Jogos do Windows no Linux: Lançado o Cedega 7.1
“Transgaming Cedega chega à sua versão 7.1. trazendo mais desempenho, estabilidade e usabilidade. melhor suporte a processadores multi-core, dentre diversos bugs corrigidos. Alguns jogos atingiram nível muito bom de usabilidade nesta versão: Bioshock, Elder Scrolls IV: Oblivion, F.E.A.R. 2, Medal of Honor Airborne, Sins of a Solar Empire, Unreal Tournament 3”
Enviado por Henrique Lechner (hlechnerΘgmail·com) – referência (cedega.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-03-09
Aposte que muitos entusiastas do software livre estão correndo para os torrents uma hora dessas.
Quem paga para usar o Cedega que atire a primeira pedra.
Eu.
Alguém paga não acha? Como que eles estão ai a tanto tempo.
@Gabriel,
Acho que generalizei demais, desculpe. Entenda isso como uma limitação às pessoas aqui do nosso país.
Digo isso pois conheço várias pessoas que usam o Cedega para jogar mas não pagaram por ele.
Devo lhe dar meus parabéns, você realmente é uma das pessoas que empurram o linux pra frente.
Só complementando, não quero criar discussões e nem flames, mas eu fico triste com muitas pessoas defendendo com unhas e dentes, não só o linux, mas o movimento de software livre como um todo. E, quando aparece um software que é pago correm para os “alternativos”.
Só por curiosidade, quanto custa a licença do Cedega? (no site deles só vi os preços para se tornar membro)
@Fellype
Uma assinatura de membro por 6 meses custa 25,00 dólares e de 12 meses fica em 45,00 dólares.
Um valor bem simbólico se levado em conta o que o aplicativo se propõe a fazer. =)
Pergunta: Alguém tem algum teste de performance, comparando o desempenho com o mesmo jogo no Windows?
Eu imagino que uma distro levinha, sem uma legião de daemons rodando, sem um desktop pesadão (KDE, estou olhando pra você) possa ter resultados de performance bem interessantes, talvez melhores que o jogo rodando em um Windows nativo.
Cardoso: de fato, dependendo do jogo, e da configuração, o desempenho no Cedega pode bater o no Windows.
Essas coisas mudam com o passar do tempo, mas em 2007 o Phoronix fez um comparativo com jogos da época (alguma versão corrente do Doom, imagino que a 3, e o Enemy Territory, se não me engano), rodando no Windows XP, Windows Vista, sobre o Cedega no Linux, sobre o WINE no Linux, e rodando nativamente no Linux (estes jogos tinham versões nativas). A medição era baseada em FPS.
O desempenho do Vista era baixo, e o do Wine e do Cedega regulavam com a execução nativa no Windows XP (às vezes ultrapassando um pouco, às vezes ficando pouco abaixo). As versões nativas para Linux ficavam pouco abaixo deles, mas também com variação. Lembro que no caso de usar resoluções de vídeo mais amplas, a vitória do Cedega sobre o Windows XP nativo se ampliava bastante.
Não sei como está a cena atual (e nem tenho o hábito de jogar no Linux), mas a idéia de que é possível que o jogo no Cedega tenha desempenho melhor do que o nativo é correta. Ao mesmo tempo, jogar as versões em suas plataformas nativas também tem uma série de vantagens, claro.
Já ouvi falar algo sobre jogos tendo maior compatibilidade com o Cedega do que com o Windows. Isso, acredito eu, mostra grande competência dos desenvolvedores do Cedega.
VSMoraes, concordo totalmente com você. O Free Software flerta com a pirataria ao questionar a validade do direito autoral, o próprio Stallman rejeita a palavra pirataria.
Se você não pagou por todo seu software instalado na sua máquina porque pagaria por uma MP3 ou um jogo?
podes sacar o cedega dos sources na transgamimig
Uma pergunta que pode ser idiota…
Pra comprar a licensa, só cartao internacional?
Katsutoshi
“Uma pergunta que pode ser idiota…
Pra comprar a licensa, só cartao internacional?”
A licenSa não sei, mas licenÇa talvez.
““Uma pergunta que pode ser idiota…
Pra comprar a licensa, só cartao internacional?””
Provavelmente cartão internacional ou PayPal. Mas sempre lembrando que, se não quiser pagar a licença, é possível baixar e compilar os fontes através do site, é claro que pode não dar certo e a Transgaming não vai te ajudar com isso.
De qualquer forma, sou da seguinte opinião:
Quer rodar jogos e aplicativos para Windows, use Windows;
Quer rodar jogos e aplicativos para Linux, use Linux.
Eu só possuo o CrossOver games, que ganhei no Lame Duck Presidential Challenge…
Porém me parece que o Cedega é bem melhor nesse quesito, tirando como base a GDB….
Acho que vou pegar uma licença do Cedega, que é até bem barata… O Left 4 Dead me custou 50 dolares… 45 por ano não me parece muito.
A ultima versão que usei foi a 6.1, na época os poucos jogos que rodei (no KDE) rodavam tão bem quanto no Windows XP, os jogos da Valve pareciam dar mais FPS via cedega, não muito é claro.
Não dá para substituir o Windows sempre. Alguma coisas rodam melhores no Linux. Mas jogos de Windows, feitos para Windows, rodando todos melhores no Linux é coisa complicada e ninguém precisa ter vergonha de falar que não roda. :P
Mas o pessoal que trabalha no Wine e no Cedega estão trabalhando muito bem no DirectX.
World of Warcraft, Warcraft III e Carmageddon II (velhinho, sim) rodando melhor no Wine (mesmo sem as possiveis otimizações do Cegega) do que no Windows.
Esta é a minha conclusão.
Deletei meu Windows que servia como plataforma de jogos há 2 ou mais anos.
:]
Não sei se vcs foram informados mais a nova versão do wine esta dando show em games. Na semana passada fiz a instalação de alguns jogos de windows nele para testes. Os jogos que mais amo agora rodam no wine e acreditem super super rapido e com os gráficos muito bons. São eles: Spore, Red Alert 3, Fallout 3, Command & Conquer 3: Tiberium Wars, Call of Duty 4: Modern Warfare. Pode instalar que vai rodar perfeito mesmo e outra coisa um gráfico que ninguem diz que é em linux.
Nossa, mas como assim os defensores do software livre jogam jogos comerciais? Ah é, esqueci, hipocrisia.
A algum tempo tentei rodar jogos emulados, tanto pelo cedega como pelo wine, mais sem resultado, já que 99% dos jogos que uso tem o PunkBuster que fica instalado em forma de serviço. Alguem já teve resultado com o PunkBuster emulado no linux?
Não testei, porém o COD4 usa o PunkBuster e muita gente diz ter sucesso na instalação dele nas novas versões; Como o jasonnfedora acima.
Sem querer ser chato, mas pelo menos na minha máquina ainda não encontrei um jogo que rodasse mais rápido e leve no Linux via crossover ou wine do que no Windows.
Mas não testei jogos novos, testei o Descent 2, Doom 2 e 3, XWing x Tie Fighter, Diablo 2, Max Paine, Need For Speed III, Need For Speed Porshe e Deus Ex.
Tenho um P4 2.6 GHz com uma ATI X300. Talvez seja o driver da placa de vídeo ou a CPU que não tem Hiper Thread. De qualquer forma, no Windows dá uns 30% de ganho de velocidade do que no Cedega. (uso a versão 6 que ganhei naquela promoção de 24 horas gratuito)
galera alguem pode me ajudar a instalar algum programa no Ubuntu pra rodar jogos e programas do windows me adiciona aii por favor quem puder me ajudar o mais rapido possivel eu agradeço
to montando uma lan aqui e quero por linux ( mais leve)