KDE 4.3 no Ubuntu e no Fedora
KDE 4.3 no (K)ubuntu jaunty de forma “segura”: “Após dezenas de tentativas, finalmente consegui uma atualização para o KDE 4.3 no Kubuntu jaunty de forma segura, sem destruir o sistema. Para aqueles que forem atualizar o KDE, lembre-se que não existe pacote de línguas para o KDE 4.3 no ubuntu jaunty, com isso o sistema ficará com algumas coisas, como o (K) menu, não traduzido (apenas o rodapé do menu). o Bom é que grande parte do KDE continuará com tradução, cerca de 80%. Este “segura” no título está entre aspas, pois nada é perfeito e pode ser que algo aconteça. Passei uma semana fazendo diversos testes, e o jeito que foi exposto no texto, – o que na verdade é o que está no site do Kubuntu, porem com algumas modificações – foi o qual não obtive nenhum problema. Ouvi diversas reclamações de pessoas, inclusive eu, que não tiveram sucesso em fazer tal atualização e resolvi escrever esse texto para auxílio. http://tales.linuxhard.org/blog/kde-4-3-no-kubuntu-jaunty-de-forma-segura/” [Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com) - referência (tales.linuxhard.org).]
Instalando o KDE 4.3 no Fedora 11: “O KDE 4.3 está estável e com vários bugs resolvidos e que estavam presentes no KDE 4.2. Em função disto estamos disponibilizando o tutorial que usei para fazer esta atualização. Caso você queira conhecer o post original, vá até o link: http://forums.fedoraforum.org/showpost.php?p=1252551&postcount=52. Bem vamos ao tuto: 1) Primeiro edite o arquivo “/etc/yum.repos.d/”, com o comando sudo nano /etc/yum.repos.d/kde.repo; 2) Depois copie e cole o código abaixo:
# kde.repo, v2.1
[kde]
name=kde
mirrorlist=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/fedora/mirrors-stable
gpgkey=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/kde-redhat.RPM-GPG-KEY
#gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-kde-redhat
enabled=1
[kde-testing]
name=kde-testing
mirrorlist=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/fedora/mirrors-testing
gpgkey=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/kde-redhat.RPM-GPG-KEY
#gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-kde-redhat
enabled=1
[kde-unstable]
name=kde-unstable
mirrorlist=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/fedora/mirrors-unstable
gpgkey=http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/kde-redhat.RPM-GPG-KEY
#gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-kde-redhat
enabled=0
3) Depois dê o comando “sudo yum update”, um reboot e lá já estará instalado o KDE 4.3.” [Enviado por Sergio José Dias (daradjaΘgmail·com) - referência (pelenegra.blogspot.com).]
Ainda prefiro esperar pela atualização oficial para poder instalar o kde 4.3 no fedora 11.
Eu estou aguardando o openSUSE 11.2
KDE 4.3??? Coisa mais velha, atualizei com os backports do ubuntu e ta supimpa, uma dica é traduzi-lo com os pacotes do debian sid(São só traduções, não fazem mal algum)
Use Archlinux, além de ter sempre o KDE em sua última versão, os empacotadores dividiram os pacotes em vários pequenos pacotes.
http://www.archlinux.org/news/455/
O que é isso… pode ser muito mais simples (para quem usa o yum):
yum update --enablerepo=updates-testing k*
Apesar de estar em “testing” esse KDE é tão estável quanto qualquer outro KDE. É política do Projeto Fedora deixar sempre os pacotes em testing por certo período.
Já estou rodando no Fedora 11 e está estável.
Difcil ???
No mandriva atualizei faz uma semana só adicionando dois mirrors onde o Helio disponibilizou os pacotes atualizados.
após o reboot, tudo funcionando perfeitamente !!!
Mas cá entre nós não vi grandes mudanças nessa release. Talvez somente melhorias de bugs por baixo do capô.
JPayne
Única coisa que achei difícil ao atualizar no ubuntu foi o tempo que demorou para baixar.
Repositório PPA tem a desvantagem de não ter mirror nacional.
Atualizei utilizando as instruções do site do Kubuntu sem problemas. O ambiente até agora tem se mostrado bem estável, parece que o KDE 4 já está pronto para substituir o KDE3.
Prefiro aguarda o novo Kubuntu. Vai esta muito estável e bem funcional.
Ubuntu … erro :
Desempacotando libindi0 (de …/libindi0_0.6-0ubuntu1_i386.deb) …
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libindi0_0.6-0ubuntu1_i386.deb (–unpack):
tentando sobrescrever ‘/usr/bin/indiserver’, que também está no pacote indi
Erros foram encontrados durante o processamento de:
/var/cache/apt/archives/libindi0_0.6-0ubuntu1_i386.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
:-(
@ Flavio Moreira
Sei que é medida extrema, mas podes tentar baixar o pacote de novo (ou pegar do cache local do apt) e dar um “force” com o dpkg. Mas esse tipo de “colisão” de dependências deveria ser resolvido com o dpkg-divert:
EXAMPLES
To divert all copies of a /usr/bin/example to /usr/bin/example.foo, i.e. directs all packages providing /usr/bin/example to install it as /usr/bin/example.foo, performing the rename if required:
dpkg-divert –divert /usr/bin/example.foo –rename /usr/bin/example
Ontem eu tentei fazer algo parecido com o Xfce (que não está no ubuntu backports) então segui um tutorial no blog do Hamacker e consegui só compilar o principal. Os plug-ins, nem pensar (provavelmente dependem da versão mais recente da GTK+, que só estará disponível a partir de versão 9.10 do [K|X]Ubuntu. Felizmente não precisei forçar a instalação de nada. :-)
Estou rodando o KDE 4.3 no opensuse 11.1 que criei usando o Suse Studio e realmente ele está muito bom. O único detalhe que está me chateando é que a associação de arquivos/aplicativos do Firefox não está funcionando. Quando tento abrir diretamente um arquivo .ppt, pps, ou .pdf de meu email, por exemplo, tenho que ficar navegando nas pastas (/usr/bin/aplicativo= para poder abrir o bendito arquivo. E quando tento memorizar a associação não consigo (para alguns tipos de arquivos, os citados acima), pois ele não grava e toda vez tenho que ficar buscando o binário do aplicativo… pra mim já é chato, imagina pra minha esposa que não tem tempo/paciência/conhecimento pra ficar fuçando… Por acaso alguém por aqui saberia a solução? Até agora minhas pesquisas deram em nada…
Um abraço.