Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Firefox 3.5 – agora com Javascript acelerado

Quem estava ligado nos comentários da notícia sobre a “Onda de Choque Firefox 3.5″ ficou sabendo bem mais cedo. Para os demais, e até mesmo para estes, fica agora o registro, para não passar em branco.

Um dos recursos mais interessantes é o da aceleração dos recursos em Javascript, que deve deixar bem mais rápidos muitos dos sites dinâmicos do nosso dia-a-dia on-line. Ou, como diz o site oficial, “Afivelem seus cintos: o Firefox 3.5 inclui o motor de JavaScript TraceMonkey, que melhora drasticamente o desempenho do navegador. O Firefox sempre foi rápido, mas este é o Firefox mais rápido de todos (mais que o dobro de velocidade em relação ao Firefox 3 e dez vezes mais rápido que o Firefox 2), o que significa que aplicações Web como emails, sites de fotos e processadores de texto estarão mais rápidos e sem atrasos.”

Da cobertura do G1:

A Fundação Mozilla lançou nesta terça-feira (30) a versão 3.5 do navegador Firefox. O programa é oferecido em 70 idiomas, incluindo o português.

Segundo a Mozilla, o novo Firefox é “duas vezes mais rápido que o Firefox 3 e dez vezes mais rápido que o Firefox 2″, resultado de testes realizados com o sistema operacional Windows XP. O arquivo de instalação ocupa 7,6 MB.

A Mozilla diz que o Firefox 3.5 tem novas tecnologias para evitar ataques na web, incluindo a ferramenta “Limpar tudo sobre este site”, além de opções que permitem melhor gerenciamento das abas.

Saiba mais (g1.globo.com).

Novo Firefox 3.5 via apt-get: “Entrando na onda, Livre SO disponibilizou, em seu repositório, o novo Firefox 3.5. O pacote firefox poderá ser instalado no Livre SO, Debian Lenny e distribuições compatíveis.” [Enviado por Djane Franco Dorneles (livreΘlivre·wiki·br) - referência (livre.wiki.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    dasj (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 7:30 pm

    CRAVADO NOS 70 MEGA DE RAM com todas as minhas extensões favoritas e multiplas abas abertas

    IUPIIIIIIII

    heheheh

    dasj (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 7:36 pm

    incrivel… baixou pra 60 55 mega…

    melhoraram MESMO os memory leaks do FF 3 :P

    ThiagoArbex (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 8:40 pm

    É, só espero que a versão linux não fique ainda mais para trás. Esse negócio de ser o mais rápido é puro papo furado. Essa colocação é provavelmente do opera.
    O que dá mais raiva, e já vi este comentário por aqui mas devo endosá-lo, é fazer testes de um site puramente javascript que eu escrevi tanto no firefox do meu linux quanto no IE numa máquina virtual windows dentro desse mesmo linux e verificar que no windows era muitíssimo mais rápido. Eu usei scriptaculous e a página era feita de caixas arrastáveis. O arrastar das caixas era muitíssimo mais lento no firefox.
    Logo depois, só de brincadeira eu testei a página dentro do firefox da máquina virtual windows e era tão rápida quanto o IE. O detalhe interessante aqui é que isso não mudou até a última versão do firefox linux antes da 3.5.
    Se continuar assim vou amargar o limitante opera mesmo.

    Ricardo (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 8:40 pm

    com certeza bem melhor que as versoes anteriores e melhor que outros navegadores ate!

    André (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 9:46 pm

    Para quem acha o desempenho do firefox no linux ruim, um dos problemas está no kernel, que até a versão 2.6.28 tinha um bug com o sqlite, para melhorar o desempenho é sempre bom ter um kernel atualizado

    Tenho acompanhado as versões de desenvolvimento e verificado o cuidado em se fazer um produto final. Destaco também a rapidez nas atualizações, principalmente diante de alguma vulnerabilidade.

    A equipe está de parabéns e é um modelo para nós que amamos a deliciosa liberdade de se usar o software livre!

    Smaug (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:12 pm

    Pronto, lá vou eu perder todas as minhas extensões de novo! Vou, não: IA, porque não vou atualizar no Xubuntu tão cedo, só quando as extensões estiverem OK.

    Lindrix (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:55 am

    A parte das extensões realmente é peso. Tinha o Vero instalado, agora preciso esperar o pessoal do BROffice atualizar lá…. Pelo menos, tem o verificador de pt-BR do site de addons….
    O consumo de memória melhorou pra caramba, aqui está em média 68MB. Uma pena que o autocompletar do nome dos sites ainda está lento. Levo as vezes uns 10 segundos para poder terminar de digitar o nome de certos sites.

    jereba (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 3:58 am

    Viva o Chrome!!!

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 8:18 am

    viva !

    Na versão 3, depois que eu navegava por uma série de sites diários o meu consumo ficava em 350 Mb. Agora, navegando nos mesmos sites o consumo caiu pra 280 Mb.

    Luis (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:08 am

    Bom, testei no Windows XP e o que me incomoda é o tempo que ele leva para inicializar na primeira vez. Está beirando 1 minuto… Achei estranho pois colocando a versão 2 isso não acontece. Alguém mais notou isso ou fui o unico premiado ?

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:46 am

    Único premiado pelo jeito.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:01 am

    Acho que o Firefox no Linux é mais lento devido as bibliotecas gráficas que ele usa, GTK ou é WxGTK??? é quase a mesma coisa…
    no windows como ele utiliza a própria GDI talvez utilizando WxWidgets ele se torna mais rápido.
    na verdade esse é um problema que eu sempre notei e reclamei, as bibliotecas gráficas do Linux são muito lentas, não sei se o problema é do X ou delas mesmo, e com certeza entre Qt e GTK, Qt dá um banho em performance.

    no XP, meu FF3.0 consumia mais de 200M de RAM com várias abas abertas, agora o 3.5 está na faixa de 180M, entretanto mais rápido para abrir e carregar as páginas.

    não tenho mtas extensões, mas como só tenho 1G de RAM, o consumo termina sendo um limitador.

    é, cada vez mais o FF tá dando banho, embora tenha um preço a ser pago por isso (RAM)…

    =op

    BodomChilD (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:18 am

    A instalação rolou smooth aqui pra mim, muito bom, sem problemas com as extensões no windows aqui do trampo. Vou testar em casa no linux a noite ^^

    Muito legal o suporte a video e audio open source, parabéns a fundação Mozilla!

    Jonathan2 (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 2:27 pm

    “Acho que o Firefox no Linux é mais lento devido as bibliotecas gráficas que ele usa, GTK ou é WxGTK??? é quase a mesma coisa…
    no windows como ele utiliza a própria GDI talvez utilizando WxWidgets ele se torna mais rápido.
    na verdade esse é um problema que eu sempre notei e reclamei, as bibliotecas gráficas do Linux são muito lentas, não sei se o problema é do X ou delas mesmo, e com certeza entre Qt e GTK, Qt dá um banho em performance.”

    Noto isto também em aplicações multi-plataforma: no Windows sempre parece ser mais responsivo. O OpenOffice é outro bom exemplo, pois editar uma apresentação no Presenter usando o OpenOffice no Windows é muito mais rápido e suave que no OpenOffice do Linux.

    No mais, também curti a inclusão do suporte nativo a vídeo e audio. De qualquer forma, ainda fico com o Opera.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:04 pm

    Também sempre notei essa diferença de performance nas aplicações gráficas. Já li muitas explicações a respeito, mas nenhuma me convenceu, até porque uma costuma desmentir a outra.
    Mas o mais provável é que seja relacionado ao X.

    Lindrix (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 9:11 pm

    Aqui em casa, o FF passou de 250 MB para 68 MB(no dia em que foi instalado). Agora está com 143 MB de consumo. EStá um pouco mais rápido mesmo, mas as sugestões da barra de endereço ainda estão lentas pra caramba…..

Este post é antigo (2009-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.