Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE como desktop padrão do openSUSE?

Vai ser interessante acompanhar o andamento da questão, dada a aparente diferença apontada pelo OSNews entre a preferência da Novell (GNOME) e dos integrantes da comunidade openSUSE mencionados (KDE como padrão).

Enviado por Ironmaniaco (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Após algumas discussões no grupo “openFate” – openSUSE Feature Tracking, foi feito um levantamento sobre colocar o KDE como desktop padrão do openSUSE, alegando que a existência de mais de uma interface gráfica pode deixar complicado o processo de instalação para usuários novatos

Mais informações, no link de referência, e do openFATE” [referência: osnews.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:02 pm

    Concordo plenamente.

    Que usem o melhor gerenciador, o KDE!

    Agail Sanches (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:05 pm

    Putz vão matar o OpenSuse, o esquema não é liberdade deixa o usuário livre pra escolher na instalação pronto

    Seria uma pena… O legal do OpenSuse é ser “desktop agnostic” e deixar por conta do próprio usuário a escolha, sem puxar a sardinha para nenhum dos lados.

    cristo (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:28 pm

    Concordo com eles, essa foi a medida feita pelo pessoal do Ubuntu e que vem dando muito certo, oficializa um ambiente e o resto será dedicado a outros grupos.

    No caso se eles querem melhorar a experiência do usuário eles precisam realmente focar em apenas um único ambiente como oficial, para que todo o sistema gire neste ambiente.

    Tilt (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:31 pm

    Faço minhas as suas palavras sagradas, Cristo.

    Gabriel R (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:34 pm

    Acho legal assim. Ai fica uma concorrencia entre Ubuntu com Gnome e OpenSUSE com KDE, um tentando sem melhor que o outro, todo mundo ganhar

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:40 pm

    Sempre se aprende uma coisa nova: eu achava que o KDE já era o “oficial” do openSUSE aeHaehea – sei lá, mas a imagem que me vem à mente quando penso em openSUSE é a do KDE…

    Marco Antonio (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 5:43 pm

    Não há sentido em se facilitar a instalação para usuários avançados, por isso concordo com a idéia de ter um desktop padrão. Faz o sistema menos complicado para o usuário final além de servir para fortalecer o imagem da distribuição. Contudo, nada impede que um usuário mais técnico instale o gerenciador de janelas que preferir após a instalação inicial. Como “cristo” disse, parece estar dando muito certo para o Ubuntu. Acredito até que, caso se concretize, apareceram forks do OpenSuse contemplando outros gereciadores de janelas assim como aconteceu com o Ubuntu: KUbuntu, XUbunto, etc… Mas o que identificará o OS OpenSuse será a sua interface “característica”, com os as suas funcionalidades especificas que, com o tempo, o usuário irá se identificar.
    Concordo também em se utilizar o KDE, já que o Ubuntu já utiliza o Gnome com desktop padrão. Assim será mais fácil o OpenSuse fazer o seu diferencial.

    Att.

    Antonio (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:06 pm

    Sou usuário openSUSE 11.1,
    O openSUSE mantém algumas ferramentas nos ambientes KDE e GNOME, o Yast por exemplo (uma espécie de painel de controle onde é possível até levantar servidores FTP, HTTP, etc em poucos cliques).

    Acredito que se eles focarem em um único ambiente, ferramentas de melhor qualidade estarão disponíveis.

    Frank (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:09 pm

    Se não me engano o gerenciador de janelas do antigo Suse pré Novell e pré OpenSuse já era o KDE. O único problema que eu via nele naquela época IMHO era a instalação de vários softwares com o mesmo fim (Konqueror/Mozilla/Epiphany, por exemplo).

    Creio que a escolha de um gerenciador de janelas padrão só vem melhorar a vida dos usuários — tanto dos novatos quanto dos mais experientes.

    Wesley (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:14 pm

    Fazem muito bem em pensar na possibilidade de focar no melhor gerenciador de janelas: o KDE.

    Julio (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:23 pm

    Só para constar, foi lançado o KDE 4.3 hoje.

    Na instalação, a Mandriva coloca para o usuário, qual é o gerenciador que ele prefere. Dessa forma, agrada-se tanto gregos como troianos.

    Pode ser que o custo seja um pouco maior, em função de manter equipes distintas.

    Jonas Thomaz de Faria (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:49 pm

    Eu acredito que melhore a vida do usuário iniciante, mas eu não gostei ^^. Uso o Opensuse em meu notebook, e sempre usei o gnome.
    Se for pra seguir o Ubuntu siga então, e deixe o Gnome como padrão.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 6:55 pm

    Sem querer ser chato e pedante, mas já sendo: O KDE não é “gerenciador de janelas”. O Kwin, parte do KDE, é. O KDE atualmente descreve-se como um conjunto de aplicativos multi-plataforma. Tanto é que, na sua incarnação para Windows, ele não trás o Kwin, visto que não faz sentido: deixa o Windows gerenciar janelas.
    Eu votei lá pelo sim, exatamente para que o pessoal do SUSE faça o que um pessoal bem mais reduzido, do PCBSD, já faz: ferramentas de configuração integradas ao ambiente PADRÃO. Para fazer isto, tem que ter um padrão. Ou pelo menos, o esforço é menor.
    Mas vão ter CD de instalação com KDE, GNOME, e o DVD não vai perguntar qual você quer: Joe The User não sabe a resposta certa, logo vai ser KDE. Isto se a idéia for aceita, é claro.
    Ficaria na mesma situação do Ubuntu, mas invertido. GNOME seria o que o KDE é no Ubuntu, um cidadão de segunda categoria. Porque o Kubuntu é TRISTE. Quem duvida, use o KDE do openSUSE e vai entender.

    P.S. O KDE 4.3 está EXCELENTE. Quem largou a série 4.x já pode voltar tranquilo. Começam a se pagar as várias boas idéias do projeto.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:04 pm

    Tomara que não. Se isso acontecer, o Icasa vai querer infectar o KDE com o Mono. O Gnome já está condenado, vamos defender com unhas e dentes o KDE!!!! :-P

    Leonardo Stuginski (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:09 pm

    Pessoal quem já mexeu com KDE e com GNOME sabe como GNOME é mais simples de fazer as coisas e contém algumas aplicações mais completas (Ex: Totem se comparado ao Dragon Player), o menu do GNOME é mais direto ao ponto (Ex: gnome-main-menu que foi proposto pela própria NOVELL assim como o KICKOFF).
    Outra coisa Miguel de Icaza é o “pai” do GNOME e ele trabalha atualmente no projeto MONO que é mantido pela NOVELL.
    Existem aplicações desenvolvidas pela NOVELL que são destinadas ao GTK tais como Banshee e o MonoDevelop.
    Lembrando também que no ano que vem o GNOME 3.0 estará entre nós.
    Logo, a NOVELL naturalmente deveria manter o GNOME como padrão.

    Gilmar (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:12 pm

    “Se for pra seguir o Ubuntu siga então, e deixe o Gnome como padrão.”

    Pois eu penso exatamente o contrário. Se é pra “seguir” o Ubuntu e definir um padrão, que torne padrão aquele

    Gilmar (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:13 pm

    “Se for pra seguir o Ubuntu siga então, e deixe o Gnome como padrão.”

    Pois eu penso exatamente o contrário. Se é pra “seguir” o Ubuntu e definir um padrão, que seja aquele que o Ubuntu NÃO usa.

    luiz (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:30 pm

    Apoio a iniciativa, e que adotem o KDE.
    Pra mim o openSUSE tem cara de KDE, e olha que eu nem gosto do KDE.

    Jó (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:31 pm

    A Novell quer o ambiente mais simples e fácil dela vender para empresas que usarão ele visando a produtividade.

    O OpenSuse quer o ambiente mais bonito e que satisfaça o usuário doméstico

    A propósito, o Icaza é funcionário da Novell, trabalha no Suse e não no OpenSuse.

    Quem vai vencer, o lado comercial ou dos colaboradores?

    Leonardo Stuginski (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:40 pm

    o Icaza na verdade trabalha no projeto do MONO como disse anteriormente. http://www.h-online.com/open/Microsoft-tests-improve-Mono–/news/113865.

    Benjamim (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:42 pm

    Também acho, Opensuse e Mandriva ja eram distros com cara de KDE. Aliás o KDE era o desktop mais usado no universo linux, até o ubuntu aparecer. Quantos aki não migraram para o Gnome devido ao Ubuntu ?

    MOELLER (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 8:01 pm

    Para os mais novos e que não sabem ou não conhecem a história do SUSE vai ai algumas informações para melhor entendimento.

    Tanto o SUSE, quanto o KDE, quanto o Qt que é o framework por traz do KDE tiverão sua história na Alemanhã. Depois que a NOVEL comprou o SUSE, ela resolveu trocar o KDE pelo GNOME, por causa do Icaza e da microsoft, pois era o processo mais natural entre eles.

    Acredito que o OPENSUSE deve ter muitos dos colaboradores ou de alguma ligação com a antiga história do SUSE e um grande grupo na Alemanhã, por isso é natural que eles prefiram o KDE. Por conhecer muito bem o QT, que hoje é mantido pela NOKIA na Noruega.

    Bom, estes processos são naturais, não acho que exista um melhor ou pior e sim uma familiarização com um ou outro e por isso a preferência.

    Vejo por mim, estudo QT, conheço QT, se for para contribuir para algum software para Linux, vou desenvolver em QT e este é a base do KDE.
    É muito difícil manter-se atualizado em duas plataformas diferentes e ainda fazer o melhor para o usuário final. Por isso sempre haverá preferências.

    Para as pessoas, suas escolhas dizem quem você é. Mas para você, diz o que você vai SER.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 8:14 pm

    Conheci o SuSE na versão 6.4, na falecida RdL (cuja publicação do CD-brinde deu uma enorme confusão por conta do YaST, que não poderia ter sido incluído na imagem… Coisas de licenças). A Novell que faça o que bem desejar com o gerenciador gráfico (afinal de contas é uma distribuição comercial). Mas historicamente o SuSE usava por padrão o KDE e eu faço votos para que o OpenSuSE continue com o KDE.

    miranda (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 8:20 pm

    Concordo com eles, essa foi a medida feita pelo pessoal do Ubuntu e que vem dando muito certo, oficializa um ambiente e o resto será dedicado a outros grupos.

    No caso se eles querem melhorar a experiência do usuário eles precisam realmente focar em apenas um único ambiente como oficial, para que todo o sistema gire neste ambiente.

    Grande cristo, falou tudo.
    Quem usa o Gnome vai investir nele (com mais aplicativos, ferramentas, etc) e quem usa o KDE (que jé é FANTÁSTICO) invista nele também. E o mais favorecido será o usuário com certeza.

    Saci de Patinete (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 8:48 pm

    Eu como um usuário linux particularmente acho uma simples questão de escolha, ou seja, criem ISOs com KDE e GNOME, e cada um se vira pra baixar aquela que mais gostar. :-)

    Se eu não estou enganado, quando meu computador deu um pau desgraçado e instalei o openSuSE 11.alguma_coisa, utilizando DVD, tive a ligeira impressão do instalador perguntar qual era o desktop que eu queria escolher, aí nem sei porque cargas d’água eu escolhi o KDE.

    Quer saber? Coloquem o XFCE como desktop padrão! Acaba com a briga! Nem KDE nem GNOME! hehehe :-)

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:06 pm

    Eu tenho preferencias pelo KDE, não apenas pelas Widgets e tudo mais, mas me adaptei as ferramentas oferecidas pela interface, como o Kopete, o Amarok(me desculpe, mas ta pra nascer um player de música melhor), Dolphin.

    Facilitará para o usuário um desktop default, porém, muita gente não vai gostar(e podem esperar as críticas vindo de usuários mais “Fanáticos” ou que acham que apenas o Gnome é “Free Tr00″…hehehheh). E, tem a preferencia da novell, pra apertar um pouco mais o parafuso.

    Sempre pensei em KDE e Gnome sendo desktops defaults oferecidos em qq distro durante a instalação, com a adição de uma terceira interface minimalista qualquer(como Fluxbox, ou IceWM), porém, a divisão entre “Spins” de interface gráficas(como Kubuntu, Ubuntu, Xubuntu), também é bastante interessante

    O pessoal do openSUSE poderia fazer isso(OpenSUSE KDE e openSUSE Gnome), para gerar “menos estardalhaço/mimimi”

    Fernando Meschini (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:15 pm

    Na verdade o KDE era praticamente padrão no SUSE/OpenSUSE, assim como no Mandriva… imagino que a padronização seja positiva, pois os esforços poderão ser mantidos em um foco só, eu particularmente não uso mais KDE desde quando a versão 4 foi lançada… muito enfeitada :/
    Enfim, a padronização vai tornar o sistema bem melhor.

    cochise (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:19 pm

    Muita discussão e o ponto crucial não foi tocado.
    O Ubuntu usa Gnome e por isso desenvolve tecnologia para ele (principalmente) Por exemplo, o Synaptic, o instalador de programas “mais facim” e o instalador de drives proprietários.
    O SUSEatualmente mantem uma versão QT, uma GTK e uma ncurses do Yast, tem um menu próprio para o gnome.
    O Suse desenvolveu o KIO sysinfo porque usa KDE, e que eu saiba não há implementação disso no gnome nem da SUSE.
    Atualmente sendo “imparcial” ela tem a “obrigação” de desenvolver funcionalidades que funcionem nos dois ambientes ou então versões para ambos, se decidir um como padrão isso muda e a postura fica igual a do Ubuntu, desenvolver para o ambiente padrão.
    Isso é bom para o KDE. Mas ruim para o Gnome.
    Para a SUSE? ELa decidiu um acordo com a comunidade semelhante à Red Hat, então achoque cabe a ela aceitar o fato que a comunidade nunca gostou do Gnome e apesar da pressão o Gnome não é o Desktop padrão. A distribuição é neutra e tem trabalho dobrado por causa disso.

    kayo (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:35 pm

    Sem algumas medidas drásticas, não tem como efetuar algumas mudanças. O pessoal quer muito performance, mas, um único script usa 300 linhas para decidir qual Login Manager subir, isso poderia ser reduzido para 200 se todos soubessem que NESSE SISTEMA, vai ser KDE, ou GNOME, para mim tanto faz o sistema, eu gosto do KDE, me acostumei com o GNOME.

    É interessante mesmo padronizar, evita muitas coisas, melhora outras.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:54 pm

    Exato, focando em um único gerenciador eles diminuem custos e podem trabalhar melhor no ambiente de escolha, ficando mais focados. O Ubuntu funcionou bem assim, mesmo que existe um GOpenSuse pros que quiserem, o foco da empresa vai ser o KDE.

    Daniel (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 9:54 pm

    Já tentei usar o KDE 4 duas vezes. Sempre caio fora por causa dos bugs. Vive travando o X, e o pior é que tiraram o cntrl+alt+backspace do Mandriva, e como tenho preguiça nem coloquei de volta hahaha
    É uma pena, pois não gosto do Gnome, mas ainda não achei alternativa pra ele.

    Leandro Hamid o OpenSUSE (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 10:54 pm

    Não consigo imaginar o OpenSUSE senão com o KDE…

    self_liar (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 10:55 pm

    Só espero que não encha o pobre kde de mono!

Este post é antigo (2009-08-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.