Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento do BrDesktop lenny 5.01

“O time de desenvolvimento do BrDesktop tem o prazer de anunciar o lançamento do BrDesktop Lenny, a distribuição desenvolvida para a comunidade brasileira.

O BrDesktop é um sistema operacional livre desenvolvido com foco em usuários brasileiros de Desktop. O BrDesktop é Debian GNU/Linux, seguindo os princípios de Debian Pure Blends. Isso significa que todos os componentes do BrDesktop estão oficialmente presentes no Debian e assim seguem os mesmos padrões de qualidade que o Debian GNU/Linux oferece.

A diferença do BrDesktop está na seleção, idioma e pré-configuração dos
programas; na instalação simplificada; na opção de rodar o sistema em modo Live (sem necessidade de instalação); na estética gráfica; no suporte adicional, e mais importante: na participação da comunidade brasileira em todas essas decisões.

O BrDesktop Lenny é composto por pacotes do Debian 5.0, lançado em 14 de
fevereiro de 2009, e pelas atualizações disponibilizadas pelo projeto Debian em 11 de abril de 2009.

O BrDesktop é desenvolvido e mantido por desenvolvedores e usuários
brasileiros. O processo de desenvolvimento é coordenado através da Internet. Utilizamos uma lista de discussão e um canal IRC que podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em colaborar. Acesse a seção de Desenvolvimento no nosso site para mais detalhes.”

Enviado por Lauro César (laurofrutalΘgmail·com) – referência (brdesktop.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Renato (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 12:18 pm

    Boa iniciativa. Por muitas vezes vi programas não traduzidos em distros com programas que já foram traduzidos, isso é muito comum no Ubuntu br. Vir com um corretor ortográfico que abrange todo o sistema e configurado nos programas principais também ajuda muito.

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 12:55 pm

    Mais uma distro. U-AU! Mal posso conter minha alegria perante tão grandioso momento!

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 1:19 pm

    @Eu da Silva
    Não vejo mal algum nisso, claro, que também desejo que mantenham a iniciativa, afinal é o Debian só que com um suporte melhor à nossa língua, quer dizer, foi assim que eu entendi.
    É uma boa iniciativa sim. Agora seria melhor se isso viesse com o proprio Debian.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 1:26 pm

    @Eu da Silva: o BrDesktop é uma customização do Debian apoiada por muita gente do Debian-BR, e não “mais uma distro”, como você insinua.

    si0ux (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 1:46 pm

    Pra quem não sabe, este é o antigo Debian-BR-CDD.
    Trata-se de uma equipe série e que prima pela qualidade acima de tudo.
    Parabéns a toda equipe envolvida e longa vida ao projeto!!!!

    - si0ux

    Ricardo Mota (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 3:21 pm

    Já utilizei esta distro quando ainda era o Debian-BR-CDD. Realmente, me surpreendeu. Muito boa. Que bom que não a criticaram, como sendo “mais uma”. Graças a isso, está em franco desenvolvimento. Realmente, sobre o Debian original, era o tema e a tradução mais apurada. Realmente, muito boa.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 3:48 pm

    Outra?? Sem comentarios. Por isso o Linux nao cresce mesmo!!! Cada um com sua cara e viva a anarquia.

    beto (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 4:33 pm

    Parabéns pela iniciativa.

    André Luís de Assis (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 4:35 pm

    É uma pena que o BR Desktop não se preocupa ainda, com a questão acessibilidade, prezada já por desenvolvedores do Ubuntu, Fedora, Opensuze e o próprio Debian. Já houve tentativa de contato com relação a isso, para que se gerasse uma iso já com o Orca (leitor e ampliador de tela e o Espeak). O orca é o software que faz a leitura de tudo que aparece na tela para pessoas cegas, tendo também recursos para pessoas que tem baixa visão, ampliar a mesma. O Espeak é o software que faz a sínteze de voz do que o Orca quer falar. Fizeram até uma iso. Um amigo baixou e quando fui baixar para testar também, já era. Uma pena. Não estão seguindo o que chamamos de Desenho Universal. Aliás o Ubuntu defende bastante isso. O Software poder ser utilizado por todo tipo de pessoas, independente de situação ou idioma que fale. E trabalham firme nisso, visto que hoje, uma pessoa cega é capaz inclusive de instalar o próprio sistema sem depender de ajuda. Não é atoa que o utilizo desde 2006. Não desmerecendo também o Opensuze, que tem acessibilidade desde o momento da escolha do idioma, no boot.

    eldarion (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 5:15 pm

    Mais uma….

    Estava a pensar em fazer uma distro baseada em Ubuntu, com a diferença de que não iria ter o menu superior. O que acham?

    LOL!

    luiz (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 6:57 pm

    @Ricardo Mota,
    Infelizmente chegamos atrasado Ricardo. Pelo que pude ler dos comentários acima o @Eu da Silva fez o serviço muito bem.
    E digo infelizmente por que acho muito engraçado essas pessoas que falam coisas sem conhecimento algum. Pena que o moderaram.

    Aproveito pra dizer que sou totalmente contra a moderação dos comentários sei que o Augusto quer manter apenas os comentários que agregam valor, mais isso acaba deixando de fora coisas muito engraçadas.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 12:34 am

    Não vem com SeaMonkey.

    Gustavo (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 7:56 am

    O visual eh uma das coisas que precisa melhorar. Essa coisa de BR ser verde nao funciona bem com software. Por que nao deixar com o visual do Debian original? O sistema precisa ser bonito logo de cara. A primeira impressao eh de que o BrDesktop eh um sistema inferior. O que nao eh verdade.

    Outra coisa: deixaram o editor nano de fora. Essencial!

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 10:58 am

    Visual é algo bastante pessoal (hehe até rimou)… Eu, por exemplo, gostei muito do tema/cores adotados pelo projeto BRDesktop, simples e bonito, na minha opinião.

    eldarion (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 11:13 am

    Parece que também fui moderado. É curioso que um site dedicado ao Linux permita este tipo de censura. Assim, não é surpresa ver que todos os comentários (que resistiram ao sensor – aka “moderador”) vão no sentido de dizer bem do artigo.

    Só tenho a dizer que o br-linux desceu bastante na minha consideração.

    eldarion (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 11:28 am

    Segundo o site oficial do BrDesktop,

    “No entanto, uma das principais características de uma Debian Pure Blend é o fato desta ser Debian. Isso significa que todos os softwares contidos nela devem estar dentro do Debian, seguindo como todos os outros a política de qualidade e a definição de software livre do Projeto Debian. Esses softwares empacotados devem estar disponíveis nos repositórios oficiais do Debian.”

    Isto quer dizer que todos os pacotes estão disponíveis nos repositórios oficiais do Debian. Então porquê fazer mais uma distribuição? Não era melhor fazer um wiki de modo a ensinar como instalar as traduções para br, alterar a aparência, etc? É realmente necessário criar uma distro só para colocar o instalador em br?

    E como é feita a notificação e correcção de bugs? Os bugs são enviados para upstream (para os desenvolvedores), ou “morrem” no brDesktop?

    Pensem bem nisto.

    Os Debian Pure Blends são incentivados pelo próprio projeto Debian.

    E não são a mesma coisa que “mais uma distribuição” no sentido usual – são subconjuntos do Debian (sem inclusão de itens que não estejam nos repositórios oficiais), voltados ao atendimento das demandas de algum público. Veja os detalhes sobre os Debian Pure Blends no DebianWiki.

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 11:52 am

    Eldarion, qual a reclamação? É chato ter uma iso totalmente em português e com vários softwares para desktop incluídos, iso esta que funciona tanto como livecd, como com instalador tradiciona, tudo isso disponibilizado gratuitamente por pessoas que se dispôe dar sua parcela à comunidade. Eu, por exemplo, prefiro ter todas essas características incluídas por padrão em uma iso, do que ter que fazer tudo isso a cada instalação!

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 12:00 pm

    Ah, vejaa o que diz o site, à respeito do que o BrDesktop agrega de valor ao Debian (além, é claro de ser útil aos usuários):

    Nós colaboramos com o Software Livre ¶

    Uma das grandes motivações para o desenvolvimento do BrDesktop foram as consequências positivas que seu predecessor, o Debian-BR-CDD, deixou de legado para o Debian. Conseguimos mobilizar uma comunidade de usuários e desenvolvedores no Brasil. Muitos usuários desenvolveram suas habilidades técnicas e aprenderam muito com os mais experientes, e principalmente: o Debian-BR-CDD ajudou o projeto Debian lançar sua última versão estável com uma série de melhorias no instalador, nas traduções, no reconhecimento de hardware e em diversos pacotes para Desktop. Isso foi feito graças aos muitos testes realizados por usuários e patches de correção e melhoria enviados pelos desenvolvedores do Debian-BR-CDD ao Debian.

    Eldarion, também me parece que você foi moderado em um comentário em que sugeria você mesmo criar uma distribuição sem menu superior.

    O BR-Linux tem moderação praticada pelos leitores desde 2005.

    Os comentários moderados negativamente pelos leitores permanecem disponíveis a todos os leitores que queiram lê-los, bastando que eles cliquem no link que os exibe, logo abaixo da listagem e formulário de comentários.

    Note que estas informações sobre o funcionamento do sistema constam também junto ao formulário de envio de comentários, para evitar que os participantes comentem sem saber a que regras estão aderindo.

    Tiago Bortoletto Vaz (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 12:11 am

    Pessoal, faço parte do time do BrDesktop e agradeço pelas críticas e pelo espaço de debate aqui no br-linux.

    Gostaria de comentar algumas críticas, que felizmente têm sido bem positivas :)

    Sobre a questão de pacotes relacionados a acessibildade, por André Luís de Assis: você tem razão. É uma pena o BrDesktop não ter sido lançado com os programas que você apontou. Vamos trabalhar nisso pras próximas versões, como já foi dito na lista de desenvolvimento do projeto. Essa é uma questão que foi resolvida no próprio Debian somente após o Lenny. Felizmente as próximas versões do Debian também conterão por padrão as tasks de acessibilidade.

    Sobre o visual do BrDesktop, apontado pelo Gustavo: eu tenho que dizer que concordo contigo. Não em relação ao verde em si, mas em relação ao visual do BrDesktop Lenny. Na minha opinião está inferior ao do Debian Lenny. Falta gente boa e ativa nessa áera no projeto. Houve um trabalho sendo feito pra melhorar, mas sem conclusão: http://atalibaneto.wordpress.com/2008/04/14/tema-para-brdesktop/ Resumindo: precisamos de ajuda nisso :)

    Sobre não vir com o SeaMonkey, pelo Marcos: tivemos que enxugar o sistema pra caber em mídia de 700MB. As próximas versões lançaremos também em DVD, o que certamente facilitará a inclusão de vários outros softwares que ficarem de fora. No entanto, continuaremos com a idéia de tentarmos ter apenas um software pra cada função. Isso simplifica a vida de usuários que são o público do projeto.

    Por fim, gostaria de comentar um pouco as questões colocadas pelo eldarion:

    “Isto quer dizer que todos os pacotes estão disponíveis nos repositórios oficiais do Debian.”

    Sim.

    “Então porquê fazer mais uma distribuição? Não era melhor fazer um wiki de modo a ensinar como instalar as traduções para br, alterar a aparência, etc? É realmente necessário criar uma distro só para colocar o instalador em br?”

    As razões da existência do projeto podem ser lidas em http://brdesktop.org/cdd/wiki/BrDesktop

    “E como é feita a notificação e correcção de bugs?”

    Isso está documentado em:
    http://brdesktop.org/cdd/wiki/Desenvolvimento

    “Os bugs são enviados para upstream (para os desenvolvedores), ou “morrem” no brDesktop?”

    Se você sente-se confortável com o idioma inglês e com o sistema de bug tracking do Debian, você pode reportar os problemas diretamente lá. Aqui estão os pacotes do BrDesktop no Debian: http://qa.debian.org/developer.php?login=devel@listas.brdesktop.org

    No entanto, para usuários mais iniciantes, e/ou para os que não possuem entendimento do idioma inglês, o BrDesktop oferece um sistema de bug tracking mais simples e documentado em português no link acima. Assim o time de colaboradores do projeto fica responsável por verificar e reportar no Debian BTS se for necessário. No entanto, algumas coisas ainda precisam ser melhoradas. O sistema que utilizamos (Trac) ainda não oferece um sistema tão intuitivo quanto queremos.

    Lauro César (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 4:55 pm

    Parabéns ao Tiago e a toda equipe responsável pelo BrDesktop ótimo trabalho!

    eldarion (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 8:02 pm

    @Augusto Campos

    “Eldarion, também me parece que você foi moderado em um comentário em que sugeria você mesmo criar uma distribuição sem menu superior.”

    O que eu disse foi claramente um sarcasmo :)

    @Tiago Bortoletto Vaz

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    De qualquer modo, mantenho a opinião de que não seria necessário criar uma distro apenas para incluir 3 blocos de pacotes:

    - brdesktop-artwork -> contem o artwork do brDesktop (imagens do Gnome, Splashy e Grub). No fundo troca as imagens do Debian pelas do brDesktop

    - brdesktop-config -> contem 3 ficheiros de configuração, que pouco mais fazem que definir o artwork indicado anteriormente. Contem também 2 ficheiros: changelog.gz e copyright (acho que não é necessário dizer o que eles fazem).

    - brdesktop-flavours -> contem o pacote “brdesktop-gnome”, que tem dois ficheiros (changelog.gz e copyright) e o pacote “brdesktop-common”, que contem 3 ficheiros (changelog.gz, copyright e brdesktop-common).

    Resumindo, a única coisa que o brDesktop acrescenta ao Debian é básicamente os ficheiros de artwork. Peço desculpa, mas acho que não justifica o trabalho de manter uma distro para acrescentar apenas o artwork. Eu não uso Debian, mas tenho quase a certeza que o cd oficial tem suporte para a língua br. Se não tiver, fácil, basta instalar os pacotes. Simples.

    Notem que eu apoio totalmente comunidades debian
    brasileiras (como alías já existem bastantes). Também não tenho nada contra a equipa do brDesktop. Estou certo que as suas intenções são as melhores.

    O problema aqui é que a fragmentação do linux _sem sentido_ leva a que, entre outras coisas, os utilizadores de software livre não reportem os bugs/sugestões ao developers desses mesmos programas. Reportam-nos sim á sua distro. O que muitas vezes aconteçe é que a distro não reporta os bugs upstream, limitando-se a dizer aos seus utilizadores que “esse é um problema conhecido. Vamos esperar que seja resolvido”.

    Tiago Bortoletto Vaz (usuário não registrado) em 3/05/2009 às 4:31 pm

    A quantidade de arquivos num pacote não determina sua utilidade :) Um Pure Blend em geral é determinado por meta-pacotes contendo as dependências que são uma coletânea definidas para um fim específico. Se você leu os links que te passei, verá que os objetivos do BrDesktop são muito além dos três pacotes (source) no Debian. Abraços,

    André Felipe Machado (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 10:57 am

    Olá,
    O BrDesktop é instalado com pré-configurações de segurança mais “leves” e não tão restritas quanto o desktop Debian padrão.
    Assim, usuários domésticos de desktop não enfrentarão um impacto cultural TÃO grande numa migração.
    O desktop Debian normal faz *COMPLETO* o sentido num desktop corporativo.
    Uma bênção para um sysadmin.
    Tudo é proibido até que o sysadmin permita explicitamente. (só o primeiro usuário criado no sistema durante a instalação é um power user) Mas para usuários domésticos vindos do mundo windows, isso é uma cultura de segurança tão diferente que ficam empacados.
    Lembram do Kurumim? Os usuários windows se sentiam em casa por ter uma “segurança” próxima do windoze e longe do mundo gnu/linux. Mas era uma boa porta de entrada para novatos e inapropriada para uso corporativo ou power users. Mas tinha sua aplicabilidade bem definida.
    Em minha opinião pessoal, estas pré-configurações do BrDesktop, focando num perfil de usuário iniciante doméstico, são um ótimo diferencial, e estão nos repositórios Debian.
    Sem falar no uso como LiveCD, e que toda melhoria ficará no projeto debian oficial, podendo ser usada por todos.
    Por isso não é um fork ou nova distro, mas uma seleção especial pré-configurada, um Debian Pure Blend.
    Baixe a imagem iso e experimente você também.
    Boa sorte.
    André Felipe Machado

    eldarion (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 11:43 am

    @Tiago Bortoletto Vaz

    Segundo o site, os objectivos são:

    - Tradução para o português brasileiro -> como disse, suponho que o Debian original suporte isso mesmo. Caso não suportar, bastaria escrever um tutorial de como o fazer. Estou certo que isso não levaria mais que uma linha em CLI.

    - Ciclo de desenvolvimento -> como o BrDesktop baseia-se no “testing” do Debian, bastaria activar esse mirror, no Debian, certo?

    Somos uma comunidade -> estou completamente de acordo com uma comunidade Debian Brasileira. No entanto, não é necessário criar um “Pure Blend” (não me interessa como se chama, porque na prática é um Distro baseada em Debian).

    - Seleção de softwares -> Já não temos GUI’s para instalar o que necessitamos? É uma questão de abrir a interface gráfica do apt-get (seja ela qual for), seleccionar o que queremos instalar/desinstalar e carregar em “apply”.

    - Simples e bonito -> Pois, daí os tais 3 directórios de pacotes do brDesktop :)

    - Nós colaboramos com o Software Livre -> Apoio totalmente. Mas para isso, não seria necessário uma nova distro.

    @André Felipe Machado

    O problema é que o Debian é Linux. Se as pessoas querem usar o linux, devem usa-lo ao modo do linux e não ao modo como estavam habituadas a usar o Windows. Devemos incentivar as pessoas a usar Linux por o que ele é. Eu compreendo que a maioria das pessoas que vão para Linux fazem-no porque vêm o Linux como um Windows sem vírus e sem chatiçes. Cabe-nos a nós educa-las e mostar o que é o linux e como se utiliza e ensina-las que Linux != Windows.

    Em relação ás “pré-configurações de segurança mais “leves””, não sei ao certo o que isso é na prática, mas como dizia Fangorn em LoTR: “tenho quase a certeza que não gosto disso, mas não sejamos apressados…” :)

    Lauro César (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 12:21 pm

    Eldarion, e se alguém (eu, por exemplo), preferir não ter todo o trabalho de baixar pacotes, passar para o protuguês, configurar o Debian para usá-lo como desktop, da forma como a equipe do BrDesktop faz? Peço que vc faça isso para mim? Pois ao contrário de você, que acha tudo isso tão fácil e banal, outras pessoas preferem a praticidade de ter todo este trabalho feito (e bem feito por sinal) por pessoas com conhecimento mais aprofundado nestas questões, obtendo de forma rápida, direta e sem retrabalho (ter que fazer tudo de novo a cada instalação), através de uma ISO prontinha.

    Lauro César (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 12:22 pm

    hehe
    Desculpem o(s) erro(s) de digitação… é a pressa/falta de revisão. Ex.: protuguês (sic)

    eldarion (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 12:20 pm

    @Lauro César

    Sim, é bem mais fácil fazer um download de 700Mb, instalar o brDesktop, configura-lo e instalar/desinstalar alguns programas, de modo a ter todos os programas que preciso (sim, porque eu não acredito que os programas que o brDesktop tem agradem a todos). E mas mais tarde, depois de estar cansado do aspecto do brDesktop, ir a gnome-look.org ou qualquer outro site de personificação e alterar o aspecto da distro. (anulando por completo a utilidade do brDesktop).

    Esperem… se calhar mais vale instalar o Debian original! Como é que eu não tinha pensado nisso antes! Ha, afinal tinha.

    e se alguém (eu, por exemplo), preferir não ter todo o trabalho de baixar pacotes, passar para o protuguês, configurar o Debian para usá-lo como desktop, da forma como a equipe do BrDesktop faz? Peço que vc faça isso para mim?

    Não. Se você é tão perguiçoso a ponto de não querer fazer isso, então use Windows. O Linux não é para si. Porque mais tarde ou mais cedo, independentemente da distro que escolher, irá ter de usar o CLI (ou pedir a alguem que o faça). A maioria dos how-to usam o CLI para arranjar o Linux (é o modo universal em Linux para arranja-lo).

    Lauro César (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 2:51 pm

    @Eldarion

    Desisto! Você tem razão, não baixe a distro, convença os responsáveis por ela a pararem de a produzir/manter e viva feliz…

    Em tempo, uso o que quero, quando quero e da forma que quero e não será você que irá me convencer do contrário. Se você pensa dessa forma, problema seu, mas respeite quem tem opinião diversa da sua, principalmente quem usa seu tempo e conhecimento para gerar algo que, se para você não tem utilidade, para outros pode ter.
    Ah antes que eu me esqueça: já perdi muito tempo debatendo com alguém que acha que o mundo gira em torno de seu umbigo e que sua realidade é universal e todos tem que se curvar a ela.

    eldarion (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 7:01 pm

    @Lauro César

    Desisto! Você tem razão, não baixe a distro, convença os responsáveis por ela a pararem de a produzir/manter e viva feliz…

    O meu objectivo foi expôr a minha opinião. Não estou a dizer para não usarem a distro. Se a minha opinião revoltou algum leitor do br-linux, temos pena :)

    Se você pensa dessa forma, problema seu, mas respeite quem tem opinião diversa da sua, principalmente quem usa seu tempo e conhecimento para gerar algo que, se para você não tem utilidade, para outros pode ter.

    Quando eu desrespeitei alguêm? Quando disse:

    - “Não. Se você é tão perguiçoso a ponto de não querer fazer isso, então use Windows. O Linux não é para si.”? Pois eu acho que você me descrespeitou primeiro, ao dizer:
    - “Peço que vc faça isso para mim?”

    Eu não estou aqui para convencer ninguem. Estou apenas a dar a minha opinião.

    Se você pensa dessa forma, problema seu

    Não vejo qualquer problema em ter opinião. Aí no Brasil é um problema ter opinião?

    Ah antes que eu me esqueça: já perdi muito tempo debatendo com alguém que acha que o mundo gira em torno de seu umbigo e que sua realidade é universal e todos tem que se curvar a ela.

    Foi pena não se ter esquecido dessa deixa…. mas pronto.

    Distorcer a realidade, como você fez, é muito pouco original e revela uma grande falta de argumentação.

    PS: Sim, o mundo gira á minha volta, principalmente por volta das 2 da manhã, aos sábados, quando saio com os meus amigos. Tem graça, nunca percebi porquê….

    Tiago Bortoletto Vaz (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 9:29 pm

    eldarion, suas opiniões não pareceram desrespeitosas pra mim, e algumas críticas suas devem ser levadas em consideração, embora eu considere a maioria sem fundamento. No mais, você nos dá a oportunidade de confirmar que nosso público não tem o seu perfil, e felizmente (consequentemente?), não partilha da sua opinião :)

Este post é antigo (2009-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.