Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE muda de nome – e passa a ser KDE

O projeto KDE deixou de significar “K Desktop Environment” e passa a se chamar apenas KDE, de acordo com seus desenvolvedores.

A mudança foi feita para que a marca possa abrigar outros projetos de software livre como aplicações, gerenciadores de trabalho e plataformas, sem ser ligada apenas ao sistema de desktop elaborado originalmente para o Linux. (via info.abril.com.br)

Mais detalhes no artigo de duas páginas na Info, link abaixo.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:10 pm

    O KDE deveria ser um sistema operacional, de tão avançado e estável.

    Conan (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:12 pm

    Essa informação mudou a minha vida.

    Frank (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:14 pm

    Antigamente só o K é que não tinha significado. Agora todas as letras de KDE não querem dizer nada.

    Depois de acrônimos recursivos como GNU e WINE, temos agora o acrônimo nulo! ha ha ha

    KDE > /dev/null

    Conan (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:21 pm

    @Frank,

    O mais certo seria:
    cat /dev/null > KDE

    [modo sei la o que] Eu só acho que isso vai confundir mais as pessoas e fazer o Linux parecer mais difícil do que é.[/modo sei la o que]

    Frank (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:23 pm

    @Conan

    Tem razão! =D

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:31 pm

    Obrigado KDE Team, eu realmente não sei como ia conseguir dormir sem essa fantárdiga informação!

    beowulf (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:37 pm

    O KDE é realmente fantástico, ele desenvolve não só o ambiente desktop mas também as aplicações, afinal de contas o que é que nós utilizamos no dia-a-dia ??

    Com noticias como esta, continuo me perguntando pq o Gnome ainda faz mais sucesso ?!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:38 pm

    se mudarem o mascote dou maior rapoio!!
    uhhh…

    Conan (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:53 pm

    @beowulf,

    provavelmente porque oque o equipe do gnome faz, faz bem feito. Diferento do KDE, que faz tudo “acochambrado”.

    Citando da INFO:
    “A versão posterior ao KDE 4.3, que foi lançada recentemente, deve se chamar KDE Software Compilation 4.4, pois se trata de uma compilação de aplicativos, ferramentas e ambientes.”

    Será que a Sigla agora será KSC(Kde software compilation)?
    heheheheheeheh

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 5:56 pm

    GNU/KDE :D

    Wilfredo (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:21 pm

    Tilt >> O KDE deveria ser um sistema operacional, de tão avançado e estável.

    Ele segue a trilha do GNU Emacs.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:22 pm

    KDE === KDE … E ai? Quando o KDE vai lançar uma versão pra substituir o VISTA DELES? CHAUCAUCHAUHCUA

    Nomes de projetos de software livre…


    cat /dev/urandom |
    strings |
    awk '{print substr($0,1,3);}'

    Dai é só escolher algum nome legal, acho que é assim que surgem nomes como apt-get e por ai vai.

    Conan (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:31 pm

    @Tilt,

    O KDE vai ser um sistema operacional quando o kernel GNU/Hurd tiver uma versão estável!!!!

    KKKKKK

    Jonas (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:46 pm

    Nossa, abriram as porteiras de trolls vindo de alguma comunidade do Gnome.

    Fellype (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:51 pm

    Faz sentido…

    anderson freitas (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 7:21 pm

    Ultimamente tenho usado o gnome dei uma chance a ele em um de meus hds
    mais que o kde tem muito mais recursos e uma melhor usabilidade na minha humilde opinão!! então quanto necessito de algo mais elaborado vou para minha versão do big linux!vejamos o que o gnome 3 terá a nos oferecer!!

    Wallacy (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 7:25 pm

    Não seria, “elaborado originalmente para o Unix”? E não para o Linux.

    Acho que era para o Unix sim, mas o Linux tinha papel de destaque tanto no chamado inicial à colaboração, quanto no anúncio inicial do lançamento. Foi em 1996, lembro como se fosse anteontem!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 8:08 pm

    Achei a medida prudente, no mais o nome não passa a perder significado, uma vez que existe toda uma história por trás :)
    Vida longa ao KDE.

    Romário Rios (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:38 pm

    Parece que o pessoal não entendeu direito.

    Antes, KDE significava todo o ambiente com os programas oficiais – ou mais ou menos isso.

    Agora, KDE é como um “namespace”. O ambiente é parte desse namespace. As bibliotecas, outra parte. Os programas, outra. Não é mais tudo uma coisa só, como antigamente

    cochise (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 12:15 am

    O KDE era um conjunto de aplicações oficiais. Na orbita e sem seguir o calendário de lançamento do KDE existia o extragear, como gwenview (que foi incorporado no release oficial a partir do KDE 4), amarok, K3B, digikam, ktorrent.

    O KDE se tornando um namespace minha esperança é que a diferença entre o programa KDE e o extragear diminua, tornando a suíte de aplicativo padrão (Software compilation) se torne ainda mais poderosa e versátil.

    Quem gera pode batizar, nome é apenas referência, o que importa é a funcionalidade…..Quanto ao apt-get, não é nome sem significado, apt-get = Advanced Packaging Tool – get ( de pegar ….), ou seja, possui significado. Agora, siglas são usuais e constantes não só na informática, mas em todos os meios técnicos.
    Quanto ao KDE ser um sistema operacional, dentro da realidade em que chamam o windows de sistema operacional, concordo. O windows é uma interface gráfica do dos com alguns aplicativos exatamente com o KDE, só que os aplicativos kde superam os do windows em todos os sentidos.

    Smaug (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 5:51 am

    só que os aplicativos kde superam os do windows em todos os sentidos.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Que insanidade!

    smaug

    eu me referi aos aplicativos originais da interface e não aos aplicativos totais disponiveis para windows. Acho insana a dependência por um sistema que te limita e impõe comprar, tipo, windows 7 lançado já com morte decretada pelo aviso de lançamento do windows 8…..
    Mas valeu pelo seu comentário…obrigado

    Conan (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 2:58 pm

    @deysonthome,
    hmmmmmm?
    O windows é uma interface gráfica do DOS?
    Puxa! Acho que última versão que você conheceu do windows foi a 3.11, a partir do Windows NT 3.5 isso não é verdade.

    Paulo Rocha (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 5:54 pm

    Creio que o ‘K’ tinha significado sim. Fazia a representação de ‘key’, ou seja, o nome era (traduzido) ‘Ambiente de Desktop Chave’.

    Sds.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 10:16 pm

    Paulo Rocha

    Pelo que me consta, o K originalmente significava Kool…

    Não era K por ser a letra que segue L, de Linux? Ou isso era história pra boi dormir?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 7:43 am

    A historia que conheço é que ficaram procurando um nome parecido com o CDE e ai alguem lembrou que algumas palavras em linguas latinas começam com C, como Caesar e em idiomas do povo germanico começam com K, no caso Kaiser, mas não duvido que seja lenda também.

    fernando (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 10:58 am

    O windows é uma interface gráfica do DOS?
    Puxa! Acho que última versão que você conheceu do windows foi a 3.11, a partir do Windows NT 3.5 isso não é verdade.

    Até o Windows 98 era interface gráfica do DOS, certeza. Procure por aí e você vai ver o pessoal rodando Windows 9x no DOSBox. Ele não usa o MS-DOS original, ele requer algumas interrupções a mais e etc. (tanto que você não consegue rodá-lo sob o FreeDOS, como você consegue com o Win3.11), mas ele ainda roda “por cima” do DOS.

    Desconfio que o Windows ME também seja dessa forma, mas aí já não tenho certeza. Nem cheguei a usar Windows ME de tão ruim que era.

    O Windows XP, ao incorporar parte da tecnologia NT, deixou esse legado.

Este post é antigo (2009-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.