Lançamento do livro “A Revolução do Software Livre”
Escreve o Christiano Anderson:
É com imensa satisfação que anuncio o lançamento do livro “A Revolução do Software Livre“, um trabalho inédito no Brasil, organizado pelo Tiago Melo da Comunidade Sol, de Manaus. O livro foi escrito por 10 autores que colaboram com a comunidade de software livre no Brasil e tive o grande privilégio de ser um destes autores. Vários assuntos como negócios, filosofia e desenvolvimento são abordados por cada um dos autores. O livro ainda tem o prefácio escrito por Jon “Maddog” Hall. (via christiano.blog.br)
Saiba mais (christiano.blog.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-09-28
Será um enorme prazer ler um livro desta magnitude sobre um assunto com tremenda importância mundial.
Viva o Linux!
Tem gente pedindo a liberação do livro de grátis… ou livre, como queiram… Calma, que uma coisa é uma coisa (software) e outra coisa é outra coisa (livros)… Se não me custar uma perna, eu vou comprar.
Fico imaginando o público alvo desse livro. Os já convertidos não precisam e dificilmente comprarão, os não convertidos não darão bola.
Desculpem a dureza do comentário, mas é o que penso.
@Smaug
Como os convertidos não precisam? Tem coisas no software livre que nem os mais árduos dos usuários sabem completamente, na minha opinião, este livro veio para consolidar ideias e filosofias que mesmo com o passar do tempo elas vem crescendo junto a comunidade.
Vou comprar o meu quando estiver disponivel nas livrarias!
abs,
Allan
@Smaug:
Não tenho o sumário do livro para afirmar com certeza, mas creio que este não seja um catecismo para converter as pessoas para o software livre.
E, apesar de muitas informações estarem teoricamente disponíveis livremente na rede, não acho ruim a alternativa de tê-las em formato livro. Eu sou da geração que ainda gosta de ler livro de papel.
A capa tá com cara de que foi feita no Photoshop
Se não liberarem, fica aquela sensação de que o discurso é uma coisa e a prática é outra.
Lamentável…
“Os já convertidos não precisam e dificilmente comprarão, os não convertidos não darão bola.”
[2]
“Os já convertidos não precisam e dificilmente comprarão, os não convertidos não darão bola.”
[3]
Porque não dar o exemplo e disponibilizar sobre alguma licença Creative Commons?
Cada vez mais tenho a impressão de que quem demanda e exige a gratuidade, a liberdade, é quem não contribui nem nunca contribuiu em nada com coisa alguma. Caso trocassem o “e vai ter de graça?” pelo “como posso ajudar?” estariam mais de acordo com a filosofia do SL…
Bom, no site da Comunidade Sol há a notícia de que distribuirão cópias para empresas, instituições de ensino, bibliotecas etc. e esperam sugestões para estes lugares.
No mais, ótima iniciativa e espero que estejam logo nas livrarias para eu obter minha cópia.
“Cada vez mais tenho a impressão de que quem demanda e exige a gratuidade, a liberdade, é quem não contribui nem nunca contribuiu em nada com coisa alguma. Caso trocassem o “e vai ter de graça?” pelo “como posso ajudar?” estariam mais de acordo com a filosofia do SL…”
Boa, Seiti, concordo totalmente com você. SL deve ser uma simbiose, não um parasitismo.
Não me considero um parasita. No entanto, acredito que seria muito bom se o livro estivesse disponível para download. A menos que o objetivo dos autores seja a simples arrecadação de dinheiro.
Hoje eu recebi uma cópia (e não paguei nada =P) em mãos de um dos autores, o professor Pedro Rezende, que é professor da UnB.
André Caldas.
A minha parte do livro está disponível aqui