Miguel de Icaza anuncia beta do Moonlight 2.0
Enviado por Rodrigo Kumpera (kumperaΘgmail·com):
“Lançado o beta do MoonLight 2.0, que implementa a API do Silverlight 2.0 e algumas partes do 3.0. O link a seguir contém a descrição e lista de recursos publicada por Miguel de Icaza.” [referência: tirania.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-08-19
esse negócio é tão bom que nem a novell está usando, no site deles só tem flash.
O negocio eh tao bom que esta no beta ate hoje… mesmo com a tal “cooperacao” MS/Novell…
Nao eh uma piada?
O negócio é tão bem suportado, que enquanto a MS está no Silverlight 3, o Moonlight está em uma versão beta do 2! E depois ainda querem dizer que é uma tecnologia suportada no Linux..
Eu não quero depender de uma tecnologia na qual usuários Linux são considerados cidadães de segunda classe.
Paulo, assim que o 2.0 for lançado o desenvolvimento do 3.0 começa a todo vapor. O ML2 já possui alguns dos recursos do 3.0, porém.
O atraso simplesmente ocorre pq o projeto começou muito depois do Silverlight, então tem muito chão para alcançar paridade.
Por sinal, o MoonLight suportar linux 64bits desde a versão 1.0, alguém lembra do drama que foi isso com flash? E o flash8, alguém conseguiu instalar direito no linux?
“O negócio é tão bem suportado, que enquanto a MS está no Silverlight 3, o Moonlight está em uma versão beta do 2! E depois ainda querem dizer que é uma tecnologia suportada no Linux..”
Ah… se os desenvolvedores do Wine dessem atenção a esse tipo de comentário…
Graças a Deus q não!
Quando era o Gmail nos 5 anos de beta ninguém reclamava. Se é p/ reclamar de estado de implementações, o que vcs conseguem me dizer sobre o DotGNU?
Ao menos tem alguma empresa sustentando algum equivalente (mesmo que seja porco por enquanto) ao Silverlight. E o Flash? Povo tem que se valer de compiladores baseados em script (no GUI); de ferramentas antigas ou que estão em alpha (Shockweaver) ou encarar o FlashDevelop, que utiliza…Mono (e nem sei qual é o estado disso).
Não é só no lado Novell da cerca que existem problemas…E sem flames,OK?
Vejam esta laranja. Agora, comparem com esta maçã! É claro que ninguém reclamava do GMail quando era beta. Não era uma implementação de uma tecnologia que dizem ser independente de plataforma.
O Flash, goste ou não, está funcionando agora no Linux. Não está incompleto. É ruim? É. Mas funciona. Já o Moonlight está há muito tempo “quase funcionando”. Por sinal, a performance do Moonlight é quase catastrófica. Consegue ser pior do que o Flash no Linux.
Nem Moonlight nem Flash. O mais cedo que estas duas desgraças caírem em desuso, melhor. Daqui pra frente o que eu quero ver 100% suportado é HTML 5. Esta sim, uma tecnologia de futuro e que não está atrelada a ninguém.
Não, não é o mesmo caso do Wine, de maneira alguma. O meu problema com o Moonlight, é que a Microsoft tem usado ele como desculpa para fazer propaganda dizendo que sua tecnologia é suportada em Linux. Para mim não é.
Aí a coisa funciona assim, todo mundo começa a usar Silverlight, só que quando o seu José que comprou um netbook com Linux tentar abrir algum site usando a tecnologia a coisa toda não funciona porque foi feita usando uma versão mais nova. De quem é a culpa para o seu José? Desse tal de Linux, aí chega o seu sobrinho e coloca um XP pirata no lugar.
Sou muito mais a favor da promoção de padrões abertos como o HTML5 e o CSS3 do que essas tecnologias que tem “dono” como, o Flash e o Silverlight.
E pode ter certeza, a MS vai fazer (ou já está fazendo) de tudo para tentar matar o HTML5 e o CSS3 para promover o seu Silverlight. Pode ver que o IE8 é o único dos browsers mais “modernos” que não suporta nenhuma funcionalidade dessas tecnologias.
HTML5 está bem longe de ser uma realidade como “competidor” , tanto do falsh quanto do silverlight…
Esses imbecis do Google, MS , Apple e Mozilla nao chegam a um acordo sobre os codecs de audio/video…
Essa porcaria vai levar anos pra ficar usavel.
@Paulo Cesar
Não é bem assim…
http://info.abril.com.br/noticias/ti/microsoft-apoia-criacao-do-padrao-html-5-08082009-8.shl
Até pouco tempo eu também achava isso, pois ela tava quietinha no canto dela. e daí do nada poderia aparecer e falar que ela não quer, “quebrando todo trabalho da padronização do html5″.
Instalei esse beta aqui, mas fiquei sem ouvir as músicas na rádio Sonora(Terra), voltei para a versão estável(1.0.30401.0).
Os web-designers jamais deixaram de usar o Flash porque “não suporta Linux”. Caso eles (ou seus patrões, como a Globo.com, por exemplo) decida utilizar, também não se importarão.
Caso isso aconteça, teremos que agradecer à turma da NOVELL que temos uma opção, e não ficaremos mais de 5 anos esperando por uma versão oficial e totalmente suportada, vivendo na gambiarra, como foi o Flash.
Eu particularmente acho uma boa idéia o MONO e o MOONLIGHT, ambos GPL. Não tenho medo de processo por causa das patentes, já que o Brasil e a Europa não as reconhecem e nem as reconhecerão.
Dêm uma olhada neste link sobre o .NET:
http://www.go-mono.com/monovs/
A criatura pode se voltar contra o criador…
Rogério Garcia – RoG,
Eu afirmaria que a Microsoft entrou pra esculhambar e retrasar a padronização, mas não tenho provas.
>Eu não quero depender de uma tecnologia na qual usuários Linux são >considerados cidadães de segunda classe.
Por esse motivo deveria reclamar do Chrome, Google Earth, Orkut e até mesmo Firefox?
Deveria se chamar “moonwalker” pois parece um avanço mas na verdade está andando de ré (perdoe-me por esta Michael !).
O.O.
@Carlos
O Firefox funciona muito bem na minha máquina. O Chrome terá sua próxima versão suporte oficial ao Linux (ao contrário do Silverlight), e o Google Earth, bem, quem se importa com o Google Earth?
@Rogério Garcia
Falar é uma coisa, suportar de fato é algo completamente diferente
@Dyego Souza
Até existe sim esse problema de falta de acordo sobre os codecs, mas a coisa já funciona mesmo assim:
http://www.dailymotion.com/openvideodemo
(já roda em Firefox 3.5, Chrome, Opera 10b, Safari 4)
Para quem duvida do poder do html+css+js, é só dar uma visitada neste site:
http://www.chromeexperiments.com
E outra, se a coisa não anda direito é justamente devido aos interesses proprietários de algumas empresas. Se fosse pela Google e a Mozilla esses padrões sairiam MUITO mais rápido.
@loca100, como faço o sonora usar silverlight? Aqui o tocador é em flash.
@Paulo Cesar
o FF 3.5? pq em todas as máquinas linux em que ja tentei instalar o FF 3.5 só tive dor cabeça, alguns add-ons aonda não foram portados e sem contar o fato de ainda não ter uma tradução oficial para o PT.
Rodrigo Kumpera, agora não estou entendo mais, pois, quando não tinha o plugin o site me redireciou para instalar o Moonlight e na época funcionou, entretanto há um tempo atrás atualizei o Moonlight e parou de funcionar.Hoje desativei no Firefox o Beta 2 e reinstalei o Moonlight estável(1.0)pelo synaptic no Ubuntu e voltou a tocar as músicas.Depois que você falou em flash, dei uma clicada no player e indica flash player 10.
Onde saiu “redireciou” leia-se redirecionou.
@Paulo Cesar
http://www.guiadopc.com.br/noticias/11523/microsoft-quer-apoiar-o-padrao-htlm-5.html
Já querem embutir no IE9.
Nada mal.
O maior problema do Moonlight não é o fato de que “suporta” Silverlight no Linux… o problema maior é o Mono, uma porcaria que nunca vou instalar no meu computador. Ou seja, pra mim Silverlight não é suportado.
E não precisa responder ao meu comentário com aqueles argumentos bla bla bla sobre o Mono, porque já ouvi todos eles e nenhum deles mudou minha opinião a respeito (que é puramente técnica).
@Cadu, se importaria em elever o nível de conhecimento de um reles programador sobre mono?
@Cadu, eu entendo bem…
É que não existe prova que negue Deus ao crente, nem prova de que Deus existe pro ateu…
“é puramente técnico”
Tô nem ai. Só esta buginganga pesar meu computador o gnome apenas perde um usuário.
Forçar a barra para a existência de uma suite que não nada de melhor em relação as que já existe é apenas uma forma de suprir as deficiências de um projeto bagunçado e obsoleto como a GTK+. Se este pinguço continuar enfiando mono no meu ambiente favorito eu mudo para kde.
@çichárpi
Eu realmente tenho que redirecioná-lo ao comentário do Ricardo (e talvez o do Rodrigo p/ lembrá-lo do sofrimento que era o Flash no Linux)?
O assunto tratado no post não é “Diferenças entre Projetos”, e sim “Reclamações sobre Status”, que eventualmente descamba p/ “Empresa X é do mal => o produto não presta”, se é que vc nunca percebeu isso.
Se o motivo não está claro p/ vc: quando é algo beta (ou mesmo alpha) do Google, Apple ou Adobe, no geral, adoram e jogam confetes em cima. Quando é da Novell o que ocorre é uma transferência de ojeriza.
Também não entendeu nada do que eu falei sobre o Flash?Estou falando de pessoas que querem criar conteúdo em Flash usando um IDE em Linux. A última pessoa com quem conversei (e que, por sinal, não faço questão de ver novamente) disse que é humanamente impossível fazer isso em Linux.
Nota: ataque pessoal é fail. Emita suas opiniões sobre os assuntos mencionados. E se souber esclarecer minhas dúvidas do post anterior, fique à vontade, porque as perguntas implícitas não foram meramente retóricas.
Não importanto o que vc responda, a última frase que escrevi no post anterior continua sendo verdade.
@Philippe
Existem casos que não são PURAMENTE técnicos, e sim puramente IDEOLÓGICOS. Mesmo que todos aqui vivam de vento p/ sustentar um “motivo vazio”, a tecnologia odiada ainda tem chances de fazer parte do trabalho de alguém. Difícil é fazer entender isso.
No entanto, como faz uns 3 anos que liguei aquele modo ótimo de comportamento (que me livra de rugas, gastrite e colapso nervoso), por mim, estou pouco me lixando.
Só no aguardo do post do Cadu.
Não é questão de empresa do mal ,mas sim o comportamento estúpido e cheio de cobiça de duas empresas que criam contratos de patentes entre elas .
Silverlight não tem especificação .Software não é especificação .Silverlight não entra no community promise (que é cheio de termos confusos ) .Silverlight e C# em varias partes são patenteadas .
Não promovemos interoperabilidade a custa de padrões. E na realida o moonlight nem é mesmo interoperabilidade,mas sim propaganda e insistência em fazer o desenvolvedor de softlivre usar tecnologias de origem da microsoft.
Interoperabilidade- promover o acesso a coisas restritas .Ex: wine .
Propaganda – promover o uso de tecnologias problemáticas sem necessidade.
Sem lembrar que a microsoft é a inimiga number 1 do soft livre e está cheia de enrolações com patentes (inclusive pra ela mesmo ,veja o caso i4i.)
“Paulo, assim que o 2.0 for lançado o desenvolvimento do 3.0 começa a todo vapor. O ML2 já possui alguns dos recursos do 3.0, porém.”
Foi a mesma coisa quando saíram do 1 pro 2 e olha a m* que tá. Mesma coisa o Mono, que ainda não terminou o .NET 3.0 e já tem o 3.5 e o 4 tá chegando.
Flash e JavaFX estão bem mais comprometidos, e sem os riscos de patentes futuras.
HTML5 por enquanto é só uma promessa. A especificação completa vai sair só em 2012 e o draft 1 que alguns browsers estão implementando podem não funcionar na versão final, fazendo os desenvolvedores terem de preocupar com compatibilidade das HTML5 legadas.
O pior: como as empresas citadas não chegaram em consenso, uma página usando HTML 5 hoje que funcione no Safari pode não rodar em outra HTML 5 usando Firefox, por exemplo.
E quanto ao link da MS, se alguem leu vai ver que eles por pressão estão avaliando a nova especificação, mas não tem nada de concreto ainda. Aliás, como sempre no que diz respeito a padrões e interoperabilidade. A promessa do ODF foi a mesma e hoje os arquivos ODF criados pelo MS Office não abrem no OO. Bom, né?
Ficar seguindo a empresa mais sacana da História não leva a lugar algum.