Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento do SliTaz GNU/Linux 2.0

“”O projeto SliTaz anuncia orgulhosamente o lançamento da nova versão estável da distribuição – SliTaz GNU/Linux 2.0 -, resultado de um ano de trabalho em comunidade. Esta nova versão fornece um sistema operacional super leve, rápido, estável e escalonável. Fornece, também, um ambiente desktop completo em uma imagem ISO com menos de 30 mb, aplicativos necessários para um um servidor confiável e robusto e cerca de 1400 pacotes facilmentes instaláveis com alguns cliques de mouse. Além disso, oferece a montagem automática de partições (inclusive NTFS), suporte a wifi, interface que respeita os padrões Freedesktop.org (arrastar e soltar), boot via rede com o gPXE e o boot.slitaz.org, detecção automática de dispositivos USB e PCI, interfaces gráficas para gerenciamento de pacotes e para a central de controle, além de várias ferramentas gráficas para o gerenciamento geral da distribuição. A criação de mídias USB inicializáveis e variantes do LiveCD foi simplificada e melhorada. O LiveCD base inclui o Firefox 3.0.8, gFTP, LostIRC, ePDFView, mtPaint, Transmission, Osmo e Alsaplayer. A documentação do website é atualizada e pode-se ler as notas de lançamento que estão incluidas na distribuição para maiores detalhes sobre esta versão estável. O SliTaz GNU/Linux 2.0 pode ser obtido a partir de um dos mirrors oficiais do projeto.””

Enviado por Claudinei Pereira (claudineiΘslitaz·org) – referência (slitaz.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rodrigo (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 1:25 pm

    Caramba… mais uma distribuição, será que já não basta?

    CH (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 1:30 pm

    Por isso que o Linux não tá saindo mais do lugar, em vez de os desenvolvedores trabalharem em uma distribuição só, e deixar ela boa, atraente e fácil para usuário comum, ficam inventando outras, vira e mexe pessoas dizem que o Linux é uma bosta, mas nós que já mexemos todos os dias já encontramos algumas difuculdades com teste de Sistemas Operacionais novos, imaginem usários que mal mexem com Windows, por que não manter um padrão, tipo Windows ou Mac?

    joao (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 1:34 pm

    Vai tomar no seu cu!

    Se é pra reclamar da existência de
    mais uma distro. Então, faça o favor
    de não comentar, seu babaca.

    Antonio (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 1:39 pm

    Mais uma distribuição idiota, novo projeto: “Três distribuições por criança”!

    Apesar de não conhecer a distro, não parece ser mais do mesmo com uma imagem de 30MB(!). Não achei nenhuma referência sobre a paternidade dela no site. Alguém sabe?

    Mais do mesmo seria uma distro baseada no Ubuntu, com todo aquele discurso de otimizada, personalizada, novo tema, etc, que compartilha os mesmos repositórios.

    israroot (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 1:54 pm

    Falam com tanta propriedade sobre “mais uma distro” que nem conheciam o SliTaz.

    Apesar de não conhecer a distro, não parece ser mais do mesmo com uma imagem de 30MB(!). Não achei nenhuma referência sobre a paternidade dela no site. Alguém sabe?
    Mais do mesmo seria uma distro baseada no Ubuntu, com todo aquele discurso de otimizada, personalizada, novo tema, etc, que compartilha os mesmos repositórios.
    (Marcelo Nascimento)

    Faço minhas as suas palavras. Pelo que parece, não é uma distro mais do mesmo, o trabalho dos caras é por algo diferenciado, não é mais uma distro com vários repositórios apt e um tema legal.

    O pessoal as vezes reclama sem conhecimento, triste isso.

    Smaug (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 2:00 pm

    Na verdade, esta distro não é nova, porque já está na versão 2.0. O site tem versão em Português muito bem escrito, parabéns ao responsável.

    É uma distro interessante, porque faz parte do nicho das mini-distros (sua ISO tem só 30M), aquelas que são totalmente carregadas para a memória, como Damn Small Linux e Puppy, a minha preferida.

    O gerenciador de janelas é o JWM (como a Puppy), que é muito leve e atraente.

    Essas mini-distros são boas mesmo prá rodar em pendrives, é aí elas brilham. Parece que o GoblinX tem algo parecido, chamado G:Mini.

    Se entrarem no site do projeto, poderão ver que não é apenas mais uma distro. Ela tem um foco bem específico, que nenhuma das distribuições conhecidas (Debian, Ubuntu, OpenSUSE, CentOS, …) procuram atender.

    Antes de simplesmente crucificarem, procurem dar uma olhada nos links de referência… e, na minha opinião, essas pessoas que criam uma distribuição a parte dificilmente contribuiriam para as já existentes.

    O sistema de pacotes não aparece ser apt ou rpm, criaram um próprio ou algo do gênero.

    Lógico, estou dizendo tudo isso com uma rápida olhada pelo site, nunca baixei e nem conhecia a distribuição.

    E acho sempre válido a publicação dessas notícias, afinal, não saberemos quando precisaremos de algo parecido.

    Smaug (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 2:09 pm

    Não achei nenhuma referência sobre a paternidade dela no site. Alguém sabe?

    Bem, segundo a Distrowatch, a distro é suíça e o paí é um cara chamado Christophe Lincoln. O cara que mandou a notícia (Claudinei Pereira) faz parte do projeto, segundo vi nas notas de lançamento, que, aliás, são bem completas:
    http://www.slitaz.org/en/doc/releases/2.0/relnotes.en.html

    Parabéns, Cláudio. Vou testar, ainda que eu já tenha a Puppy Linux numa pendrive aqui.

    Smaug (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 2:11 pm

    Parabéns, Cláudio

    Quer dizer: Parabéns, Claudinei.

    Desculpe!

    Antonio (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 2:46 pm

    “Apesar de não conhecer a distro, não parece ser mais do mesmo com uma imagem de 30MB(!)”

    E se eu lançar uma distro por 29,99 MB… vc “compram” a ideia?!
    :P

    Hehe

    Claudinei (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 4:14 pm

    Olá,

    O SliTaz foi teve sua primeira versão ano passado, tendo várias resenhas em sites especializados, o que pode ser visto na seção “about” ou “sobre” do site em inglês ou português.

    À época do lançamento, foi considerada a menor distro linux, por trazer um desktop completo (e trazia, também, o servidor web lighttpd com suporte a php e banco de dados sqlite) em uma iso com menos de 30 mb. Agora, na versão 2.0, enfoque não é tanto o tamanho, (até porque temos o tynicore com sua iso de 10 mb) e sim trazer um desktop usável por boa parte dos usuários linux, tanto os experientes quanto os novatos, trazendo várias ferramentas que facilitam a configuração e gerenciamento do sistema, com interfaces de linha de comando e gráficas, como um gerenciador de pacotes próprio (tazpkg), gerenciador para compilação de pacotes (tazwok), criação de mídias usb bootáveis (tazusb) e uma ferramenta que facilita a criação de uma distribuição completamente personalizada (tazlito).

    Enfim, talvez seja mais do mesmo, mas o Christophe e os outros desenvolvedores estão tentando ao máximo fazer uma distribuição simples, leve, que atenda a vários tipos de perfil de usuário.

    Claudinei

    Claudinei (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 4:28 pm

    Ah, só lembrando que o já citado tinycore (criado por um dos desenvolvedores do damn small) foi influenciado pelo SliTaz, em conceito e em escolhas técnicas, por ser uma distro leve e simples porém o mais atual e usável possível. Ou seja, uma distro com pouco mais de um ano de vida como o SliTaz já está influenciando outras que estão nascendo.

    Claudinei

    CH (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 5:32 pm

    Achei que aqui era área de comentários idependente do apoio ou nao, mas vejo que a liberdade de expressão do br-linux é barrada para a idéia livre, não somos obrigados a ter mesmo pensamento, ao invés de tirar minha crítica dos comentários, deixe as discussões rolar, para isto temos esta área não Adm do Br-linux?

    A área de comentários é independente de apoio ou não e, no que diz respeito ao BR-Linux, você não é obrigado a ter o mesmo pensamento que mais ninguém.

    Mas seu comentário não foi “tirado”, ele está disponível junto com os demais comentários moderados pelos leitores, no link publicado ao final da discussão. O funcionamento do sistema de moderação é explicado nos links logo abaixo do formulário de envio de comentários.

    Carlos (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 6:39 pm

    quanto tempo perdido … a reinvenção da roda !!!

    +1 distro linux a cada segundo !!!

    CH (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 6:55 pm

    Hum, entendi, favor desconsiderar minha reclamação, até então eu desconhecia isto ;)

    linux na véia.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 9:30 pm

    Augusto o link para mostrar os comentários moderados não está funcionando.

    Clique umas 4 vezes e mesmo assim não apareceu os comentários moderados.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 9:50 pm

    Augusto só complementando que limpei o cache, e até os cookies, mas mesmo assim neste artigo o link não mostra todos os comentários.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 9:55 pm

    Augusto consegui visualizar, mas depois de muita insistência.

    Linuz (usuário não registrado) em 18/04/2009 às 6:29 pm

    Gostei.

    Mas como se pronuncia esse trem??

    []s

Este post é antigo (2009-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.