Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


JaikuEngine vira open source

“A chave foi virada e o Jaiku foi movido para o App Engine. O Google não vai mais desenvolver o Jaiku, então o código e o futuro do Jaiku estão nas mãos de interessados pertencentes à comunidade open source. No blog do Jaiku: ‘Hoje, nós estamos abrindo o código do Jaiku sob a licença Apache 2.0. O código está disponível no repositório de projetos Google Code a partir de agora. Qualquer um pode configurar e rodar sua própria instância do JaikuEngine no Google App Engine.’”

Enviado por Filipi Vianna (fviannaΘgmail·com) – referência (slashdotptbr.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 6:20 pm

    ?

    Como diria o Pica-Pau: Jaiku é pra Jacu!

    Linus (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 6:37 pm

    Que bondade do Google. Projeto morto e sepultado. Porque os herois de Mountain View não liberam o algoritmo de buscas, o Google Earth, e outros produtos importantes. Mas todo mundo diz, como o Google é bom e como a MS é malvada. Os puristas de plantão se pronunciem. Google, MS, Oracle, Novell tudo farinha do mesmo saco.
    Mas há quem defenda. A arena esta aberta.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 6:45 pm

    Será que serve pra alguma coisa isso ?

    Existe o Laconica que o Identi.ca usa.

    Não acho válido investir num código de um produto morto que para ser usado se precisaria ainda criar um fork.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 7:08 pm

    Nem com isso me animo com o micro-blogging :D

    MaxRaven (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 7:17 pm

    @Tenchi, não seria Vodu é pra Jaiku?

    tenchi (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 7:21 pm

    @MaxRaven, abstraia, abstraia… :-)

    Linus (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 7:31 pm

    Só porque falei que o Google devia liberar códigos de outros sistemas ao invés dos softwares defuntos já moderaram.
    Bela democracia dos colegas. Lamentável.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 7:59 pm

    @Linus, não pode falar mal do Google, só da MS, senão o povo modera mesmo kkkkkkk

    @Tenchi, é que, do jeito que colocou, dá a entender que esses microblogs em geral são de pouca utilidade (ok, estou sendo bonzinho), o que parece confirmar com sua resposta. Eu já não vejo assim, apesar de usar muito pouco esses trecos sei de muita gente que usa e bem, até para algo útil.
    Assim, com a ida do Jaiku para o app engine, pode ser que lá ele supra a necessidade de alguem, ou até mesmo que alguem pegue o código e faça algo melhor e ou mais relevante/útil que o próprio ou seus concorrentes, como Twitter.

    Linus (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 8:27 pm

    Ta bom turma do BR-Linux, quando o GOOGLE se apossar da alma de vocês, vão dizer, bem que o Linus falou, mas ai vai ser tarde.Olhem o que estou falando, vocês estão criando um monstro pior que a Microsoft, não esqueçam os anti-cristos irão vir semeando uma falsa bondade, o Google é a besta fera do apocalipse, esta tomando tudo e todos, abram os olhos.

    Aqui não é uma democracia, “Linus”. Todos os usuários estão sujeitos aos termos de uso do meu site, que incluem a moderação exercida pelo conjunto dos demais usuários.

    Quando chega ao término do ciclo de interesse de uma empresa em um software de sua autoria, é algo negativo que ela abra o código e disponibilize a quem queira prosseguir com seu desenvolvimento?

    E quando o autor de algum software qualquer resolve abrir o código do mesmo, existe alguma razão para acreditar que isso só seria uma boa notícia se ele abrisse o código de mais softwares dele?

    De minha parte, as disponibilizações de produtos sob licenças livres são bem-vindas, e não geram razão para cobrança no sentido de que a contribuição deveria ter sido maior.

    Linus (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 9:17 pm

    Augusto,

    Não precisa ficar bravo!! Só fiz um comentário a respeito da moderação, e sei que o site é seu!! Isto não precisa avisar. Desculpa pelo incomodo.

    Não estou bravo, apenas esclareci seu equívoco.

    [modo acha que entende tudo de mercado e que não existe ideologia no software livre on]
    O google é o cara esperto nesta história toda, assim como é a Apple, etc: ele libera como open source só o que é de seu interesse, ou o que não lhe serve mais. Acho isso muito bom, pois muitas vezes até o próprio google pode “dar um pitaco” no projeto que foi recontinuado por outro. Por exemplo, acredito – já cheguei a criticar o google por não fazer – que o google nunca irá liberar o google earth, picasa, aquele outro de modelagem, etc. como software livre. Talvez um dia o faça caso não lhe esteja mais dando lucro ou não seja mais de seu interesse. Cito como exemplo também o fato de eu estar abismado de a Apple ainda não ter fechado o código do CUPS. Se ela ainda o mantém como software livre, é porque está sendo vantajoso para ela.
    [modo acha que entende tudo de mercado e que não existe ideologia no software livre off]

    E Max, acho que me lembrei. Era assim: “Ubuntu é pra jacu!”… hauahuaha

    ps: mas o que este Jaiku faz mesmo?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 1:38 am

    “E Max, acho que me lembrei. Era assim: “Ubuntu é pra jacu!”… hauahuaha”
    @Tenchi,
    kkkkkkkkkk mais um moderado, já já

    Mas toda empresa só vai liberar realmente aquilo que lhe interessa, você citou a Apple, ela libera outras coisas, mas o que todo mundo gostaria ela mantem a 7 chaves, até a MS tem produtos open source, verdade que é uma licença compatível, mas tem.

    Verdade que tem empresa tudo livre, mas essas, geralmente, são empresas com raizes no meio do software livre, ai, pelo menos para mim, não vale, é café com leite.

    @tenchi, não é só os produtos mortos que o Google libera. Praticamente todas as APIs do Google são disponibilizadas para os desenvolvedores. Pra mais informações, consulte http://code.google.com

    Paul (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 8:47 am

    marcosalex, liberar o uso dos produtos vai API não tem nada a ver com liberar o código fonte.

    Mas é o Google, e como eles são “legais” perante os olhos dos usuários, ninguém se importa se eles liberam o código ou não.

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 18/03/2009 às 8:49 am

    A liberação de código sempre será bem vinda, todo tipo de código aberto tem seu papel mesmo que seja poluir o ambiente.
    O google é a empresa queridinha de todos, e a liberação de código que foi tocado pelo oráculo no mínimo é uma boa fonte de estudo.
    E um produto que não vingou pode ser a inspiração para que alguem que tenha a idéias novas sobre o produto não parta do zero.

Este post é antigo (2009-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.