptop? Tá na hora de popularizar o conceito do iMac nos PCs, que na minha opinião é uma opção muito mais inteligente para um computador que não precisa viajar.

    Tecnologia de ponta: movida à trabalho escravo do leste asiático. É que nem os brinquedos do palhaço Krusty (alguém se lembra deste capítulo?): feito por crianças e para crianças (fazendo alusão à utilização de mão-de-obra infantil nos países asiáticos) :-)

    Hoje em dia talvez a maior razão para ainda fabricarem desktops é a questão do preço, já que os notebooks já cumprem praticamente todas as tarefas de um desktop (como dito acima, no caso dos laptops na vertical).

    O poder computacional é praticamente o mesmo, mas numa embalagem muito mais compacta e com um menor consumo de energia.

    Alguns dizem que no futuro o celular será o principal computador, mas não vejo como fazer coisas como assistir um filme, jogar ou acessar à internet de forma confortável numa telinha pequena, por maior que sejam as telas dos celulares (ou qualquer que seja o nome que deram à coisa).

    O notebook certamente fica entre os dois pólos.

    Por falar nisso, quando vão parar de fabricar monitores CRT?

    MarcoLinux (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 11:49 am

    Gosto de netbooks por consumirem pouca energia para tarefas simples e serem mais silenciosos, comparado com um desktop. Deixar um desktop ligado a noite toda para download / gravar tv nao é muito econômico.
    Ideal mesmo seria um celular com porta usb (master) e saida vga . Todas as vantagem de em netbook e facil de transportar.

    Sonhar é barato :)

    Esperem só até os notebooks começarem a dar defeito… Notebook é muito legal até começar a dar problema e tem um custo de reposição de peças e conserto bem maior.

    Mesmo computadores de mesa que ficam es escritórios e residências têm que sofrer manutenções periódicas para tirar poeira e corrosão e fazer o mesmo em notebooks é muito mais complicado.

    Tenho notebook mas sempre como segundo computador e para usar em apresentações ou viagens. Para ficar na mesa parado um computador de mesa é sempre muito melhor e permite mais poder de processamento, capacidade de armazenamento e tem mais recursos.

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.