Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o FreeBSD 7.1

“A equipe por trás do FreeBSD acabou de anunciar a disponibilização do FreeBSD 7.1-RELEASE. Este é o segundo lançamento do ramo da 7-STABLE que melhora algumas funcionalidades do FreeBSD 7.0 e introduz também algumas novas funcionalidades. As que mais se destacam:

# O ULE scheduler é agora o padrão nos núcleos GENERIC para as arquitecturas amd64 e i386
# Suporte para usar o Dtrace com o kernel já foi importado do OpenSolaris
# Um novo e muito melhorado cliente de NLM
# KDE atualizado para 3.5.10 e GNOME atualizado para 2.22.3
# Mudanças no Boot loader permitem, entre outras coisas, bootar de dispositivos USB.

Além disso, pela primeira vez, está disponível uma versão do sistema em DVD. Na página do projeto, consta que o anúncio foi feito em 05/01, mas no FTP, a data das imagens ISO diz que elas foram enviadas dia 3.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (freebsd.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Barbosa (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 10:33 am

    Tudo bem se as imagens foram enviadas dia 3 e o anúncio foi feito no dia 5. Isso acontece por que os detalhes devem estar todos acertados quando o anúncio oficial for feito. Depois de gerar e enviar as imagens, ainda é necessário atualizar a documentação, corrigir links simbólicos, etc. Assim, no dia 5, quando for lançada a nova versão, tudo estará funcionando corretamente.
    Have’s Fun =D

    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 11:09 am

    O FreeBSD já não é mais tão bom quanto antes. Jà instalei várias vezes o sistema, mas quando instalo o driver da Nvidia, o sistema congela. Já tentei isso com várias versões de driver: 173, 177, 180 e em todas, o sistema congela.

    Li em forums da Nvidia que a série 7 tem sérios bugs no suporte a processadores SMP que não foram divulgados nem tratados publicamente pela equipe de desenvolvimento do freebsd e o resultado prático são erros sem causa aparente…. o sistema apenas trava e pronto (algo “à la” win98!)

    geek (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 12:10 pm

    FreeBSD rulez galera!

    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 12:49 pm
    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 3:19 pm
    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 3:25 pm

    Agora, Augusto, sua arrogância chegou ao extremo ao bloquear “administrativamente” meu comentário anterior, por que ele simplesmente informa para os futuros usuários que possuem placas de vídeo Nvidia que o freebsd 7.1 e 7.0 está com um problema de travamento na hora de ativar o driver.

    Se você não quiser que os usuários expressem sua opinião, então não disponibilize este espaço para tal, e não me venha com regrinhas como se eu tivesse dito algo errado.

    Há muito tempo eu desconfiava da veracidade desse sistema de moderação, mas mais uma vez fica provado que VOCÊ bloqueia qualquer coisa que não lhe pareça adequado.

    Quanta insatisfação, hein, Fernando? De fato me parece que houve alguma arrogância aqui, mas não de minha parte.

    O que eu tenho a ganhar ou perder com você ventilar ou não sua opinião de que “o FreeBSD já não é mais tão bom quanto antes”, baseado na sua experiência negativa em rodar nele um software proprietário e externo ao projeto?

    Eu bloqueei seu segundo e terceiro comentário administrativamente porque você reinseriu um texto que já havia sido moderado pelos leitores, e aparentemente não topou se submeter a isso.

    A página que explica como funciona a moderação até mesmo explica como funciona este bloqueio administrativo a que tive que recorrer, dada a sua persistência em ignorar o sistema de moderação público.

    Vou citar, acrescentando grifo:

    Um caso especial é a moderação administrativa, empregada pelo BR-Linux diretamente (e de forma independente da participação dos leitores) quando da ocorrência percebida de violação clara dos Termos de Uso do site, incluindo especialmente o uso de vocabulário ofensivo, o spam, as tentativas de burlar o sistema de moderação, reincluir comentários moderados, ou as ofensas aos leitores que participaram da moderação. Neste caso, o comentário é identificado como “moderação administrativa” (…)

    Quanto ao que você acha ou deixa de achar sobre os leitores que moderaram o seu comentário, é uma questão pessoal sua. Lamento que você tenha partido deste fato para vir acusar a mim, que estou aqui lhe oferecendo não apenas o espaço para inserir a sua opinião sobre o FreeBSD (que continua disponível – só bloqueei os repetecos), como para apresentar toda esta sua insatisfação comigo.

    Mas eu devolvo teu convite (aquele em negrito no seu comentário), só que no sentido oposto: se você quiser emitir opinião no meu site, cujos termos de uso são publicamente divulgados, submeta-se a eles, e não queira impor aos demais leitores, ou ao mantenedor do site, a sua opinião.

    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 4:47 pm

    O que eu tenho a ganhar ou perder com você ventilar ou não sua opinião de que “o FreeBSD já não é mais tão bom quanto antes”, baseado na sua experiência negativa em rodar nele um software proprietário e externo ao projeto?

    Chega a ser surpreendente esta sua declaração, afinal, sistemas derivados do unix modernos como o Linux e o FreeBSD, são modulares e possuem muitas partes que não são desenvolvidas diretamente pelo “core” do sistema e, um exemplo claro e prático disso é o servidor gráfico Xorg.

    E como poucos usuários usam esses sistemas operacionais sem uma interface gráfica, o suporte adequado a drivers de video, sejam eles “opensource” ou não é um imperativo. Hoje em dia, as placas da Nvidia são suportadas por um driver que usa uma arquitetura unificada para sistemas unices, e, em teoria eles deveriam funcionar com desempenho equivalente tanto no linux, como no freebsd quanto no opensolaris.

    O problema que relatei no freebsd série 7 é que o sistema trava na ativação do driver da Nvidia, problema que não está ocorrendo com os outros “pares” unices do driver.

    Agora quanto ao que você tem “a ganhar ou a perder” com minha opinião depende de como você encara esse blog: um lugar que permite opiniões e algum debate sobre o uso de tecnologias novas e/ou atualizadas, ou um lugar onde a opinião é dirigida e de pouco valor.

    freak (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 4:55 pm

    Eu gostaria de fazer uma pergunta (comentario, sei la) a respeito dessa polemica da moderação (mais aos outros usuários do site do q propriamente para o Augusto que no fim das contas esta fazendo o trampo dele).

    Uma vez eu tb fui moderado, mas n havia usado absolutamente nenhum termo de baixo escalão ou coisa parecida. Não fiz spam ou coloquei link de nada. Apenas n concordei com uma opinião se n me engano. Mas até nem liguei tanto pq apesar de tudo tava la na lista de comentarios moderados e era só clicar ali e ver quais era.

    Nesse caso quando eu li o comentario moderado do fernando tb n vi nada de link, spam ou palavras de baixo escalão. E acho q o cara foi até menos agressivo do q eu, mas foi moderado. E outra: o cara ainda colaborou com uma informação referente a um problema reportado no site da nvidia. Eu realmente n entendo isso aqui.

    Quanto ao Algusto eu até concordo desde q ele só faça moderação adminstrativa. Isso pq as regras precisam ser cumpridas. Isso é fato. Então se é regra moderar adminstrativamente um comentario previamente moderado por outros usuários e repetido, vai fazer o q?! Mas Eu ja vi gente repetindo comentarios aqui e n vi isso acontecer. Provavelmente foi repetido por outro usuário q n era o q foi moderado anteriomente, n posso afirmar pq n lembro direito. Enfim.

    Eu até entendo moderação de comentarios contendo palavras inadequadas, links sinistros e/ou spam, mas por uma simples diferença de opinião?! Esses criterios eu questiono.

    Sei la gente. Liberdade de opinião.
    O software livre ja carrega toda uma carga filosofica falando de liberdade e afins e ver isso é decepcionante.

    Fernando, eu não tenho nada a ganhar ou a perder com você ventilar ou não em meu blog esta opinião de que “o FreeBSD já não é mais tão bom quanto antes”, baseado na sua experiência negativa em rodar nele um software proprietário e externo ao projeto.

    Também não tenho nada a ganhar ou a perder caso você expresse a opinião contrária. Não consigo imaginar qual seria a motivação que você imagina que eu teria para moderar pessoalmente o seu comentário, seja em uma direção ou na outra.

    Independente disso, eu permito que você comente aqui no meu blog o que pensa, sujeito aos termos de uso, conforme explicado acima, e conforme alerta exposto exatamente ao lado do botão em que você envia comentários ao BR-Linux, entre outros locais.

    Espero ter sido claro quanto ao funcionamento da moderação, sobre a incorreção de suas acusações a mim, e também quanto ao esclarecimento sobre você ter sido bloqueado por mim justamente por tentar burlar o sistema existente, ao por duas vezes reinserir um material que já havia sido moderado pelos leitores (e mesmo assim permanece disponível para os usuários que explicitamente optarem por lê-lo).

    Me parece que o que você esperava de mim é justamente aquilo que me acusa de fazer (embora em sentido contrário): que eu interferisse pessoalmente na moderação, “desmoderando” o seu comentário que foi moderado pelos leitores, só porque você persiste em reafirmá-lo. Certamente não o farei.

    Rejeito também o seu pedido de “não me venha com regrinhas”. Os termos de uso são regras claras, às quais você deve se submeter se tiver interesse em comentar por aqui.

    Freak, sempre que você encontrar algum comentário sobre o qual suspeite haver incorreção na aplicação (ou não) de moderação, sinta-se à vontade se desejar entrar em contato apontando o link e descrevendo a situação e sua sugestão de solução.

    sergio (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 5:07 pm

    E tem mais… Muito mais…

    O qie eu achei mais importante é o ZFS. É a palavra final em sistema de arquivos… em uma so palavra: FANTÀSTICO!!!
    raid1, lvlm, raid5, partiçao de disco, disco concatenado,hda0, hda1… ESQUEÇA!
    fsck, arquivos truncados, banco de dados corrompido, inodes perdidos, maquina lenta, journaling, fragmentaçao de área, esperar pelo I/O de disco, backup???? ESQUEÇA!!!!

    Funciona exatamente igual ao do Opensolaris… só que mais rapido…
    O Leopard (da apple…) vai para o ZFS… e o Linux??? ainda com o ZFS fora do kernel???? esão esperando o que??? o ext4? ext9???

    O sistema dá boot em pen drives com 1gb de memoria… instalado e todo pronto ocupa 600Mb…boot completo em 20 segundos…
    em um pen drive de 4gb, coloca-se o BSD em uma partiçao de 256mb(ufs), 400Mb de swap, sobra 3.4Gb para uma partiçao com ZFS!!!
    custa 60 reais… e v. leva tudo contigo: gnome 2.22, java, mono 2.2, eclipse, openoffice…. pode ser TODO em 64 bits… (só que mais rápido ainda…)

    Como v. usa VFS, vai em uma maquina e… dando boot no pen-drive, copia o VFS para o disco da maquina (um comando…) boot na maquina
    e v. replicou ele todinho….

    Recomendo….

    fernando (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 5:21 pm

    … Rejeito também o seu pedido de “não me venha com regrinhas”. Os termos de uso são regras claras, às quais você deve se submeter se tiver interesse em comentar por aqui.</em

    Obrigado por esclarecer o perfil pretendido (moderado e controlado) de opinião que “te serve”.

    Fernando, os Termos de Uso são regras claras.

    Você pode fazer manifestações a favor ou contra o FreeBSD (ou o que quer que seja o tema de alguma notícia publicada aqui), e eu possivelmente vou ler, concordar ou discordar (e raramente registrar voto de moderação, mas meu voto vale tanto quanto o seu, para o sistema).

    O que você não pode é reinserir um comentário que foi moderado negativamente. Neste caso eu tenho mesmo que interferir, e faço isso abertamente, às claras e registrando que se trata de bloqueio administrativo (e não de moderação pelos leitores).

    Existe moderação pelos leitores, e ela também é clara, exposta e sinalizada explicitamente. Aparentemente você não gostou que ela tenha sido aplicada contra você, e resolveu transformar isso em acusações públicas contra mim. Lamento que você tenha optado por este caminho, mas não há nenhuma novidade na existência dos Termos de Uso e da moderação pelos leitores no BR-Linux, assim como não há em leitores que discordam da moderação dada por seus pares virem querer me atacar.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 9:10 pm

    Quando é que as pessoas vão aprender que não é saudável rodar software proprietário de terceiros, principalmente se for no espaço do kernel (um driver)?

    Esta lição serve para todos, até sistemas proprietários como Mac e Windows. Quantas vezes já não vi Windows travar por causa de software de terceiros (principalmente driver da Nvidia, sendo que os drivers da Microsoft são muito mais estáveis). A verdade é que o Windows não é tão ruim quanto parece quando você vê que muitos dos problemas são gerados pelo mau-hábito e pela cultura de se usar todo tipo de software proprietário nojento que se acha por aí – daí o conceito errôneo que muitos têm de que o suporte a uma grande variedade de hardware pesa no lado oposto da estabilidade na balança. Se essa moda pega no Linux ou no FreeBSD (ou em qualquer outro sistema, aberto ou fechado), eles vão ficar ruins também, com a única diferença de que, se tratando de sistemas obviamente mais robustos do que o Windows, eles serão mais dificilmente afetados. Não é por coincidência de que o Mac, rodando sempre numa variedade controlada e bem testada de hardware, apresenta em geral uma estabilidade maior do que o Windows e o Linux, mesmo não sendo necessariamente bem-escrito (haja vista o histórico de segurança do Leopard, que perde para o do Windows Vista).

    unibraz (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 12:15 am

    Estou iniciando em um sistema servidor para uma rede wirelles, tendo ajuda de umas pessoas com conhecimento em linux e este tal de FreeBSD, Estava eu tentando achar um LINUX debian server para baixar, é instalar é acabei me deparando com este debate de opniões contrarias. Agora fica meu apelo ou duvidas?!?!, Este tal de FreeBSD 7.1 é mesmo confiavel, ja que estou me deparando ao meu parecer com pessoas de grande conhecimentos, será que voces poderiam ser censatos de me indicar uma versão Linux servidor para eu poder a começar a trabalhar? Atenciosamente no aguardo de um pronunciamento favoravel.

Este post é antigo (2009-01-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.