Lançado o PCLinuxOS 2009.1 (versão final)
“Após 2 anos, foi lançada hoje (12/03/2009) a nova versão do PCLinuxOS. Ela vem por padrão com o kernel 2.6.26.8.tex3, KDE 3.5.10, Open Office 3.0, Firefox 3.0.7, Thunderbird 2.0.0.14, Ktorrent, Frostwire, Amarok, Flash, Java JRE, Compiz-Fusion 3D e muito mais. Foi escolhido o KDE 3.5.10 pois a equipe de desenvolvimento não encontrou as mesmas funcionalidades no KDE4, porém o mesmo será disponibilizado nos repositórios assim que seu empacotamento for testado e aprovado.
Foi também lançada a versão 2009.1 do PCLinuxOS Gnome, com os seguintes programas: kernel 2.6.26.8.tex3, Gnome 2.24.3, Mozilla Firefox 3.0.7, Mozilla Thunderbird 2.0.0.17, aplicativos Gnome office, Brasero, Gnome Power Manager, Exaile Music Player e muito mais!
Links para download: http://pclinuxosbr.blogspot.com/2009/03/lancado-o-pclinuxos-20091-versao-final.html”
Enviado por Eunir Augusto (eunirΘpclinuxos·com·br) – referência (pclinuxosbr.blogspot.com).
Eu não consigo entender o porquê se lança uma distribuição dois anos após o último release, com um kernel 2.6.26. Acho que o problema não são os drivers para hardware antigo porque os módulos são cumulativos, não se elimina driver a cada versão do kernel. Gostaria de entender o motivo técnico.
Agora, uma opinião sobre a aparência da distro: é meio brega hein. Na segunda ou terceira splashscreen, aparece um lagarto sendo montado por um pinguim com chapéu.
Mas, o que importa é a felicidade do usuário…
O kernel é o 2.6.26 acho que porque o desenvolvimento da versão começou lá por agosto.2008, quando esse kernel era o mais novo… e acabou ficando ele mesmo.
Na notícia devia ter sido dito que 2008 não passou em branco: foi lançada a versão MiniMe, com kernel 2.6.22 e KDE 3.5.8 básico, porém expansível (como aliás a distro co mo um todo).
A distro é muito confiável. Não acho brega, não, só acho que o momento dela já passou, inclusive porque vem com o KDE antigo ainda. Houve um tempo em que ela foi a distro no. 1 no ranking da Distrowatch, mas a falta de um roadmap estável e outros problemas (doença do Texstar inclusive) fez com que ela despencasse e deixasse de estar na moda.
SdnNvs,
A tela de login do KDE mostra um histórico das versões do PCLinuxOS. Uma delas tinha como mascote esse lagarto com pinguim. Não sei se vc entendeu isso, mas eles queriam exibir um mini histórico de versões.
tadeu,
Realmente demoraram muito para lançar uma nova versão. E usar o KDE 3.5.10 também é uma questão discutível. Porém devemos levar outras coisas em consideração a essa distro: grande estabilidade, ótima seleção de aplicativos, incrível leveza, boas ferramentas de configuração do ambiente e de fácil uso, presença dos programas iniciais já disponível no CD e a mais importante, uma comunidade brasileira madura, aberta a comentários e participação de todos.