Julgamento do Mininova é adiado para junho
“A razão para este adiamento é unicamente devido a circunstâncias pessoais do nosso advogado e explicitamente não tem nada a ver com o conteúdo do processo”, explicou a equipe do Mininova no blog oficial.
Com a prorrogação, o “detector de direitos autorais” recentemente noticiado terá um período maior de testes para provar sua eficácia às autoridades. Há quase duas semanas, o site instalou um filtro para barrar downloads ilegais.
Muitos arquivos sumiram e os usuários os acompanharam, migrando para outros indexadores de torrents. Alguns clientes do site, porém, já conseguem driblar o recurso, colocando episódios em endereços no bloco de notas. Resta saber por quanto tempo. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
O que diabos Linux tem haver com peer to peer? Por que insiste em associar software livre com acesso irrestrito a conteudo não atorizado? Isso é ruim para imagem do SL.
Creio que pouco, ou nada. Por favor não associe estas questões ao kernel Linux.
Mas questões relacionadas ao direito autoral e liberdade de expressão na web são cobertas aqui com frequência, por outro lado. E ultimamente elas têm estado, com freqüência, associada a sites que referenciam conteúdos existentes em serviços peer-to-peer.
p2p tem tudo a ver com linux, sim. e a revisao das leis de direitos autorais me parece inevitavel, e eh do interesse da comunidade de software livre. essas leis sao muito injustas, e boa parte da comunidade tem essa posicao. (leia stallman.org)
Luis, você faz uma inferência em sua pergunta que p2p tem a ver com “acesso irrestrito a conteúdo não autorizado”, isto não é verdade. P2p, entre diversas outras tecnologias, tem a ver com acesso a conteúdo.
Hoje em dia há algumas sérias restrições ao acesso a conteúdo, por isso não pode ser desenvolvido software livre para mecanismos de criptografia nos EUA, para ignorar restrições de DRM, incluindo acesso aos DVDs e CDs que você compra, drivers de controle de suprimentos de impressora, diversos drivers para acesso a dispositivos, e por aí vai.
E a discussão do P2P é antes de mais nada, uma discussão sobre o acesso a conteúdo, o que reflete diretamente nas liberdades que o software livre defende, e consequentemente nas liberdades que tornam possível o desenvolvimento deste.
Vale lembrar que existem empresas grandes tentando forçar um oligopólio na área de produção através do controle da distribuição, e isso atinge inclusive as formas de distribuição que existiam antes da criação do copyright.
@Fred_Camara, isso foi a uns 10 anos atrás. Hj em dia, os EUA exportam tecnologia criptografica, livre ou não livre.Alteraram a lei. Simples,né?