Lá fora: Nokia decide adiar entrega do tablet N900
A Nokia disse que a intensa demanda pelo Nokia N900 levou a empresa a atrasar o lançamento do dispositivo. Os usuários que esperam pelo celular baseado numa adaptação do sistema operacional Linux terão que esperar uma semana a mais do que o previsto.
De acordo com o site Nok Nok, a empresa está “trabalhando com a política ‘chegou primeiro, levou primeiro’. Todos que já fizeram o pedido do Nokia N900 deveriam receber o aparelho a começar de ontem (25/11)”.
O mais novo internet tablet da Nokia conta com um microprocessador ARM Cortex A8 e 32 GB de memória. O dispositivo roda o sistema móvel Maemo 5, baseado em Linux. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-27
Será que será possível instalar as próximas versões do Maemo no N900, o Maemo está mudando muito e não parece bem pronto
Não é um tablet. É um smartphone.
É um tablet e um smartphone.
Tablet para mim é o N810, com tela de 4″. O N900 é celular mesmo
Tenho um n810 e pra ele ser perfeito só faltava um dispositivo GSM. Logo, o N900 será perfeito, uma pena ser bem caro.
Acho que a definição de smartphone é algo do tipo: tablet + telefone
Portanto acho que o correto é chamar o n900 de smartphone mesmo, já que tablet dá a entender que não é telefone (como os n8x0)
Renato, já se sabe que o Maemo6 talvez não será compatível com o N900, porque o mesmo será desenvolvido pensando em um hardware com tela capacitiva multitouch.
Como eles dizem, o Maemo5 (que vem no N900), é o que eles chamam de etapa 4 de 5, é tipo um developer preview do que está por vir. O que eles aparentemente não esperavam é que o aparelho iria fazer tanto sucesso..
Mas a Nokia anuncia como um MID (Mobile Internet Device) com funções de celular, justamente para ninguém criticar o fato de que a parte de telefonia do Maemo 5 ainda está crua. O equipamento é muito legal no geral, mas de todo o deslumbre e expectativa, achei interessante a definição de um cara em um review:
“it’s a good device for a first-gen device”
Acredito que o modelo matador será o “N910″ ou algum outro nome parecido. ;)
Que isso! N900 é matador! É um smartphone inigualável! Vocês já viram o pessoal jogando quake 3 nele? Vejam no youtube! Outra coisa, a parte “telefone” dele sofreu grandes modificações nos últimos dias e está maravilhosa! A única coisa que deve mudar é o port para QT, o mesmo deve acontecer no Symbian.
(…)já se sabe que o Maemo6 talvez não será compatível com o N900(…)
Ê, portuguesinho, hein? Corrigindo sua frase: “…já se sabe que o Maemo 6 talvez não venha a ser compatível com o N900…”. Algumas palavras como “talvez” e “embora” forçam o subjuntivo.
Que isso! N900 é matador! É um smartphone inigualável!
Já encomendei o meu na Amazon. Afinal faz 10 anos que não uso outra coisa além de Linux.
Mas infelizmente discordo do inigualável.
O N900 tem um sistema operacional que não é (e possivelmente não será) usado por nenhum outro fabricante (como o WebOS da Palm).
O OS do iPhone também ninguém usará, mas vindo da Apple todo mundo já sabia.
Por isso acho que a Nokia vai testar o mercado com um produto esteticamente mau projetado, mas com um sistema promissor que só ela usará.
Assim, eu acho que a Nokia correu para não perder o bonde, já que o Symbiam não adaptou-se bem ao touch screen. Vamos ver como será a política dela de absorção de código da comunidade do Maemo dentro do smartphone… se for um “relacionamento” amigável, ele será o sistema dos phones high-end da empresa e certamente triunfará. Já a a concorrência partiu firme para o Android e dificilmente o abandonará nessa altura do campeonato.
Abraço!
P.S.: Que me desculpem os puristas do “quanto mais melhor”, mas pra que diabos consumir espaço e recursos com um infravermelho nos dias de hoje ?
:P