Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KOffice 2.0.0 lançado – com suporte a extensões, no estilo do Firefox

Que tal um sistema que permita ao público em geral contribuir funcionalidades para uma suíte de aplicativos de escritório, a exemplo do que ocorre com os navegadores? Essa é uma das propostas do novo KOffice 2.0.0, que irá permitir que interessados criem extensões tanto no seu C++ nativo, quanto em Python, Java e outras alternativas.

Sou fã do KOffice, e espero que as futuras versões 2.1 ou 2.2, voltadas a usuários finais, venham a se tornar a suíte de escritório default no meu desktop, bem como no de muitos outros usuários dos sistemas operacionais suportados por ele, como o Linux, o Mac OS X e o Windows.

A recém-lançada versão 2.0.0 ainda não inclui todas as funcionalidades da versão 1.6, e é voltada a desenvolvedores e a quem gosta de estar entre os primeiros a adotar este tipo de produto – e por isso seus autores não recomendam que seja incluída em distribuições de Linux neste momento. Para os interessados, ela já está disponível em pacotes para Gentoo, Ubuntu e OpenSUSE.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    qual a compatibilidade/interoperabilidade do KO 1.6/2.0 com MSO e OOo, alguém sabe me dizer?

    abs.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 3:30 pm

    Reparem que os desenvolvedores estão enfatizando que essa versão não se destina a usuários comuns. Vamos se as distros vão cometer o mesmo erro que fizeram com o KDE4.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 3:33 pm

    qual a compatibilidade/interoperabilidade do KO 1.6/2.0 com MSO e OOo, alguém sabe me dizer?

    Não testei o KOffice 2, mas o que tenho a dizer é o seguinte:

    Compatibilidade com o Microsoft Office nunca foi uma prioridade do KOffice, então suspeito que continue ruim.

    Quanto ao OOo, o Okular está exibindo perfeitamente todos os meus documentos OpenDocument. Se o KOffice usar a mesma biblioteca que o Okular para processar OpenDocument, então eu espero um nível de compatibilidade muito bom.

    Tilt (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 3:43 pm

    Muito bom isso.
    Eu já torcia pro KOffice 2, agora então com esse lance de extensões, acredito que vai ser A suíte de escritório.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 3:47 pm

    Eu abri algumas coisas aqui e o que eu digo é: não salve nenhum documento importante com ele, pois são grandes as chances de dar incompatibilidade no futuro.

    Para quem não tem paciência com programas bugados, é melhor passar longe deste release. Esperem pelo 2.2 ou 2.3 para começar a usar seriamente.

    Grobsch (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 3:54 pm

    O distribuidor deve por a disposição as opções estáveis e instáveis. As distros devem disponibilizar o KOffice 2.0. O KOffice antigo e o KDE velho e gasto usa quem quiser, quem quiser usar o novo precisa ter a disponibilidade. Quando o Slack compilar começo a usar e testar. Na árvore current (corrente) do GoblinX não tem mais KDE3, apenas na estável (2.7), e quando sair a próxima versão do GoblinX (3.0), o KDE4 será o padrão. Eu acho o KDE3 ultrapassado já.

    Cadê o K3B?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 4:11 pm

    “Cadê o K3B?”

    Tá no repositorio do slack a um tempão (a versão qt4 claro), a primeira estava bem zuada, mas as posteriores já estavam boas, depois a mandriva colocou mais gente para ajudar e no fim não tive mais problemas. Só que essas versões são todas marcadas como alpha, até o beta do 3.0 gravei com ele.

    Agora, falando do koffice, ainda não me acostumei com esta nova cara dele, um dos itens da barra lateral não sai nem com marretada (pelo menos até o ultimo build que usei a umas 2 semanas +/-).

    Quanto a distribuir para os usuários versões que são claramente ditas como “improprias a este publico”, pode até ter no repositorio, mas não colocar como default como fizeram no kde4, considero sacanagem com ambos os lados, com os devs, que disseram ser improprias, e com os usuários, que só vão ter dores de cabeça.

    Agora, gente como eu que gosta de testar, bom, esses que se danem, estão na chuva é para se queimar mesmo.

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 4:48 pm

    Se não está pronta porque não recebe o nome de beta? Vai ter um monte de gente chingando, e com razão, da mesma forma que fizeram com o KDE 4.0

    Tilt (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 5:56 pm

    Nisso eu tenho que concordar com o RedCzar777.

    Lançar o KDE 4.0 como final foi o maior erro da empresa.
    Achei que tinham aprendido a lição…

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 6:02 pm

    “Compatibilidade com o Microsoft Office nunca foi uma prioridade do KOffice, então suspeito que continue ruim.

    Corrigindo: “Compatibilidade com o Microsoft Office nunca foi uma prioridade do KOffice, então suspeito que continuam no caminho certo.”

    oksfield (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 6:24 pm

    Empresa? KDE é uma empresa?

    Ah, e não questionem o sistema de versionamento dos caras. Qual o problema de querer expressar tudo em números? Em vez de adicionar palavras como “Alpha” e “Beta”, eles colocam .0, .1, .2, etc. Qual o problema disso?

    Desde que deixem (e eles deixam) bem claro no site deles que é uma versão experimental, não vejo problema.

    Olha, o Koffice ao que parece adota o ODF aprovado pela ISO (acho que é 1.1), portanto acredito que ele tente ser compatível com o formato, e não com o OO (ou outro programa que use ODF).

    Eu já suspeitava que o 2.0 não seria uma versão estável, já que estive usando os últimos RCs e ainda estão um pouco bugados…

    Espero que no futuro o koffice seja minha suíte de escritório padrão (espero há anos :-)), e torço pelo seu sucesso, principalmente agora que será mais uma opção para usuários Windows e Mac. Não quer usar o MS Office? Não quer OO? Não quer ThinkOffice? Não quer nenhuma outra suíte disponível por aí? Tenta o Koffice! Ele certamente agradará a muitos.

    Só fico me perguntando como fará o Slackware, que demorou a substituir o KDE3 pelo 4, com o fato de não poder lançar o Koffice 2.0, ainda não completo, já que precisa ter uma suíte de escritório na instalação padrão.

    Será que só daqui há alguns anos sai o slack 13 ou esta versão não terá o KDE? (e amarok, k3b…)

    Ah sim, foi lançado estes dias um alpha do k3b 2.0. Instalei aqui e não notei diferença alguma com as revisões que já havia testado e que vinham no slack current…

    O kde4 está nos fazendo ter uma paciência do cão, pois até o Windows 7 foi (ou está sendo) lançado mais rápido que ele… hauahau

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 7:08 pm

    Sobre suporte ao OOXML.

    “There is at this time no support for OOXML in KOffice, but that’s true for every other office suite in the world. Not even Microsoft itself implements the OOXML standard, but implements a variation of it.”

    Cruelmente verdade :) .

    Primeira pergunta dessa página da entrevista:

    http://www.techworld.com.au/article/304893/koffice_version_2_0_extensions_being_like_firefox?pp=2

    Melhor noticia do dia o novo KOffice. Ja estou baixando e pronto para encontrar muitos bugs, espero conseguir ao menos instalar no Fedora.

    Pelo que li na entrevista do link acima a versão estável deve ser a 2.2.*.

    Bem lembrado pelo @Jack Rippof, o okular tem sido um excelente leitor de PDF/ODT . Para mim, sem exagero, é o melhor leitor de PDF entre todas as plataformas.

    Abs!

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 28/05/2009 às 11:49 pm

    Corrigindo: “Compatibilidade com o Microsoft Office nunca foi uma prioridade do KOffice, então suspeito que continuam no caminho certo.”

    Boa!

    “Ah, e não questionem o sistema de versionamento dos caras. Qual o problema de querer expressar tudo em números? Em vez de adicionar palavras como “Alpha” e “Beta”, eles colocam .0, .1, .2, etc. Qual o problema disso?”

    Claro, nenhum problema. Só contrariam um padrão que todos já conhecem, o que acaba confundindo o usuário.

    Realmente eles não aprenderam com o KDE4

    Leonardo (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 8:06 am

    Não existe padrão em numeração de versões, existe um senso comum que diz que o *.0 é uma versão estável, mas isso é apenas convenção, não um padrão. Se eles já fizeram isso com o KDE4, apenas mantiveram a coerência e fizeram o mesmo com o KOffice. Nada de errado nisso, eles apenas utilizam um sistema de numeração que contraria o senso comum, mas quem disse que todo mundo precisa fazer tudo da mesma forma? Já fizeram duas vezes, então agora já sabemos que isso pode acontecer sempre com outros produtos ou sub-produtos da equipe KDE.

    So falta o konqueror agora tem uma versao decente.

    A cada versao tento usar o navegador mas acabo desistindo depois de alguns dias. Lento e com muitos bugs. As vezes eu tinha que reiniciar o modo gráfico por causa dele, quando muito o sistema inteiro.

    Atualizando:
    Ja existem pacotes para o debian e fedora tambem!

    [piadinha on]

    Equipe do Koffice diz:
    “It is not aimed at end users, and we do not recommend Linux distributions to package it as the default office suite yet”

    Equipe do fedora entende:
    “It is aimed at all users, and we already recommend Linux distributions to package it as the default office suite”

    [piadinha off]

    Abs, fique com Deus!

    A proposito, adiaram o lançamento do fedora 11 novamente?

    Acabo de ler que o plano é incluir koffice 2.0 na versao 12. :)

    http://rdieter.livejournal.com/14133.html

    Abs!

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 11:47 am

    Claro, nenhum problema. Só contrariam um padrão que todos já conhecem, o que acaba confundindo o usuário.

    Realmente eles não aprenderam com o KDE4

    Que é isso! É que eles resolveram adotar um padrão mais familiar para o usuário: o padrão Microsoft!

    Brincadeiras à parte, a verdade é que grande parte do software livre está num estado deplorável, em parte por causa dessa história de focar no usuário.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 7:08 pm

    “Já fizeram duas vezes, então agora já sabemos que isso pode acontecer sempre com outros produtos ou sub-produtos da equipe KDE.”
    Ou seja, já sabemos que não podemos confiar em versões estáveis que eles desenvolvem.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/05/2009 às 7:15 pm

    “Ou seja, já sabemos que não podemos confiar em versões estáveis que eles desenvolvem.”
    Não, simplesmente que quando eles disserem que está pronto é porque está.
    Vim acompanhando a serie 4 a cada lançamento, mesmo contra-indicado eu instalava e via como estava. Antes mesmo deles dizerem que estava pronto para uso eu já o considerava assim, pois já não vinha apresentando os mesmo problemas que antes.

    Acredito que o KOffice deva seguir o mesmo caminho, antes mesmo deles falarem que aquela “é a versão” já estará pronto, pelo menos para a maioria.

Este post é antigo (2009-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.