Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o G:Mini 3.0.rc01 (2.9.90)

“O Projeto GoblinX tem orgulho em anunciar a segunda edição do próximo G:Mini. O G:Mini 2.9.90 (3.0.rc.01) está lançado. O G:Mini, antes conhecido como ‘GoblinX Mini’, é um filho menor do GoblinX, traz apenas o XFCE como gerenciador de janelas padrão e aplicativos GTK/GTK2, e é destinado àqueles que gostam de remasterizar a distribuição, bem como os que tenham maior dificuldade de grandes downloads e ainda para lançamentos menos espaçados e versões testes.

Este novo lançamento foi desenvolvido em conjunto com Vitor Micillo, que durante algumas semanas trabalhou na imagem confeccionada por este testando os aplicativos e listando erros e problemas. As imagens finais foram confeccionadas por mim (Grobsch) durante a semada passada ao mesmo tempo que foram identificados e corrigidos mais problemas e realizadas algumas mudanças especiais.

Esta edição do G:Mini inclui o recente lançado Xfce 4.6 que trouxe dezenas de melhoramentos e novos recursos. O Xfce-session agora oferece opções de hibernação entre outras. Um novo gerente de notificações (Xfce-notifyd) foi adicionado com a possibilidade de confecção de temas. O Xfce-power-manager ajuda usuários de computadores portáteis a criarem um perfil de controle de bateria e hibernação. O Gigolo antes chamado é incluído para oferecer um controle remoto de sistemas de arquivos usando GIO/GVFS. O Centro de controle foi melhorado e muito mais. Abaixo existe uma lista com algumas das mais importante alterações.

Outra grande alteração nessa distribuição é a preparação de duas imagens distintas, a primeira imagem cheia (full) traz todos os arquivos originais dos pacotes, incluindo todos os idiomas, a segunda a imagem customizada, traz apenas o idioma padrão (inglês) e ainda não traz documentação, páginas de manuais, headers (.h), alguns temas e outros itens.

Agora na imagem cheia (full) o usuário deverá indicar através de um parâmetro passado ao sistema qual a língua deseja utilizar como padrão, para tal basta escolher o item do menu que desejar, pressionar a tecla TAB e digitar, por exemplo, i18n=pt_BR para o sistema iniciar em português brasileiro. Esse método faz com que todos os aplicativos que utilizem o gettext passem a adotar a língua escolhida, apenas alguns poucos aplicativos não possuem suporte nativo ao português ou não utilizam o sistema do gettext.

O G:Mini é distribuído como uma imagem ISO para CD. Baixe a ISO, queime a imagem com seu favorito programa para gravar cds e inicie o computador a partir do cd-rom. Você deverá checar se a BIOS de seu computador inicia antes pelo cd-rom do que pelo disquete, e poderá, se preferir, testar o G:Mini antes em um CD-RW, mas o ideal é utilizá-lo em um CD-R. Não se esqueça de checar o md5sum antes de queimar o cd. Se vocẽ desejar usar o G:Mini em pendrives ou outros dispositivos USB, melhor baixar a versão compactada no formato ZIP. Depois basta descompactar a imagem zip na mídia (USB) e usar um dos comandos encontrados na pasta boot, bootinst.bat, para usuários do Windows e mídia formatada em FAT32, bootinst.sh, para usuário de Linux e mídia formatada em FAT32, ou liloinst.sh para mídias em outros formatos. Após usar esses comandos o dispositivo USB estará preparado para iniciar (bootável).

ChangeLog:
* Atualizados diversos programas e bibliotecas incluindo o novo Xfce (4.6).
* Adicionados Xfce Terminal, GXine, Claws Mail, Twitux, Epdfview e Gigolo.
* Removidos Leafpad, Nautilus, Totem, Evince, Ristretto e Squeeze, assim diminuindo substancialmente a influência do GNOME nesta distribuição e aumentando a participação dos aplicativos preparados para o Xfce.
* Algumas interfaces atualizados com destaque para o gtkHDInstall.
* Algumas mudanças no instalador como possibilidade de escolher qualquer idioma para a instalação, checagem diferente dos dados no livecd e confecção de uma interface menor para o uso em telas com resoluções pequenas.
* Manutenção de todos os arquivos dos pacotes sem remoção.
* Adição de todos os locales para internacionalização.
* Possibilidade de escolher a língua padrão através de um parâmetro passado pelo menu do Isolinux.
* Gigolo, antigo Sion, agora inicia minimizado.
* Remoção da maioria dos aplicativos duplicados.
* GXine substitui Totem como vídeo player e traz todos os codecs do MPlayer com ele.
* Todos os módulos são confeccionados seguindo a origem dos pacotes no repositório, por exemplo os pacotes da pasta /extra estão no módulo a.MExtras, e assim em diante.
* Em cada módulo é incluída a lista de pacotes presente neste em um arquivo guardado em /var/log/livemos.
* E muito mais…”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.